Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Desafios atuais das escolas: Como superá-los?

As instituições de ensino enfrentam atualmente uma série de desafios educacionais, que precisam ser solucionados para garantir o progresso da educação no País.

A educação é o ponto mais importante para a construção de uma sociedade responsável, com atuação cidadã e que possa batalhar por melhores oportunidades, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O processo educacional iniciado desde os primeiros anos de vida da criança é responsável pela formação do repertório acadêmico e cultural do indivíduo, e também contribui para a formação do caráter e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

Diante de tamanha importância para a sociedade, é difícil pensarmos que os desafios educacionais do século XXI são tão grandes e precisam de soluções urgentes. No Brasil, por exemplo, os desafios das escolas envolvem tanto a parte estrutural da instituição de ensino quanto o relacionamento com a comunidade escolar.

Vários fatores contribuíram para o surgimento dos desafios educacionais atuais, como as mudanças na sociedade, problemas econômicos e políticos e até mesmo a forma como alguns pais e alunos encaram a educação.

Para superar os principais desafios das escolas, é preciso que a gestão fique atenta a todas as transformações que impactam diretamente na educação. A seguir, listamos algumas soluções inteligentes que ajudarão as instituições de ensino a superar os problemas atuais. Entenda a seguir.

Evasão escolar é um dos desafios das escolas atualmente      

Vamos começar abordando um problema que atinge tanto as instituições privadas quanto as públicas: a evasão escolar. A sequência de faltas dos estudantes pode ocorrer em vários momentos da trajetória escolar, porém, elas se intensificam no Ensino Fundamental 2 e Médio. Esse é um problema que envolve a escola e também a família. É preciso entender os motivos que fazem o jovem faltar as aulas. Quando não há nenhuma justificativa plausível, é preciso que os gestores, em parceria com os pais, tomem providências para ajudar o aluno, evitando que a ausência prejudique o aprendizado do jovem.

A falta de motivação para estudar, ações de bullying ou até mesmo problemas no processo de ensino podem elevar os casos de evasão, por isso, é fundamental que as escolas fiquem atentas e acompanhem de perto a frequência dos estudantes, a fim de superar um dos diversos desafios educacionais.

Preparação dos professores

Outro dos desafios educacionais enfrentados pelas instituições é a preparação dos professores para oferecer um ensino de qualidade. Além de traçar um plano pedagógico assertivo, é fundamental que as escolas valorizem o trabalho do professor e ofereçam a ele boas ferramentas de trabalho, bem como formações contínuas para que o corpo docente se mantenha atualizado. Assim, as chances da instituição promover um ensino de excelência são muito maiores.

Ampliar a participação dos pais é um dos desafios educacionais da atualidade

Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil para os pais acompanharem a trajetória escolar dos filhos de perto. Essa falta de participação ativa também é um dos desafios das escolas. Por isso, a missão das instituições é a de estimular e facilitar a participação das famílias nos projetos escolares.

Hoje, há recursos tecnológicos que ajudam os pais a acompanharem de perto a vida escolar dos filhos. Essa primeira aproximação gera uma consequência positiva, pois as famílias, por conhecerem melhor a rotina do filho, passam a conversar mais com ele sobre os assuntos envolvendo a escola. A soma disso é um desempenho satisfatório dos jovens em sala de aula.

Escola de portas abertas para a inovação tecnológica

A sociedade atual passou por mudanças significativas e acompanhar essas transformações é um dos desafios das escolas. Uma das formas de seguir essa evolução é abrindo a instituição de ensino para a inovação tecnológica. Além de preparar toda a equipe para gerenciar bem os novos recursos, que abrangem as áreas pedagógicas e administrativas, é fundamental que os gestores escolham as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Para superar esse, que é um dos desafios educacionais mais recorrentes nos dias atuais, a escola deve buscar por tecnologias que foram pensadas justamente para facilitar a rotina das instituições de ensino. O software SophiA, desenvolvido pela Prima, por exemplo, consegue auxiliar as escolas em diversos desafios, atuando em parceria nos seguintes pontos:

- Controle das contas a receber, que diminui a inadimplência da escola;

- Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo software;

- Acompanhamento simultâneo das contas a pagar da instituição;

- Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;

- Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos;

- Notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

- Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;

- Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos.

Apresentamos no artigo de hoje os principais desafios educacionais que as escolas enfrentam e precisam solucionar com certa rapidez para que o processo de formação integral dos alunos não fique comprometido. Para saber mais como o software SophiA pode auxiliar a superar os desafios das escolas entre em contato com um especialista Sophia.

Para continuar acompanhando notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.