Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

A aplicação da BNCC em 2021

Em 2021, o desafio da aplicação da BNCC será a aula híbrida. As escolas devem garantir que os alunos desenvolvam as habilidades previstas no documento, mesmo nas aulas online

Escrito por SophiA

25 JAN 2021 - 14H00 (Atualizada em 25 JAN 2021 - 14H18)

Pexels pexels-olia-danilevich-5088022 (Pexels)

Com a recente chegada de uma vacina contra o novo coronavírus ao Brasil e a incerteza da data na qual haverá segurança para retornar 100% às aulas presenciais, as escolas já enxergam em 2021 a necessidade de continuar a adotar aulas híbridas, divididas entre o presencial e o online. Portanto, até que a pandemia termine, as instituições de ensino seguem no desafio de aplicar as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino online. Este artigo irá ajudar gestores escolares a definirem suas estratégias de 2021 para aplicação da BNCC. Boa leitura!

Conhecimento baseado em práticas

Mesmo em casa, conectados apenas pelo computador, é preciso criar experiências fora da teoria, que estejam no mundo real dos estudantes e condigam com as práticas. A sugestão de realização de experiências, por exemplo, é sempre um bom caminho.

Nesta matéria do nosso blog, você encontra diversas dicas de como colocar a BNCC em prática, mesmo nas aulas online. Clique aqui: Como aplicar a BNCC nas aulas online.

Ensino multidisciplinar

Você concorda que os detalhes do mundo que nos cerca são muito complexos para serem divididos ou definidos em disciplinas? É por isso que o aprendizado precisa ter esta noção de multidisciplinaridade. Esse conceito, em si, está ligado às práticas, já que se assume que, na realidade, nada é tão simples que se enquadre somente na Química, ou somente na Matemática. Tudo está conectado e deve ser compreendido desta maneira.

Adoção de Objetos Educacionais Digitais (OEDs)

Objetos Educacionais Digitais (OEDs) nada mais são do que vídeos, filmes, e-books, além de outros recursos audiovisuais em formato digital utilizados em sala de aula. Eles são uma ótima ferramenta para implementar a BNCC em 2021, já que podem ser passados em aulas online.

O dilema do estudo remoto x presencial

Quando alguns alunos já conseguem retornar às salas de aulas, mas outros ainda precisam permanecer em casa, por serem do grupo de risco, ou morarem com pessoa do grupo de risco, pode surgir um dilema: a sensação de que quem está vendo as aulas remotamente não compreende o acontecimento das coisas da mesma forma que quem está presencialmente.

É por isso que as informações e o conhecimento precisam estar ao alcance de todos, mesmo quem assiste às aulas online – é preciso criar esta cultura. Isso significa que os alunos que precisarem permanecer em casa, por diferentes motivos, devem receber apoio e ferramentas para assimilar o conteúdo dado em sala de aula e da rotina da escola, da mesma maneira que aqueles que voltarem ao modelo presencial de aulas.

Criar a cultura do ensino híbrido ou do ensino remoto na escola consiste em garantir que não haja este sentimento de diferenciação entre presencial e online. Isto pode ser resolvido com a adoção de políticas como a disseminação de informações sempre em um canal específico. Por exemplo, todos os comunicados são enviados por e-mail, não feitos em sala de aula ou no pátio. A escola pode criar outras ações, como canal ou plantão de dúvidas online, chat com o professor ou grupos. O canal direto de comunicação deve ser o mesmo para todos os alunos e sempre estar aberto!

Sistema de gestão escolar

A melhor maneira de centralizar as informações da sua instituição, seja para colaboradores, seja para alunos e seus responsáveis, é ter um software de gestão. Por esse sistema, por exemplo, é possível realizar disparos de comunicados em massa, entre muitas outras funcionalidades que facilitam e agilizam a rotina escolar. Para saber mais sobre o SophiA Gestão Escolar, entre em contato com a nossa equipe.

pexels-katerina-holmes-5905489
Blog

Sistema de gestão escolar além do administrativo e financeiro

Além dos aspectos administrativos e financeiros, como o controle das contas a pagar e a receber, um bom sistema de gestão escolar também precisa contar com ferramentas que auxiliem a rotina da equipe pedagógica. Você concorda que, tão importante quanto o controle das receitas, é o controle do desempenho dos estudantes e das estratégias de ensino adotadas? Estas estratégias são estabelecidas pela equipe pedagógica, e o bom desempenho neste quesito, claro, fará com que os clientes se mantenham fiéis à instituição, além de atrair novos alunos. Portanto, ter ferramentas que auxiliem, por exemplo, a avaliar os resultados do sistema de ensino utilizado, permitindo tomar decisões importantes, como se ele será mantido, melhorado ou modificado, e por qual razão isso será feito, é algo vital para a escola. Neste artigo, veja as responsabilidades da equipe pedagógica na escola e quais ferramentas do SophiA Gestão Escolar estão disponíveis para auxiliar em análises e decisões estratégicas.

pexels-pixabay-414181
Blog

Primavera chegou: como trabalhar as estações do ano na escola

No dia 22/09, começa oficialmente a Primavera! Sua escola está de olho na data para aproveitar está bonita temática durante as aulas? Explorar a chegada de uma nova estação – agora, com a Primavera, ou depois, com Verão, Inverno e Outono – abre um leque de possibilidades na sala de aula. O tema pode ser abordado nas aulas de Biologia e Geografia, entre outras, além de permitir a positivação do ambiente escolar. Agora, com o retorno às aulas presenciais, nada como chegar à escola e ver os enfeites em comemoração à nova estação.

pexels-shvets-production-7516235
Blog

Um teste positivo para Covid em minha escola: e agora?

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, passamos por semanas seguidas de quedas no número de casos e de mortes em todo o país. A notícia é ótima, mas, ainda é possível que um caso positivo apareça na sua escola. Principalmente, porque grande parte voltou a operar com 100% da capacidade, todos os dias da semana. É possível que, com mais tempo de exposição e mais pessoas no ambiente, mesmo que a transmissibilidade esteja menor, alguém venha a contrair a doença. Então, você tem um teste positivo para Covid-19 em um aluno, professor ou mesmo responsável. E agora, o que fazer?

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.