5 dicas para engajar os jovens na leitura

Aposte em temas e dispositivos que agradem essa nova geração e será possível transformar os jovens amantes da tecnologia em apaixonados, também, por livros
engajar os jovens na leitura

Por Joyce Querubino, cursando Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP. Na Prima, é Designer Instrucional e trabalha nas ações de experiências de aprendizagens e engajamento do cliente.

Uma grande dificuldade encontrada por pais e educadores é proporcionar o engajamento e interesse da leitura entre os jovens. Frases como “Eu não gosto de ler!” ou “Acho muito chato!” são comuns para grande parte desta faixa etária.

Entretanto, é possível, sim, trazer o gosto pela leitura e erradicar essas frases tão desagradáveis. Para isso, aqui estão algumas dicas muito interessantes que podem ajudar nessa luta em engajar os jovens na leitura.

1- Comece pelo que eles gostam!

O mundo dos livros é gigantesco, tem uma imensidão de títulos, tipos e classificações que, no começo, podem parecer uma barreira para encontrar um assunto atrativo. Mas, dentre tantas opções, não será difícil engajar os jovens na leitura, há várias opções pelas quais eles podem se interessar, sem dúvidas há algum título em comum com seus gostos. Com uma boa pesquisa no acervo, com certeza irá encontrar um título interessante.

Começar a ler a partir de obras do interesse do jovem pode ser muito mais eficaz que obrigar uma leitura que, aos olhos dele, é desinteressante. Isso traz um impacto negativo à leitura, tornando-a massiva e desagradável. Mas, após adquirido o hábito, livros antes considerados desinteressantes podem começar a ser inseridos na rotina.

2- Referencie protagonistas da mesma faixa etária

Livros com protagonistas adolescentes ou vozes narrativas são desfrutados pelos jovens por suas características em comum e vivências familiares. A história próxima de sua realidade, com conflitos já vivenciados ou parecidos, possibilita uma visão mais confortável e acessível, que prende com facilidade a atenção.

Abaixo estão alguns exemplos de livros de sucesso com protagonismo jovem:

• Quem é você, Alasca?, de John Green;

• As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky;

• Eleanor & Park, de Rainbow Rowell;

3- Aposte em livros que viraram filmes ou séries

Os livros que viraram filmes recebem uma outra interpretação, que corresponde à visão do diretor para representar a história, focando nas áreas mais importantes para o longa-metragem e, consequentemente, perdendo a riqueza de detalhes e conteúdo descritos no livro. Desta forma, a obra original pode despertar a curiosidade e ajudar a engajar os jovens na leitura, para que descubram mais sobre os personagens e a história que já conhecem e gostam.

O grande benefício é que o jovem já está familiarizado com o enredo e os personagens, imerso no mundo da história e com a atenção presa nas letras que seguem, o que ajuda a romper o primeiro desafio da leitura.

Abaixo estão alguns exemplos de livros que viraram filmes e fazem sucesso com a garotada:

• Harry Potter, de J. K. Rowling;

• It a Coisa, de Stephen King;

• A Barraca do Beijo, de Beth Reekles;

4- HQs também são livros!

As histórias em quadrinhos são uma ótima forma de engajar os jovens na leitura, com uma mescla de textos e imagens, as HQs imergem o leitor e prendem a atenção.

Histórias de super-heróis são as mais famosas. Produtoras, como Marvel e DC, fizeram história desde 1961. O filme ‘Vingadores: Ultimato’, lançado este ano, obteve a segunda maior bilheteria do mundo.

Que tal ajudar seus leitores iniciantes a descobrirem como seus heróis favoritos conseguiram seus poderes? Quais deles se tornaram vilões? Como Deadpool massacra o universo Marvel? Qual heroína se tornou a rainha de Wakanda? E várias outras histórias…

5- Youtubers não estão apenas nas telinhas

O Youtuber é uma nova profissão, que vem crescendo com a era digital. São pessoas que produzem vídeos para o site Youtube, com diversos conteúdos para todas as idades. O Youtuber Felipe Neto, tem mais de 33 milhões de inscritos em seu canal, e um de seus livros está entre os mais vendidos de 2019.

Além dele, outros Youtubers e também autores são famosos por seus livros, como: Evelyn Regly (É do babado), Jout Jout (Tá todo mundo mal), Nathalia Arcuri ( Me poupe!) e muitos outros.

Gostou das ideias para conectar seus alunos com a biblioteca escolar? Então, utilize essa dica extra para fazer a melhor gestão do acervo da sua escola. O Philos é a melhor opção de sistema para gerenciar as obras da biblioteca e facilitar o dia a dia dos profissionais que ali atuam.

Entre em contato pelo e-mail vendas@Sophia.com.br e saiba mais sobre essa solução!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.