4 dicas para preparar seus alunos para o vestibular

Para melhorar os resultados dos alunos no vestibular é preciso uma participação ativa dos educadores, além de recursos tecnológicos de ponta. Entenda!
preparar seus alunos para o vestibular

A preparação para o vestibular é um dos processos mais complexos para os alunos e também para as instituições de ensino. Essa importante etapa da trajetória escolar se passa em um período marcado por mudanças. Ao entrarem no Ensino Médio, os jovens também estão entrando de vez na adolescência, um período repleto de transformações físicas e psicológicas.

Para as escolas, a missão é preparar esses alunos e estimulá-los a darem o melhor de si nos estudos, focando no ingresso em uma universidade e também no sucesso acadêmico, profissional e social. Mas, como fazer isso e ainda dar conta de todo o currículo exigido pelo MEC no Ensino Médio?

A seguir, listamos 4 dicas especiais que ajudarão as escolas de Ensino Médio a superarem esse desafio diário, preparando com excelência o aluno para esta etapa importantíssima. Não perca!

1. Estimule o estudo em casa

Para ir bem no vestibular, os estudantes precisam rever uma série de conteúdos que foram aprendidos ao longo da trajetória acadêmica. Mas, são as disciplinas trabalhadas no Ensino Médio que dominam boa parte das questões aplicadas nesses exames.

Sendo assim, é fundamental que o jovem tenha o hábito de estudar em casa para o vestibular. Para estimular os alunos, os educadores podem disponibilizar, via internet, atividades e provas realizadas no colégio para que os jovens possam utilizar como fonte de estudo. Além disso, sugerir livros, artigos e demais materiais focados no vestibular é uma excelente maneira da escola preparar seus alunos para esse importante momento.

2. Simulados como estratégia de preparação para o vestibular

Para que os alunos cheguem ao vestibular bem preparados é fundamental que eles conheçam o funcionamento desses exames, desde a projeção das perguntas até o modo de aplicação das provas.

Por isso, uma maneira bastante interessante das escolas prepararem os alunos para o vestibular é aplicando simulados em sala de aula como forma dos jovens treinarem esses conhecimentos e se familiarizarem com a estrutura da prova e com a redação.

Para que essa preparação seja efetiva, é interessante que o educador siga os seguintes passos:

– Utilize questões retiradas de vestibulares realizados nos anos anteriores;

– Tenha o registro de notas de simulados e frequência dos alunos com fácil acesso, inclusive disponíveis para os estudantes;

– Estimule seus alunos com a divulgação de relatório com o ranking das notas de simulados.

Essas estratégias ajudam na preparação para o vestibular e também são importantes para que os alunos mergulhem de vez neste universo, aproveitando da melhor forma possível todos os conhecimentos adquiridos no colégio.

3. Mostre que a procrastinação é a grande vilã na preparação para o vestibular

Uma atitude bastante comum entre os jovens é o “deixar para depois”. Isso acontece principalmente quando o estudante não se identifica com uma matéria e estudá-la se torna algo bastante difícil. Para evitar que a procrastinação atrapalhe o desempenho dos seus alunos, a dica é conversar com os jovens sobre o impacto desse comportamento.

É importante ressaltar que os conteúdos revisados em cima da hora podem ser esquecidos com maior facilidade. Para que o estudo seja significativo, é preciso organização, disciplina e foco. Vale dizer que por mais difícil que possa parecer, é possível, sim, se preparar com calma para o vestibular, desde que a procrastinação fique bem longe do jovem.

Para auxiliá-los, a escola pode criar grupos de estudos para o vestibular, nos quais a cada semana serão trabalhadas disciplinas diferentes. Assim, o jovem tem a chance de estudar em grupo e ainda seguir esse mesmo planejamento para os seus estudos em casa.

4. Saiba como preparar a sua escola para essa importante missão com um sistema de gestão escolar

Vimos até agora algumas formas eficientes da escola preparar os alunos para o vestibular. Mas, será que todas as instituições de ensino contam com o suporte necessário para promover essas ações?

Bom, com a correria diária, é difícil para o corpo docente projetar todas essas atividades e ainda dar conta das aulas regulares e atividades em classe. Para ajudá-los, é interessante que a instituição de ensino conte com um sistema de gestão escolar de excelência, como o SophiA, desenvolvido pela Prima.

Ao adotar um bom sistema de gestão escolar em seu colégio, os professores ganham um aliado e tanto para a preparação dos alunos para o vestibular. Isso porque boas ferramentas apresentam uma área especialmente projetada para os professores, possibilitando que eles lancem notas, conteúdos didáticos, faltas, tarefas e ocorrências dos alunos de maneira rápida, e o melhor, via internet.

Além disso, o sistema de gestão escolar também permite que o educador acompanhe de perto o desempenho acadêmico de cada aluno, mantendo as informações organizadas e com fácil acesso. Assim, os professores poderão dar um suporte individualizado para os estudantes que não estão conseguindo obter um bom resultado nas ações de preparação para o vestibular.

No artigo de hoje, apresentamos 4 dicas para preparar seus alunos para o vestibular, auxiliando os jovens na conquista de seus sonhos e mostrando que a instituição de ensino é referência neste trabalho.

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o sistema de gestão escolar SophiA, veja em nosso blog o artigo que mostra como o SophiA facilita o dia-a-dia da sua instituição de ensino. Para continuar por dentro de notícias como esta, assine a nossa newsletter. 

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.