Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 27 FEV 2018 - 15H51

Comunicação escolar: como estabelecer confiança com pais de alunos



Quando os pais dão início ao processo de busca de uma escola para os filhos, é comum eles se atentarem a uma série de fatores, como a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a experiência do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Mas, também há um outro ponto importante e bastante valorizado pelas famílias: a comunicação escolar, que ajuda a instituição a estabelecer confiança com pais de alunos.

Por isso, as escolas, além de se preocuparem em projetar e executar ações pedagógicas de excelência, visando a formação integral do estudante, devem também dar uma atenção especial para a comunicação com os pais de alunos.

Essa é uma conquista que acontece aos poucos, com as ações que são desenvolvidas diariamente pelo colégio. Principalmente na Educação Infantil, as famílias costumam ter muitas preocupações, como a segurança da criança, a adaptação do pequeno no ambiente escolar e a sua socialização. Por isso, a confiança com pais dos alunos acaba sendo um processo decisivo para a captação e retenção dos estudantes.

Se você é gestor e quer aprimorar a comunicação escolar da sua instituição, te convidamos a continuar acompanhando este artigo, pois mostraremos como é possível estabelecer a confiança com pais dos alunos e, assim, aprimorar o relacionamento com toda a comunidade escolar. Não perca!

Conheça os principais desafios da comunicação escolar

Nos dias de hoje, os pais de alunos têm uma rotina bastante corrida. Conciliar as diversas tarefas profissionais com a educação dos filhos é um dos grandes desafios das famílias atuais.

Por conta dessa correria, é difícil os pais terem tempo de participar ativamente de todos os encontros e atividades promovidas pela escola. Mas, isso não quer dizer que eles não querem se manter informados sobre tudo o que acontece com seus filhos no colégio.

Diante desta realidade, as escolas se deparam com uma questão complexa: como melhorar a comunicação escolar se as famílias não possuem tempo de frequentar todas as ações do colégio?

Como vimos, a confiança com pais dos alunos é fundamental para que a escola consiga captar e reter os estudantes, e para encarar os desafios citados acima é preciso inovar na forma de gerir a comunicação escolar.

Utilizar a tecnologia como aliada neste processo de gestão escolar é essencial, pois a agilidade e a praticidade proporcionada por esses canais vão ao encontro das necessidades e expectativas das famílias. A seguir, iremos mostrar como os recursos tecnológicos podem ajudar as escolas a ampliar a confiança com pais dos alunos.

Comunicação com pais via aplicativo móvel é uma das melhores soluções da atualidade

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, os aplicativos móveis se tornaram um dos canais mais utilizados pelo público. De acordo com o relatório Annie Forecas 2016-2021, o mercado de aplicativos móveis não para de crescer e os países emergentes são os grandes responsáveis por este sucesso. A China lidera o mercado, seguida por Estados Unidos, Índia, Brasil e Indonésia.

As escolas que buscam estabelecer confiança com pais de alunos por meio de uma comunicação escolar clara e objetiva precisam considerar o uso dos aplicativos móveis. Para que a comunicação seja realmente transparente e siga com o perfil do colégio, é importante que as instituições de ensino conheçam os recursos oferecidos por bons sistemas de gestão escolar.

Ao contratar uma plataforma de excelência, a escola poderá ter acesso a um aplicativo móvel totalmente customizado, que ajudará a aprimorar a comunicação com os pais e os alunos.

Ganhos proporcionados pela comunicação móvel

Esses apps foram desenvolvidos com intuito de tornar mais prática a comunicação escolar, por isso, eles disponibilizam diversas funcionalidades importantes, como apresentação das notas dos alunos, calendário escolar, datas de reuniões, provas e estudos do meio, ocorrências, fichas financeiras, entre outros temas fundamentais para estabelecer uma interação assertiva entre a escola e as famílias.

A facilidade de acessar todos esses dados com apenas alguns cliques no smartphone ou tablet tem tudo a ver com o perfil das famílias atuais. Além disso, esse recurso permite que os pais mantenham um acompanhamento mais próximo da vida escolar dos filhos, um ponto importantíssimo para que a criança ou o jovem se mantenha motivado nos estudos.

Ao traçar uma comunicação escolar efetiva, além de estabelecer confiança com os pais dos alunos, a instituição de ensino ganha também em outros aspectos, como fidelização, segurança e propagação positiva do colégio, que passa a ser indicado pelas famílias que estão satisfeitas com o trabalho realizado.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, recomendamos que você leia também em nosso blog o post que traz dicas de como manter uma boa comunicação com a comunidade escolar. Se você quer continuar acompanhando notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Saiba como o software SophiA pode otimizar o gerenciamento de áreas estratégicas das instituições de ensino.

BAIXE AGORA O E-BOOK

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.