A biblioteca e o direito à liberdade de pensamento

Um pensamento crítico se constrói com acesso ao conhecimento. Nada como uma boa biblioteca para permitir esse acesso e construir a ponte entre a história e a atualidade
liberdade de pensamento

Como garantir a liberdade de pensamento, o desenvolvimento de uma visão crítica e o acesso à informação de qualidade no ambiente escolar? Para esta tarefa, que não é nada fácil, uma excelente aliada é a biblioteca. Sim, esse deve ser um dos lugares oficiais da escola para o debate democrático de ideias, para o exercício da liberdade de pensamento e, claro, para o fácil acesso à informação de qualidade, com base em referências históricas e científicas.

Aproveitando o Dia da Liberdade de Pensamento, comemorado em 14 de julho, o artigo de hoje aborda a possibilidade de transformar a biblioteca escolar, em diversos sentidos, fazendo dela um ponto de referência bela busca do conhecimento. Para isso, além de investir em um bom acervo e em profissionais qualificados, será preciso apostar em ferramentas que contribuam para agilizar as tarefas diárias da biblioteca, como a catalogação. O modo como os estudantes terão acesso ao acervo também conta, possuir um terminal de consulta intuitivo e atrativo deve fazer parte do projeto.

• Profissionais qualificados

Os bibliotecários devem fazer parte do quadro de funcionários da sua escola. São eles os responsáveis por cuidar para que a biblioteca desempenhe o seu papel perante a comunidades escolar, garantindo acesso ao conhecimento.

• Acervo físico e digital

A seleção dos livros poderá ser feita com base na faixa etária dos alunos, em demandas dos professores e dos estudantes e nos clássicos da Literatura. É essencial que o acervo seja composto por obras físicas e digitais.

• Sistema de gestão

Para agilizar os processos e as rotinas da biblioteca escolar, o software de gestão será o melhor aliado. Com ele, você poderá oferecer aos usuários da biblioteca também o acesso ao Terminal Web para consulta de todo o acervo, reservas, empréstimos etc.

Vamos colocar em ação o plano para garantir o exercício da liberdade de pensamento na sua escola? Para saber mais sobre o Philos, você pode entrar em contato com nossa equipe. É só clicar aqui e optar pelo tipo de mensagem, formulário (e-mail), WhatsApp ou telefone fixo!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.