A gamificação no ensino remoto

Com a necessidade de adoção da educação em casa, é preciso adaptar as técnicas de ensino e aprendizagem, como a gamificação, para uma nova realidade
gamificação no ensino remoto

Você associa o termo gamificação a equipamentos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets? Entende que “gamificar” a educação é um projeto mais para as aulas de Informática do que para as de Português ou Matemática? Este texto é um convite a repensar o sentido do termo e, claro, entender como os jogos podem ser usados no ensino remoto sem estarem associados, necessariamente, à interação com máquinas.

O uso do conceito de jogo no processo de ensino-aprendizagem pode, sim, significar a inclusão de tecnologia, com uma jornada de aprendizagem em um game pelo computador, por exemplo, reforçando com imagens animadas e vídeos as teorias passadas em sala de aula. Mas, com o computador, celular ou tablet tendo se tornado itens essenciais para simplesmente assistir às aulas, que tal adotar a gamificação de um jeito diferente, talvez mais analógico neste mundo tão virtual?

Os educadores podem propor aos alunos alguns desafios a serem cumpridos dentro de casa, como encontrar objetos ou fazer pequenas descobertas científicas e, depois, atribuir pontuações e um ranking a cada etapa concluída. A evolução no jogo é compartilhada com todos e atua como motivação para que os estudantes queiram chegar objetivo final, que além de um prêmio simbólico para o vencedor, que pode ser definido pelo próprio professor, será muito aprendizado. Esse sim, levado para a vida toda!

Jogos como RPG, de tabuleiro ou cartas – todos analógicos – incentivam, além do reforço de aprendizado do conteúdo que está sendo passada em sala de aula, o hábito da leitura. Afinal, para compreender e realizar os desafios do jogo, é essencial usar a interpretação de texto. É possível propor ainda a redação de alguns parágrafos em determinadas partes do game. Esse também é um grande trunfo da gamificação, a possibilidade de tornar o aprendizado multidisciplinar.

“Poxa, mas vou precisar de mais tempo livre para me dedicar ao planejamento e à execução destes jogos”. Se foi esse o problema que passou pela sua cabeça, uma boa solução pode ser adotar um software de gestão para a escola, que informatiza e acelera processos manuais, como o lançamento de notas e faltas. O SophiA Gestão Escolar é um dos líderes de mercado no segmento educacional e você pode saber mais sobre ele aqui.

Para ter uma demonstração do funcionamento do sistema, entre em contato

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.