A importância da comunicação digital no acompanhamento escolar

Descubra a importância de inserir a comunicação digital na sua escola e como isso pode ser feito.
comunicação digital

A comunicação é um assunto de extrema importância para todos que constituem a jornada educacional, além de ser um elemento fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Quanto maior a participação da família na rotina escolar, melhor é o desempenho acadêmico do aluno.

Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças, onde a tecnologia mudou a forma como consumimos, produzimos, aprendemos e principalmente como nos comunicamos.

A comunicação está cada vez mais digital, as pessoas estão em busca de praticidade. As crianças, chamadas de nativos digitais, já nascem e crescem com as tecnologias presentes em suas vidas. Os responsáveis, por sua vez, também estão mais conectados e utilizam seus smartphones na maior parte do dia.

Estamos falando de uma geração de pais atarefados, com pouco tempo para ir até a escola ou acompanhar a rotina escolar do aluno. Com isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada para fortalecer a comunicação com as famílias e facilitar o acompanhamento do dia a dia escolar.

Dessa forma, é cada vez mais comum vermos as instituições de ensino em busca de novas formas de interagir com responsáveis e que utilizam a tecnologia como auxílio. Os aplicativos de comunicação escolar têm sido a melhor solução para esse problema.

A comunicação digital nos permite uma maior rapidez e agilidade na troca de informação, além de reduzir os gastos com papel e impressões na escola. Por isso, separamos mais algumas vantagens em utilizar a comunicação digital na escola.

Confira as vantagens de trabalhar a comunicação digital na sua instituição

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

A comunicação presencial ainda é muito importante, mas não são todos os responsáveis que podem estar se locomovendo até a escola. Por isso, a comunicação digital permite que responsáveis tenham acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar.

Otimização do tempo de trabalho da equipe

A gente sabe que o tempo é algo precioso, principalmente na escola, onde o foco deve ser a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Corrigir provas, planejar aulas, organizar a turma, realizar chamada, preencher a agenda escolar, tudo isso é algo comum do dia a dia do professor. Mas com o uso das tecnologias digitais, os processos diários podem ser feitos em poucos cliques.

Com o uso de aplicativos escolares, como a Agenda Edu, é possível enviar todas as informações escolares como atividades, comunicados, eventos e muito mais, de forma rápida, fácil e segura.

Comunicação direta com os responsáveis

A comunicação direta com os responsáveis é um dos principais benefícios da comunicação digital. A troca de mensagens instantâneas, onde os responsáveis podem se comunicar com a escola sem nenhum obstáculo, seja para informar uma falta, quem vai buscar o aluno ou resolver alguma pendência, são realizadas com apenas alguns cliques.

Fortalecimento dos laços entre escola e família

Tão importante quanto ter uma comunicação de qualidade, é ter um bom engajamento, onde a escola possa aproximar os responsáveis da rotina escolar e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

As condições socioeconômicas das famílias, suas expectativas, a maneira como valorizam a escola e como legitimam o papel dos educadores são fatores que influenciam o desempenho dos alunos, por isso, é tão importante que exista um bom relacionamento entre família e escola.

A comunicação digital aproxima e permite diversas possibilidades, mas para que seja eficiente todos precisam se sentir parte do processo. A educação é um processo misto que compreende todas as práticas vistas na escola, em casa e na comunidade como um todo, precisamos da união de todos que fazem parte da jornada educacional.

Sobre a Agenda Edu

Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico que tem como missão ajudar as escolas a evoluírem com uma comunicação de qualidade, além de fortalecer o relacionamento entre escolas, alunos e responsáveis. Estamos sempre lado a lado da jornada educacional, participando da rotina escolar de mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuários.

A solução apresenta diversas funcionalidades que ajudam na comunicação e na organização da rotina dos alunos. São mensagens instantâneas, comunicados, eventos, pagamentos, resumo diário, atividades entre outros.

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog Sophia ou acessando nosso blogJornada Edu.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.