Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

3 dicas para ministrar boas aulas online no Ensino Médio

Em uma fase de decisões que vão influenciar a vida adulta, os jovens precisam que o ensino a distância continue a oferecer a proximidade emocional para sua segurança

Distanciamento físico não significa distanciamento emocional. Uma frase curta e simples, mas cheia de significado para esse momento. E neste artigo, vamos colocá-la como ponto central das ações que uma escola pode adotar frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para garantir segurança emocional, principalmente aos estudantes que irão fazer as provas de vestibular e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em um momento que, claramente, não é o ideal, o que é possível fazer de melhor? Como é possível manter a proximidade, mesmo quando o contato pessoal já não é mais permitido? Saiba que é possível, sim, cuidar deste importante aspecto e veja três ideias para garantir que sua instituição de ensino continue ou comece a cuidar do âmbito social e psicológico do aprendizado dos jovens do Ensino Médio.

Afinal de contas, a vida continua, o ENEM e o vestibular vêm aí, e eles precisam de apoio, mais do que nunca, para aprender e para se sentirem seguros nesta fase tão importante, que irá direcionar suas vidas, agora, em um cenário de muitas mudanças em todo o mundo com a pandemia. A aula online pode ser uma grande aliada nesta fase, veja como:

1. Interação nas aulas ao vivo com debates e conversa

Nem sempre as aulas online são uma tarefa simples. Mas vale o esforço de dar preferência a elas, já que assim a interação entre os alunos e os professores é mais fácil. Ativar os vídeos e microfones é essencial para colocar os sentimentos e opiniões para fora. Será preciso um pouco a mais de paciência, porém, a proximidade emocional dará a todos mais segurança para seguir no importante desafio dos vestibulares neste período de pandemia.

2. Atendimentos psicológicos online

Se a escola já oferecia um atendimento psicológico aos alunos, é importante continuar a oferecê-lo agora. Se ainda não tinha esse serviço, esse é um bom momento para adotá-lo. Há inúmeros profissionais atendendo remotamente e os estudantes do Ensino Médio, que normalmente já podem estar aflitos com as decisões que têm para tomar, seguramente têm mais dúvidas a tratar no atual momento. As conversas podem ser feitas individualmente ou em grupo e são de extrema relevância para amenizar quaisquer inseguranças.

3. Dinâmicas em grupo para falar sobre sentimentos

Muitas vezes, os jovens podem achar que só eles são “diferentes” ou passam por determinado problema. Mas quando em grupo, conseguem perceber que os colegas têm questões muito parecidas, fica mais fácil se abrir. Sendo assim, as dinâmicas podem ajudar a falar sobre sentimentos e aliviar a tensão.

Uma boa opção é a dinâmica dos problemas compartilhados. Funciona assim: cada estudante escreve uma questão que vem enfrentando com dificuldades, por exemplo, problemas para se concentrar e estudar, problemas de relacionamento etc. Ninguém se identifica e os tópicos são sorteados. Cada aluno seleciona um e comenta sobre uma possível solução. As sugestões são discutidas e compartilhadas com todos.

O mediador, que pode ser um professor ou orientador, pode usar algumas ferramentas online nas quais as respostas são inclusas e, depois, sorteadas para cada aluno. Por exemplo: junte as respostas deixadas pelos alunos em um Formulário do Google (https://docs.google.com/forms), coloque-as em uma planilha no Excel e dê número a cada uma delas, depois, use o Sorteador (www.sorteador.com.br) para sortear um número para cada estudante. Existem inúmeras ferramentas como estas disponíveis gratuitamente.

Bem legal, não é?

Com estas três dicas, a escola poderá oferecer acolhimento, além de conhecimento, para seus alunos durante as aulas online. E para facilitar a rotina dos profissionais da escola, com lançamentos de notas online, por exemplo, o SophiA Gestão Escolar Web pode ajudar! Saiba mais sobre esta solução em nosso site: https://www.sophia.com.br/solucoes/instituicoes-de-ensino/sophia-gestao-escolar ou entre em contato com a equipe de vendas pelo link: www.sophia.com.br/contato

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.