A maior biblioteca do mundo – e como fazer a sua crescer

maior biblioteca do mundo

Você sabe qual a maior biblioteca do mundoE do Brasil? Se ficou na curiosidade, siga na leitura desse artigo que, além de revelar essas preciosidades na Terra, vai dar dicas de como fazer a sua biblioteca crescer. Ela não precisa ser a maior do mundo ou do Brasil, mas pode adquirir ferramentas que a transformem e entreguem uma melhor experiência aos usuários e os profissionais – só isso já é um grande passo na missão das bibliotecas e dos bibliotecários, que é a garantia do acesso ao conhecimento.

Maior biblioteca do mundo
Divulgação
Biblioteca do Congresso, a maior do mundo

Ela fica nos Estados Unidos, mais especificamente em Washington. A Biblioteca do Congresso (em inglês, Library of Congress) é a maior do mundo em tamanho (espaço físico) e em quantidade de obras no acervo: são incríveis 155 milhões de exemplares em mais de 400 diferentes idiomas. Surpreendente, não é?

Mas como quase toda biblioteca, ela começou pequena! Sua inauguração aconteceu há mais de 220 anos, em 1800, com tímidos 740 livros. Após sofrer um ataque de tropas britânicas em 1814, ela foi reconstruída a partir da aquisição do acervo pessoal do ex-presidente Thomas Jefferson, composto por mais de 6 mil obras. Depois disso, sofreu ainda com mais um Inocêncio, para então, muito tempo depois, adquirir prédio próprio e se tornar uma das mais seguras do mundo quando o assunto são instalações elétricas.

Além do destaque necessário para a estrutura incrível sala de leitura, com 48 metros de altura, é lá que fica o primeiro mapa do mundo no qual a América é mostrada, além das Bíblias de Gutenberg e Gigante de Mainz.

Veja outras grandes bibliotecas ao redor do mundo:

• Biblioteca Britânica – Londres, Inglaterra

• Biblioteca Pública de Nova York – Manhattan, Estados Unidos

• Biblioteca do Estado Russo – Moscou, Rússia

• Biblioteca Nacional da Rússia – São Petersburgo, Rússia

Maior biblioteca do Brasil
Divulgação
Hall da Biblioteca Nacional

Aqui no Brasil, a maior biblioteca pública é a admirável Biblioteca Nacional, com sede no Rio de Janeiro, capital. Ela é também uma das maiores do mundo, de acordo com a Unesco, e motivo de muito orgulho para todos nós, brasileiros. Seu acevo é composto por incríveis 9 milhões de obras.

A sua história remonta à vinda da Família Real Portuguesa ao brasil, em 1808, quando foi trazido para cá um acervo de mais de 60 mil peças, entre livros, manuscritos e mapas, entre outros. Em 1921, com o retorno da Família Real à Europa, grande parte do acervo foi levado de volta, apenas após a Proclamação da Independência do Brasil, em 1825, a aquisição da então Biblioteca Real pelo país foi regulamentada, tornando-se Biblioteca Nacional.

Outras grandes bibliotecas no Brasil:

• Bibliotecas da Universidade de São Paulo

• Bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

• Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo

• Biblioteca Central da Universidade de Brasília

Como fazer a sua biblioteca crescer

As maiores bibliotecas do mundo e do Brasil também começaram pequenas. O que quer dizer que existe um grande potencial em investir no futuro da sua instituição. Organização, composição de um bom acervo, capacitação dos profissionais e fornecimento de ferramentas como os softwares de gestão da biblioteca, como SophiA Biblioteca e Philos, são os primeiros passos para chegar mais longe.

Conheça grandes bibliotecas clientes SophiA

Você sabia? A maior biblioteca pública do Brasil, a Biblioteca Nacional, é cliente SophiA. Veja nestes dois casos de sucesso como o software auxilia a rotina de gestão desta grande instituição.

Além disso, também é cliente SophiA a 7ª maior biblioteca pública do Brasil, da Universidade de Campinas (Unicamp). Saiba mais sobre a atuação do SophiA na Unicamp, clicando aqui.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.