Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 26 AGO 2019 - 10H12

10 anos de parceria: SophiA + UFPR

Este não é apenas mais um caso de sucesso sobre um cliente satisfeito. É a celebração de uma parceria de mais de 10 anos com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais antiga do Brasil, e do nosso compromisso em estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo, baseados na excelência dos serviços, no respeito e na confiança mútuos. Comemoramos aqui, além de uma década de parceria com esse importante cliente, o compromisso de cumprir nossa missão como empresa.

Desde dezembro de 2008 utilizando o SophiA Biblioteca, o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR, um patrimônio histórico do estado do Paraná e do Brail, é composto por uma sede administrativa, 18 bibliotecas universitárias e uma biblioteca de ensino médio e profissionalizante, totalizando 20 bibliotecas (distribuídas em diferentes áreas geográficas no estado do Paraná: Curitiba, Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná, Matinhos e Toledo).

Toda essa grandiosidade é traduzida em um acervo rico, composto por mais de 380 mil títulos e mais de 1,3 milhão de exemplares, como desenhos, discos, DVDs, fitas de vídeo, jogos, mapas, partituras, além, é claro, dos livros. O Terminal Web é utilizado por 128 mil pessoas com uma média 50 mil acessos ao mês no primeiro semestre de 2019. Para tomar conta desses números superlativos, há 281 colaboradores, entre servidores, estagiários e bolsistas.

Em comemoração à importante marca de uma década de parceria entre UFPR e SophiA, conversamos com o Grupo de Gestão do Software de Gerenciamento do Acervo do SiBi. Participaram da entrevista Lucas Henrique Gonçalves, coordenador do grupo, além de Paula Carina de Araújo, Selma Regina Ramalho Conte, Keteli Wizenffat e Andrea Carolina Grohs, todos Bibliotecários-Documentalistas da instituição.

Confira abaixo a visão desse cliente em relação aos nossos produtos, serviços e atendimento.

Como foi a fase de implantação e o treinamento da equipe da UFPR para o uso do SophiA? Como avaliam o atendimento e o sistema de uma maneira geral?

Durante a fase de implantação houve o treinamento e, depois disso, são feitas visitas anuais para apresentar as novidades e outros temas. O treinamento foi bem-sucedido. A equipe da Prima teve o cuidado de ofertar o treinamento em pequenos grupos para melhor aproveitamento.

O suporte da Prima atende as demandas do SiBi, inclusive, dando prioridade às nossas urgências e o sistema é intuitivo, com a interface do Terminal Web bastante amigável.

O que podem dizer a respeito do diferencial na divulgação dos atributos de autores da própria UFPR, com fontes externas de informação, como Lattes? Como esses identificadores podem fortalecer a imagem institucional da UFPR perante a comunidade acadêmica?

As fontes externas de informação como Lattes e ORCID, por exemplo, são o espelho da produção científica e de outras atividades de pesquisa desenvolvidas pelos autores. Ao vincular essas fontes ao nosso catálogo, estamos proporcionando aos usuários conhecer um pouco mais sobre esses autores. Consequentemente, também contribuímos para o aumento da sua visibilidade da pesquisa, o que é extremamente importante para a UFPR como instituição. Se o usuário se interessar por aquele autor, ele terá curiosidade em conhecer um pouco mais sobre sua produção e essa ligação com fontes externas agiliza o processo de busca, colocando-o a um clique da informação que ele procura. Inclusive, o SiBi/UFPR, em sete meses, já incluiu estes atributos em aproximadamente 15 mil cadastros de autores.

Quais pontos positivos do SophiA acham importante destacar por terem trazido melhorias às bibliotecas?

A facilidade no controle de padronização dos procedimentos, melhoria da recuperação das informações, possibilidade de recuperação, em um único local, de todos os materiais bibliográficos do SiBi/UFPR. A interface do Terminal Web é amigável, permitindo uma orientação rápida e simplificada aos usuários.

Consideram essencial que as universidades tenham sistemas tecnológicos e com recursos avançados, como a UFPR com SophiA, para agilizar o trabalho técnico dos funcionários das bibliotecas?

Sem dúvida. O uso de software de gerenciamento de acervo de bibliotecas é essencial para a oferta com qualidade dos serviços e produtos de uma unidade de informação. Além de sistemas para automatizar o trabalho técnico e possibilitar uma padronização mais precisa destes processos, se faz necessário que haja interligação entre outros sistemas. Atualmente, na UFPR, ocorre a interligação do SophiA com o DSpace (sistema utilizado para o Repositório Digital Institucional da UFPR). E ainda, por intermédio de um software de gestão, os dados de relatórios referentes à circulação tornam-se mais precisos.

Nesses 10 anos de parceria, o que mudou na Universidade e nas bibliotecas com a implantação do SophiA? Contem um pouco da história de crescimento da UFPR e como SophiA contribuiu nesse processo com tecnologia.

Com o passar dos anos, o acervo das bibliotecas aumentou, novos suportes foram inseridos, novos usuários foram cadastrados, novas demandas de serviços e produtos foram criadas e implantadas na Universidade. Durante este processo, o SophiA respondeu bem às necessidades do SiBi/UFPR. Atualmente, o estudo de implantação da catalogação RDA no SophiA mostra o entendimento da Prima em manter o software atualizado com as tendências e necessidades da área de biblioteconomia e informação.

Outro ponto é o APP, que será disponibilizado em breve à comunidade UFPR. A aproximação, no decorrer dos anos, da Prima junto ao SiBi/UFPR, permitiu um aprendizado constante das equipes que utilizam e gerenciam o software no âmbito da UFPR e garantiu o aprimoramento do software no atendimento às demandas do SiBi/UFPR e a facilidade de comunicação entre as partes.

Tem interesse no SophiA Biblioteca? Fale com nossa equipe de vendas e construa um caso de sucesso como esse na sua instituição.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.