Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Blog

A importância do bibliotecário na biblioteca escolar

O bibliotecário atua na gestão do acervo e também é fundamental para a realização de atividades pedagógicas na biblioteca escolar

Dentro das instituições de ensino, há uma série de profissionais que são importantíssimos para a formação integral dos alunos, porém, isso nem sempre é claro para quem não atua neste segmento. No dia a dia educacional, há muitas pessoas que não estão necessariamente na sala de aula, mas que contribuem diretamente para o processo de ensino-aprendizagem: o bibliotecário, por exemplo, é um profissional essencial para que a biblioteca escolar ganhe vida.

A rotina do bibliotecário costuma ser bastante agitada. Além de dar conta de todos os processos referentes à organização e gestão da biblioteca escolar, esse profissional também atua em parceria com professores e coordenadores pedagógicos, tornando o espaço uma extensão da sala de aula.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar um pouco mais sobre o trabalho e a importância do bibliotecário na biblioteca escolar, ajudando diretamente na formação dos estudantes.

Confira abaixo.

A importância do bibliotecário na biblioteca escolar

Para que a biblioteca escolar mantenha-se ativa e possa desempenhar um papel estratégico na formação dos alunos, a presença do bibliotecário é essencial. Esse profissional atua de forma estratégica nas escolas, pois ele contribui tanto para a gestão do acervo quanto para a função educacional desse espaço. 

Formado em Biblioteconomia, esse profissional desempenha diariamente uma série de atividades importantes para que a biblioteca escolar se torne um local interessante e repleto de aprendizados para os alunos e para a comunidade escolar. 

Listamos a seguir algumas das incumbências comuns na rotina do bibliotecário e que demonstram a versatilidade desse profissional:

Produção e acompanhamento das políticas que determinam o que é adicionado à coleção de livros, incluindo as bases de dados online;

Escolha dos títulos e negociação com os fornecedores;

Recebimento e gerenciamento da relevância das doações feitas para a biblioteca escolar;

Verificação da preservação do acervo físico;

Análise sobre como os estudantes utilizam o espaço a fim de aplicar melhorias;

Suporte para os educadores, coordenadores e alunos;

Participação em projetos e reuniões pedagógicas; 

Planejamento e execução das atividades educacionais na biblioteca escolar;

Ajuda na escolha das melhores ferramentas para gestão do acervo;

Auxílio a alunos e educadores na utilização do sistema adotado pela biblioteca.

A biblioteca escolar como ambiente de aprendizado 

Com o bibliotecário, a biblioteca escolar passa a ser vista como uma extensão da sala de aula, pois o profissional atua como um educador, auxiliando os professores em diversas atividades, além de criar projetos educacionais próprios para serem desenvolvidos nesse espaço. 

Mas, para que a biblioteca seja realmente um local de aprendizado e apresente valor para toda a comunidade escolar, é fundamental que o bibliotecário tenha à disposição boas ferramentas que ajudem na realização de um trabalho de excelência.

Tais ferramentas permitem que o profissional tenha tempo para participar mais ativamente do processo educacional, pois é comum que ele acabe ficando sobrecarregado com as inúmeras demandas relacionadas à área realmente administrativa da biblioteca escolar.

Hoje, um exemplo de ferramenta que as instituições de ensino podem adquirir com foco em melhorar a gestão da biblioteca escolar é o Philos, desenvolvido pela Prima – empresa especialista na área de tecnologia educacional e que atende escolas de todo o país com suas soluções.

Com o Philos, o bibliotecário terá acesso a recursos que ajudarão a dinamizar uma série de tarefas importantes, como listamos abaixo:

O sistema permite a gestão de acervos híbridos, o que significa que a biblioteca poderá na mesma ferramenta ter seu acervo físico e digital;

Possui a funcionalidade de importar os registros via ISBN, digitando ou fazendo a leitura do código de barras, tornando a catalogação das obras muita mais rápida e prática;

Oferece a configuração de perfis de acessos dos operadores, melhorando o controle de quem pode fazer cada tipo de atividade na biblioteca;

Permite ao bibliotecário acessar estatísticas do acervo e da circulação de forma rápida e bem simples, dando a esse profissional a oportunidade de realizar ações de incentivo à leitura.

Como é possível notar, o bibliotecário é fundamental para que a biblioteca escolar consiga desempenhar a sua função educacional dentro das instituições de ensino, consequentemente, sendo importante para toda a comunidade escolar.

E se você também quer garantir um trabalho de excelência em sua escola nesse sentido, entre em contato com a nossa equipe para uma conversa sem compromisso sobre as funcionalidades do Philos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.