Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 05 DEZ 2017 - 16H14

Iniciativas para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atrativa

Quer tornar o espaço da biblioteca da sua escola mais atrativo para os alunos? Então, confira algumas inciativas que irão te ajudar nessa missão.



A educação do século XXI vem passando por constantes transformações, que visam acompanhar as mudanças nos hábitos e comportamentos da sociedade. Os jovens estudantes presentes hoje nas salas de aula são conhecidos como os “nativos digitais”, geração de indivíduos que nasceram após a ascensão da internet em todo o mundo.

Essa característica impacta diretamente na forma como esses alunos encaram o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, as instituições não podem mais seguir os mesmos moldes de educação adotados há 15 ou 20 anos. A necessidade da renovação se faz presente em todas as áreas da escola, inclusive no espaço da biblioteca.

Talvez as bibliotecas escolares sejam um dos setores que mais necessitam desta transformação, pois os milhares de recursos auditivos e visuais disponibilizados pela tecnologia tornam uma sala de leitura tradicional pouco interessante para os alunos atuais.

Mas, a renovação no espaço da biblioteca vai além de mudanças no ambiente físico. É necessário transformar o modo como a biblioteca participa das ações pedagógicas do colégio, pois ela tem a incumbência de auxiliar a instituição de ensino na formação de jovens leitores, os inserindo de maneira prazerosa no universo da literatura.

A seguir, reunimos algumas iniciativas interessantes para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atraente para os alunos de todas as faixas etárias. Confira!

Transformação do espaço físico

Como vimos, o espaço da biblioteca escolar precisa se mostrar atraente para os estudantes do século XXI. Isso não quer dizer que a instituição de ensino tenha que criar ambientes novos. Na verdade, é possível aprimorar o local atual com algumas melhorias simples, porém extremamente importantes. As principais são:

Iluminação: um dos problemas das bibliotecas escolares é a iluminação do local. Ambientes escuros não despertam o interesse do aluno e tornam mais difícil a circulação na biblioteca. Se possível, é interessante investir em luz natural e em luminárias específicas para os locais destinados a leitura.

Mobília: outro ponto importante para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atrativo são as mobílias do local. Utilizar as mesmas carteiras da sala de aula nem sempre é a melhor alternativa. Puffs e mesas amplas para atividades em grupo, por exemplo, já deixam o lugar mais moderno.

O mesmo vale para as estantes. Para os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, uma forma de chamar a atenção e despertar o interesse pela biblioteca é inserindo prateleiras na altura das crianças, facilitando o acesso aos livros.

Projeção e organização do acervo

De nada adianta um ambiente encantador se as obras que compõem o acervo da biblioteca escolar não forem interessantes para os alunos. Por isso, é fundamental que a instituição de ensino busque a opinião da comunidade escolar quando for renovar o acervo. Como são eles que irão se beneficiar das obras, é importante ouvi-los, claro, levando em conta os aspectos educacionais.

Um acervo composto por obras literárias, jornais, revistas, obras de arte, materiais e documentos audiovisuais permite que o aluno se relacione com a cultura popular que é tão importante para sua formação integral.

Ainda sobre o acervo, é importante ter prateleiras que facilitem a busca dos alunos. Algumas instituições, com medo de perdas e danos aos livros, acabam restringindo o contato, principalmente das crianças, com as obras. Mas, essa não é uma boa iniciativa. É importante deixá-los explorar o local. Uma dica é utilizar cores para sinalização do acervo, pois essa medida ajuda os pequenos que ainda não sabem ler a identificarem os livros.

Já para os alunos mais velhos, uma forma de tornar o espaço da biblioteca e o acervo mais atrativos é investindo em softwares que permitem consultar, reservar e renovar os livros a qualquer momento. Vamos falar um pouco mais sobre esses softwares no decorrer do artigo.

Parceria biblioteca e sala de aula

Para se manter viva dentro das instituições de ensino, é essencial que as bibliotecas façam parte das atividades pedagógicas do colégio. Para isso, professores e bibliotecários devem pensar juntos como o espaço da biblioteca escolar pode ser uma extensão da sala de aula.

Ações como contação de histórias, oficina de criação de texto, jogos pedagógicos e de conhecimento tornam a biblioteca mais atrativa para os alunos, fazendo com que ela atue efetivamente na formação dos futuros cidadãos.

Saiba como um software de gestão ajuda a tornar mais atrativo o espaço da biblioteca escolar

Vimos algumas estratégias que são essenciais para despertar o interesse dos alunos pela biblioteca, fazendo com que eles a enxerguem como um lugar propício para o conhecimento em todas as áreas. Porém, para que esse engajamento seja real, é importante contar com recursos tecnológicos que facilitem a interação de toda a comunidade escolar com a biblioteca.

Um bom software de gestão, como o Philos, auxilia os bibliotecários no gerenciamento do acervo, pois os dados estatísticos mais importantes, como tamanho do acervo e circulações, ficam disponíveis na página inicial do sistema. Além disso, é possível dinamizar a catalogação, pois o bibliotecário consegue importar os dados bibliográficos da obra apenas digitando o seu ISBN.

Outro ponto de destaque do software Philos e que tem a ver com as inciativas para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atrativo são os recursos para busca, renovação e reservas de materiais da biblioteca, serviços que podem ser acessados por alunos e educadores de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Apresentamos no artigo de hoje algumas formas de transformar o espaço da biblioteca, o deixando mais próximo dos alunos e da comunidade escolar. Se a sua instituição de ensino ainda não conta com um software de gestão de bibliotecas, te convidamos para conhecer o Philos, desenvolvido pela Prima.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco pela central de atendimento ou preencha o formulário online.

VEJA TAMBÉM:
Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

BAIXAR PLANILHA >>


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.