Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

5 dicas para escolher os livros da sua biblioteca escolar

Um acervo com obras que abordam diversas áreas e gêneros é importante para que a biblioteca escolar auxilie na formação integral dos alunos

A biblioteca escolar tem uma importância muito grande na formação dos alunos, pois é neste espaço que eles têm a oportunidade de se aproximar da leitura e descobrir “novos mundos”. Por isso, escolher os livros que farão parte desse cantinho especial é um processo que requer muita atenção, sendo fundamental adquirir obras que realmente ajudam a inspirar, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Em meio a tantos títulos, montar uma biblioteca escolar com assuntos variados e que complementam as disciplinas ensinadas é realmente um desafio para os gestores e bibliotecários. Para ajudá-los nessa importante missão, reunimos na sequência deste artigo 5 dicas muito úteis no processo de escolha.

Confira!

Dicas para escolher os livros da sua biblioteca escolar

Como mencionado, montar uma biblioteca escolar exige muita dedicação dos gestores e bibliotecários, pois o ambiente, os livros e todos os aprendizados proporcionados são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Para que esse espaço atenda às necessidades educacionais dos alunos, é preciso escolher cada título com muito carinho e atenção. A seguir, você confere dicas sobre como realizar esse processo em sua instituição de ensino.

1. Defina o perfil da biblioteca escolar

O primeiro passo para escolher os livros que irão compor o acervo da biblioteca escolar não está diretamente relacionado com a decisão por um título ou outro. Na verdade, a primeira etapa tem a ver com a definição do perfil da biblioteca

Antes de buscar pelos livros, é importante listar características dos frequentadores. Uma escola que oferece apenas o curso de Educação Infantil, por exemplo, tem necessidades diferentes dos colégios de Ensino Fundamental ou Médio.

O mesmo acontece quando a instituição possui os três ciclos escolares e apenas uma biblioteca. Em ambos os casos, é importante levantar a faixa etária de cada turma e pensar na organização dos livros de acordo com essa característica. Essa definição da faixa etária e do espaço físico é fundamental para que os gestores e bibliotecários saibam a quantidade e o perfil dos livros que devem compor o acervo da biblioteca escolar.

2. Mescle clássicos com literatura moderna

Definido o perfil da biblioteca escolar, os profissionais já podem começar o processo de escolha dos livros, e nesse ponto uma dica interessante e que torna o local ainda mais rico e diversificado é a junção dos grandes clássicos da literatura com obras modernas.

Essa união é importante para que os alunos tenham acesso a gêneros e estilos diferentes, observando as mudanças que surgiram na linguagem com o passar dos anos.

3. Inclua livros que abordam assuntos relacionados ao dia a dia dos alunos

Muitas vezes, a biblioteca escolar é escolhida como o local para os estudantes viajarem no mundo da imaginação.

Esse realmente é um dos papéis da Literatura, porém, é interessante que além dos contos e da ficção, a biblioteca escolar tenha livros que tratem de questões atuais, estimulando a reflexão e o conhecimento de causa.

Temas como família, bullying, amizade e empatia estão presentes em muitas obras voltadas para o público em fase escolar. Inserir na biblioteca alguns títulos com esse tipo de abordagem é uma forma interessante de mostrar aos alunos a proximidade da Literatura com a realidade.

4. Saiba quais livros os estudantes querem ter na biblioteca escolar

Como já citado, a biblioteca escolar deve ter obras diversas, do clássico ao moderno, e para que esse espaço seja ainda mais democrático, é interessante perguntar para os próprios alunos quais títulos eles gostariam de ter ao alcance das mãos. 

Esse levantamento pode ser feito por meio de uma pesquisa aberta ou mesmo via enquete, na qual os estudantes votam em títulos pré-selecionados pelos educadores e bibliotecários. 

5. Não esqueça da tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado, é importante que a biblioteca escolar contemple os recursos tecnológicos durante a escolha dos livros. Boas opções são os e-books e os audiolivros, que ajudam a tornar a leitura dos alunos mais dinâmica e animada. 

A gestão também é importante

Além de escolher bons livros para a biblioteca escolar, é importante que os profissionais da área contem com recursos diferenciados para cuidar da gestão do acervo, garantindo uma administração ativa e assertiva. O Philos, software de gestão de bibliotecas desenvolvido pela Prima, é um ótimo aliado nessa tarefa.

Por meio da plataforma e sua interface simples de fácil instalação, é possível importar registros via ISBN, digitando ou fazendo a leitura do código de barras do livro, tornando a catalogação mais rápida e prática. Além disso, os bibliotecários podem acessar as estatísticas do acervo e de circulação, permitindo que a equipe da biblioteca realize ações de incentivo à leitura.

O Philos também permite a gestão de acervos híbridos, o que significa que a biblioteca poderá, na mesma ferramenta, ter seu acervo físico e digital.

Se você gostou das 5 dicas para escolher os livros da sua biblioteca escolar de forma assertiva e quer conhecer um pouco melhor as funcionalidades do Philos, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe de consultores. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.