Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog Atualizada em 11 AGO 2020 - 13H58

4 dicas para a sua escola tornar-se adepta da tecnologia educacional

Além de adotar a tecnologia como uma aliada da instituição de ensino, é preciso aprender a usá-la corretamente, tirando o melhor de seus recursos

A tecnologia vem ajudando a humanidade a otimizar processos há um bom tempo. Desde a invenção do primeiro computador, em 1936, até os dias de hoje, muita coisa mudou. Pensando apenas nos últimos 10 anos, a velocidade com que temos conseguido melhorar indicadores com a ajuda das máquinas é notável. Os equipamentos já saem de fábrica com a função “smart”: telefone, televisão, tablet, tudo é inteligente e criado para integrar dados, de modo que essas ferramentas tragam mais facilidades ao dia a dia de seus usuários.

No segmento educacional, esta realidade também se faz presente. Os recursos tecnológicos à disposição para otimizar os processos administrativos e de ensino-aprendizagem são cada vez mais extensos e acessíveis. Neste artigo, vamos entender o que sua escola pode fazer para tornar-se uma adepta da tecnologia educacional.

Aulas online

Atualmente, com a adoção obrigatória das aulas online devido à pandemia, a escola precisou lançar mão dos aplicativos de reuniões e videoconferências, como o Zoom, das plataformas de compartilhamento de conteúdo didático, como o Google Classroom, e dos materiais didáticos virtuais, como e-books. Foi uma adoção da tecnologia educacional às pressas, mas em um cenário não tão propício, com muitos desafios.

LEIA MAIS > Ferramentas online ajudam na dinâmica escolar

Mas e após o retorno às aulas, para deixar um legado de tecnologia educacional em sua escola, o que fazer? Não é só agora, que o ensino remoto se tornou obrigatório, que você deve se preocupar com a tecnologia educacional. Esta deve ser uma questão olhada com atenção em sua instituição de ensino no médio e longo prazo. Veja abaixo

A programação das aulas de informática

As aulas de informática já não podem ser apenas um tutorial de como ligar o computador. A nova geração de nativos digitais já chega à escola com exposição a celulares, videogames e computadores. Até mesmo para manter estes alunos interessados nas aulas, será preciso inovar. Primeiro, com um profissional qualificado para ministrar as aulas de informática, e depois, com um planejamento de atividades que inclua noções de programação e ferramentas de automação, games, internet das coisas, entre outros tópicos.

As aulas de ciências biológicas

As aulas de biologia, química e física são ótimas oportunidades para implementar a tecnologia educacional, já que são naturalmente experimentais. Mas é possível ir além! Imagine estudar conceitos e depois conseguir enxergá-los em uma apresentação com projeções em 3D ou óculos de realidade virtual.

O uso da biblioteca escolar ou da sala de leitura

A sala de leitura, ou biblioteca escolar, não pode ser apenas um depósito dos livros. É preciso haver, além de processos bem estabelecidos de como gerenciá-la e um profissional capacitado, um cuidado para transformar esse ambiente em um local atrativo para os estudantes. Isso deve ser feito com a aquisição de obras que lhes tragam interesse e aprendizado, com móveis e decorações que promovam acolhimento e com ferramentas tecnológicas, como computadores e tablets, nos quais eles possam consultar e interagir com o acervo.

SAIBA MAIS > Conheça o Philos, um sistema de gestão feito sob medida para a biblioteca escolar

A gestão administrativa e financeira

Por fim, cuidar da gestão administrativa e financeira, também deve ser um elemento de atenção na adoção da tecnologia educacional. Os processos, a definição dos indicadores, o fácil acesso a dados, enfim, são itens essenciais, até mesmo, para garantir que as bases da gestão pedagógica sejam efetivas. É importante ter um software de gestão que integre as diretrizes do seu negócio com:

• Controle de contas a receber e a pagar

• Emissão de notas em lote

• Lançamento de notas, faltas e ocorrências

• Rematrículas online

• Terminal Web para contato com o estudante e seus pais ou responsáveis

• Configuração de perfis de acesso

SAIBA MAIS > O SophiA Gestão Escolar é o sistema ideal para automatizar processos das instituições de ensino

Para falar diretamente com equipe SophiA, entre em contato: www.sophia.com.br/contato. 

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.