Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 05 OUT 2017 - 11H03

Torne-se referência em educação aliada à tecnologia

É possível tornar a sua instituição de ensino referência no mercado educacional alinhando a tecnologia com a gestão escolar




A rotina agitada e repleta de tarefas é compartilhada entre todos os membros de uma comunidade escolar. Por isso, hoje, pais, filhos, professores e gestores valorizam ferramentas que otimizam o tempo e tornam mais práticas as atividades com ares burocráticos, como a comunicação entre a família e o educador.

Sendo assim, as instituições de ensino do século XXI precisam rever alguns processos gerenciais, bem como o modo no qual a escola se relaciona com os pais e alunos. Seguir os mesmos moldes utilizados há anos pode comprometer a imagem do colégio, que passará a ser visto como um ambiente que não valoriza a inovação e não acompanha as transformações da sociedade.

Para se tornar referência, além de oferecer um ensino de excelência para os alunos, a instituição precisa utilizar recursos que proporcionem uma experiência positiva para a comunidade escolar.

Para isso, é fundamental contar com o suporte das ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão escolar, que otimizam uma série de processos internos e permitem que os gestores foquem seus esforços na principal área de uma escola: a educação dos estudantes.

Na sequência, vamos mostrar como o seu colégio pode se tornar referência em educação aliada à tecnologia, promovendo a formação integral dos alunos, aprimorando o relacionamento com os pais e, com isso, destacando a instituição no mercado educacional.

Escola alinhada com as transformações da sociedade

As instituições de ensino, em parceria com os pais, têm como foco formar os alunos integralmente para que eles sejam bons cidadãos e consigam se adaptar com facilidade às mais diversas situações, incluindo a entrada na universidade e no mercado de trabalho.  

Sendo assim, se a escola não estiver alinhada com as mudanças de hábitos e comportamentos da sociedade, ela não conseguirá repassar ao estudante os aspectos reais que ele encontrará em seu dia a dia.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2015, que avalia hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, cerca de 58% dos brasileiros usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas ativos no país.

Diante desse panorama, é fundamental que os colégios do século XXI, responsáveis por formar a geração conhecida como nativos digitais, integrem a tecnologia em todas as áreas da instituição.

Muitos gestores já reconhecem a necessidade dessa mudança, porém, a grande dificuldade está em dar conta de tudo –  funções pedagógicas e tarefas administrativas –  e ainda guiar uma transformação tecnológica na escola.

A adoção de um bom software de gestão escolar, como veremos a seguir, pode ser a solução que a sua escola está buscando para aliar educação e tecnologia de maneira efetiva.

Gestão escolar prática e assertiva

Como abordado, as inúmeras atividades administrativas atribuídas aos gestores escolares acabam impedindo que eles foquem totalmente na área mais nobre: a educação dos estudantes. Por conta desse cenário, a implantação de um software de gestão escolar se torna fundamental nos dias de hoje.

Com boas plataformas, é possível simplificar rotinas administrativas e financeiras que acabam sobrecarregando a equipe gestora. Confira alguns dos benefícios proporcionados por essas ferramentas:

  • Diminuição da inadimplência da escola por meio do controle das contas a receber;
  • Manutenção da saúde financeira da instituição com o acompanhamento das contas a pagar;
  • Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo sistema;
  • Integração com o sistema utilizado pelo escritório contábil parceiro da escola, o que aumenta a confiabilidade das informações providas, otimiza o tempo e garante respostas mais rápidas.

Foco na área pedagógica

Ao ter um aliado no gerenciamento das principais tarefas administrativas e financeiras, o gestor terá mais tempo para se dedicar aos assuntos pedagógicos, como a elaboração do plano escolar, organização e busca de materiais pedagógicos, avaliação da aprendizagem dos alunos e acompanhamento do corpo docente.

Com essa gestão escolar próxima e focada, proporcionada pela união da educação com a tecnologia, os alunos também só tendem a ganhar, pois terão acesso às melhores práticas pedagógicas, além, é claro, de contar com todo o respaldo dos professores e gestores da instituição.

Parceria com a comunidade escolar

Para se tornar referência, além de oferecer uma educação de qualidade aos estudantes e ter bem estruturados todos os processos gerenciais, é fundamental que a escola mantenha uma relação de parceria com os pais.

Um bom software de gestão escolar também auxilia as instituições neste sentido, pois por meio da plataforma é possível oferecer as famílias maneiras inovadoras de interação com a escola, transmitindo uma imagem de instituição de vanguarda.

Além disso, alguns sistemas, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, ajudam a aprimorar a comunicação entre toda a comunidade escolar. Isso porque a plataforma permite que o gestor aplique pesquisas de opinião com alunos, pais, professores e funcionários.

Outro ponto interessante dessa junção é que os estudantes, educadores e pais podem acessar via web boletins de notas e faltas, ficha de ocorrências pedagógicas, consulta da matéria e tarefas, arquivos diversos para download e quadros de avisos.

Conquiste novos estudantes com uma estratégia de captação planejada, baixe já nosso e-book e entenda como aumentar a captação de alunas para sua escola!

BAIXAR E-BOOK >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.