Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Blog

A aplicação da BNCC em 2021

Em 2021, o desafio da aplicação da BNCC será a aula híbrida. As escolas devem garantir que os alunos desenvolvam as habilidades previstas no documento, mesmo nas aulas online

Escrito por SophiA

25 JAN 2021 - 14H00 (Atualizada em 25 JAN 2021 - 14H18)

Pexels pexels-olia-danilevich-5088022 (Pexels)

Com a recente chegada de uma vacina contra o novo coronavírus ao Brasil e a incerteza da data na qual haverá segurança para retornar 100% às aulas presenciais, as escolas já enxergam em 2021 a necessidade de continuar a adotar aulas híbridas, divididas entre o presencial e o online. Portanto, até que a pandemia termine, as instituições de ensino seguem no desafio de aplicar as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino online. Este artigo irá ajudar gestores escolares a definirem suas estratégias de 2021 para aplicação da BNCC. Boa leitura!

Conhecimento baseado em práticas

Mesmo em casa, conectados apenas pelo computador, é preciso criar experiências fora da teoria, que estejam no mundo real dos estudantes e condigam com as práticas. A sugestão de realização de experiências, por exemplo, é sempre um bom caminho.

Nesta matéria do nosso blog, você encontra diversas dicas de como colocar a BNCC em prática, mesmo nas aulas online. Clique aqui: Como aplicar a BNCC nas aulas online.

Ensino multidisciplinar

Você concorda que os detalhes do mundo que nos cerca são muito complexos para serem divididos ou definidos em disciplinas? É por isso que o aprendizado precisa ter esta noção de multidisciplinaridade. Esse conceito, em si, está ligado às práticas, já que se assume que, na realidade, nada é tão simples que se enquadre somente na Química, ou somente na Matemática. Tudo está conectado e deve ser compreendido desta maneira.

Adoção de Objetos Educacionais Digitais (OEDs)

Objetos Educacionais Digitais (OEDs) nada mais são do que vídeos, filmes, e-books, além de outros recursos audiovisuais em formato digital utilizados em sala de aula. Eles são uma ótima ferramenta para implementar a BNCC em 2021, já que podem ser passados em aulas online.

O dilema do estudo remoto x presencial

Quando alguns alunos já conseguem retornar às salas de aulas, mas outros ainda precisam permanecer em casa, por serem do grupo de risco, ou morarem com pessoa do grupo de risco, pode surgir um dilema: a sensação de que quem está vendo as aulas remotamente não compreende o acontecimento das coisas da mesma forma que quem está presencialmente.

É por isso que as informações e o conhecimento precisam estar ao alcance de todos, mesmo quem assiste às aulas online – é preciso criar esta cultura. Isso significa que os alunos que precisarem permanecer em casa, por diferentes motivos, devem receber apoio e ferramentas para assimilar o conteúdo dado em sala de aula e da rotina da escola, da mesma maneira que aqueles que voltarem ao modelo presencial de aulas.

Criar a cultura do ensino híbrido ou do ensino remoto na escola consiste em garantir que não haja este sentimento de diferenciação entre presencial e online. Isto pode ser resolvido com a adoção de políticas como a disseminação de informações sempre em um canal específico. Por exemplo, todos os comunicados são enviados por e-mail, não feitos em sala de aula ou no pátio. A escola pode criar outras ações, como canal ou plantão de dúvidas online, chat com o professor ou grupos. O canal direto de comunicação deve ser o mesmo para todos os alunos e sempre estar aberto!

Sistema de gestão escolar

A melhor maneira de centralizar as informações da sua instituição, seja para colaboradores, seja para alunos e seus responsáveis, é ter um software de gestão. Por esse sistema, por exemplo, é possível realizar disparos de comunicados em massa, entre muitas outras funcionalidades que facilitam e agilizam a rotina escolar. Para saber mais sobre o SophiA Gestão Escolar, entre em contato com a nossa equipe.

pexels-ketut-subiyanto-4474005
Blog

Plano de estudo tutorado: o que é, como fazer e como aplicar nas aulas online

As escolas públicas de Minas Gerais, por meio de iniciativa do Governo Estadual, têm como apoio durante as aulas online (regimes de estudo não presenciais) os planos de estudo tutorados. São planos que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio e consistem em diversos volumes de apostilas com sugestões de atividades que integram o aluno, sua família e a escola. Evidente que, com o estudo sendo realizado dentro de caso, os pais, responsáveis, muitas vezes, irmãos mais velhos ou outros parentes, tornam-se tutores dos estudantes, fazendo, de certa forma, uma parte do papel que o professor tinha na escola. E como exercer papel tão importante com excelência? É natural não saber como agir na maioria das situações, já que estas pessoas não têm formação para isso, como os professores. A criação do desse material da planos de estudos tutorados propõe, justamente, mostrar à família como auxiliar os estudantes neste complexo momento de aulas online. Acaba por unir ter importantes elos do ensino, que são: o aluno, a escola e a família. São sugestões de atividades que podem ser feitas em qualquer momento, quando for mais oportuno aos tutores familiares, não necessariamente seguindo à risca um plano de aula. Sabemos que nem sempre é possível acompanhar as crianças e os jovens quando as aulas são ministradas. Porém, os planos de estudo tutorados feitos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, ficam aqui como uma sugestão do que fazer àqueles que já não têm mais ideias do que inventar para enfrentar esse longo período de distanciamento social e aulas remotas.

pexels-pixabay-4158
Blog

Ferramenta do Governo Federal promete auxiliar o processo de aprendizagem conectada

Só consegue garantir a aprendizagem conectada aquela escola que informatiza e integra seus processos de gestão escolar. Por isso que, além de ferramentas como estas oferecidas pelo Governos e outras da iniciativa privada, a sua instituição precisa também pensar em adotar um software de gestão escolar, uma agenda digital, assinaturas de contrato eletrônicas, novas formas de pagamento e por aí vai. O SophiA, além da melhor linha de sistemas de gestão escolar do mercado, possui outras soluções que incluem todos os itens citados.

pexels-julia-m-cameron-4144923
Blog

5 dicas para estudar em casa

Esse é aquele post perfeito para compartilhar com os alunos da sua instituição de ensino que estão com dificuldades de estudar em casa. A pandemia – ainda – não mostra sinais de melhora, mas os estudantes precisam continuar a acompanhar o conteúdo das aulas online, única opção segura e possível hoje. E agora, o que fazer? Veja soluções e dicas para colocar em prática.

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.