A importância de investir no acervo das bibliotecas escolares

Oferecer opções diversas e interativas aos estudantes é algo necessário para que a biblioteca escolar ou universitária cumpra sua missão de disseminação do conhecimento
bibliotecas escolares

Como está o acervo da sua escola? Abastecido com obras diversas e em diferentes formatos? Entendemos que nem toda biblioteca escolar consegue garantir um leque grande de opções aos estudantes, mas torna-se cada vez mais necessária a busca por verbas que valorizem este espaço e permitam, com o auxílio dos profissionais da área, torná-lo um centro de referência para busca do conhecimento.

Com um orçamento adequado e direcionado para a biblioteca escolar, será necessário selecionar um acervo rico, composto por obras físicas e, claro, digitais, que complementem o conteúdo ensinado em aula pelos professores e enriqueça o repertório dos estudantes. Esta seleção deve ser criteriosa e pode contar com a ajuda e opinião dos docentes, dos alunos e, até mesmo, dos pais e responsáveis. É sempre bom garantir essa democracia nas escolhas, mas tendo em mente que a seleção final deve passar pelo aval de um profissional especialista.

Biblioteca virtual para escolas

A biblioteca virtual tem se mostrado como uma excelente fonte de conhecimento para os jovens. As atuais gerações têm gosto e facilidade em interagir com dispositivos móveis e usar a internet. É por isso que a biblioteca carece de um acervo atrativo e – também – muito interativo. E existe uma maneira simples de oferecer aos alunos opções de conteúdo online. A escola e a biblioteca podem decidir por contratar uma empresa que forneça um amplo catálogo de conteúdos digitais, como livros, áudios e vídeos.

Odilo é uma destas opções de empresa voltada à gestão de conteúdo digital, e que funciona da mesma maneira que a Netflix (provedora global de filmes e séries via streaming) — no entanto, no lugar de séries e filmes, oferece aos seus usuários o acesso a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.

Catálogo digital integrado ao software de gestão da biblioteca

Por meio da integração da plataforma Odilo com os softwares SophiA para gestão de bibliotecas (como é o caso do SophiA Biblioteca, sistema de gestão destinado às bibliotecas culturais e universitárias, e do Philos, sistema utilizado por centenas de bibliotecas escolares no país), a sua instituição de ensino pode contar, por exemplo, com um catálogo customizado e unificado — que associa o conteúdo disponibilizado pela Odilo com o acervo da sua própria biblioteca, incluindo documentos e trabalhos produzidos pela sua instituição.

Saiba mais sobre a plataforma Odilo

Para falar com nossa equipe e saber mais sobre os benefícios de contratar a plataforma Odilo, basta clicar aqui.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.