5 dicas para estudar em casa

Dificuldades para se concentrar durante a leitura, não sabe como manter o foco na hora estudar, este artigo é feito para você
estudar em casa

Esse é aquele post perfeito para compartilhar com os alunos da sua instituição de ensino que estão com dificuldades de estudar em casa. A pandemia – ainda – não mostra sinais de melhora, mas os estudantes precisam continuar a acompanhar o conteúdo das aulas online, única opção segura e possível hoje. E agora, o que fazer? Veja soluções e dicas para colocar em prática.

Organizar as metas do dia

Você – e nem ninguém – não será capaz de dar conta de tudo em um único dia. Por isso, será preciso organizar os temas de estudo para cada dia da semana, ou mesmo, para cada período do dia. Disciplinas definidas, você deve definir um tema a ser estudado em cada momento, por exemplo, às segundas-feiras estuda-se matemática, na semana 1, geometria, na semana 2, álgebra, e por aí vai. Uma boa maneira de fechar os temas de estudo para cada semana é consultar o plano de aulas disponibilizado pelos seus professores. Importante: determine metas possíveis! Nada de criar uma agenda imensa, cheia de compromissos, porque isso será um convite a se sabotar.

Playlist de músicas para manter o foco

Música, principalmente instrumental, pode ajudar muito a manter o foco na hora de ler e estudar. Existem playlists prontas nos aplicativos de música, escolha sua favorita e deixa o ambiente ainda mais tranquilo para se concentrar e assimilar conteúdo. Se estiver com dificuldades em escolher uma, comece por essa playlist do SophiA no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/0wq4f6lXqKAtLSu6G1KEBo?si=pt0DVc7ESuaKzi5qTAAq6w. O próprio nome á diz, aperte o play e FOCO NOS ESTUDOS.

Aulas online de reforço e revisão

Se perceber que não está conseguindo acompanhar um tema, fale com o professor o mais rápido possível. Você provavelmente não é o único com dúvidas e uma ótima saída é criar grupos online para aulas de reforço, revisão e para tirar dúvidas enquanto realiza exercícios. Existe uma infinidade de vídeos que revisam momentos históricos, teorias Físicas e noções Químicas, entre outros temas, isso também pode ajudar nos momentos de revisão e reforço.

Descompressão também faz parte do processo

Você tem noção de que descansar faz parte do processo? Sério, sem descanso, sua mente vai assimilar muito pouco do que você estudou no dia. Além de dormir bem todas as noites, descansar também consiste em criar momento de lazer, tocar violão, cantar, praticar um esporte, pintar um quadro, observar a natureza, almoçar em tranquilidade com sua família ou conversar com alguém que você goste muito. Tudo isso vale! Afinal…

Equilíbrio é a lei de tudo

Tomando essas dicas e não se esquecendo de também ter um tempo para lazer, você certamente terá mais êxito durante os estudos em casa. Depois, conte para a gente se as dicas ajudaram na sua rotina de estudos neste momento no qual é imperial o estudo em casa.

Bons estudos!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.