Por SophiA Em Blog

A valorização do Bibliotecário e como a inovação pode ajudar

É importante buscarmos meios de facilitar a rotina e promover a valorização do Bibliotecário, profissional essencial para disseminar o conhecimento!




A valorização do Bibliotecário é um tema recorrente entre os profissionais da área e que precisa ser continuamente debatido, inclusive fora do meio.

Afinal, esse profissional tem um importante papel na disseminação do conhecimento. E é grande sua responsabilidade em planejar, organizar os espaços, bem como criar ações para atrair público.

Entretanto, mesmo tendo um papel tão destacado no tratamento e acesso à informação, nem sempre eles possuem o devido reconhecimento.

Mas temos uma boa notícia: a transformação digital tem uma colaboração significativa nessa luta. Saiba o porquê!

Bibliotecário: agente transformador

Infelizmente, para algumas pessoas, as bibliotecas são uma espécie de depósito de livros, onde o usuário vai apenas quando é estritamente necessário - como retirar um livro exigido pela escola.

Esse perfil de público dificilmente pensa em todo o trabalho realizado para que, ao entrar no espaço e procurar pela obra desejada, esteja tudo organizado e pronto para seu atendimento. Ou como é desgastante conciliar o tempo entre as tarefas administrativas e a assistência ao leitor – cada vez mais exigente.

Quem trabalha na gestão de bibliotecas tem um papel bem mais ativo do que muitos possam imaginar. E todo esse empenho, por si só, já é motivo para valorização do Bibliotecário.

Assim, esses profissionais têm buscado formas de tornar seu espaço mais atrativo, fomentar a leitura e compreender as necessidades de seus usuários.

Tudo isso, sem esquecer os devidos cuidados com a ampliação e conservação do acervo e com a adaptação contínua às mudanças que, nos últimos tempos ficaram mais aceleradas.

Nesse sentido, além da introdução da tecnologia na rotina administrativa, o setor precisou atender a uma nova demanda: o acervo digital, passando a atuar em um modelo híbrido.

Contudo, é exatamente a tecnologia inovadora e pensada especialmente para o setor que também vem ajudando na valorização do Bibliotecário.

Como recursos inovadores ajudam na valorização do Bibliotecário

Para saber como a tecnologia é apoio fundamental no dia a dia de quem atua em bibliotecas, é preciso entender os benefícios oferecidos por ferramentas inovadoras – como as soluções SophiA.

Acompanhe!

1) Maior produtividade com a automatização

Como vimos, a rotina dos Bibliotecários é intensa – e nem sempre a equipe tem o tamanho adequado para desempenhar os serviços com agilidade.

Começa por tarefas rotineiras, e imprescindíveis, como: catalogação de obras, conservação do acervo, aquisição de novas obras e controle de empréstimo/devolução/renovação de empréstimo.

Também envolve analisar dados diversos, entre eles, obras com maior saída, livros procurados e não disponíveis, etc.

Sendo a base de funcionamento do espaço, essas atividades precisam ser desenvolvidas continuamente, com rapidez e eficiência.

Com toda certeza, essas são demandas que exigem muita dedicação. Mas o uso de um bom software otimiza o tempo da equipe, substituindo tarefas manuais pela automatização. Um bom exemplo é a catalogação por meio de ISBN que, inclusive, evita a duplicidade de registros.

2) Melhorias no atendimento ao usuário

A transformação digital mudou hábitos e hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não use a internet para as mais variadas finalidades. A agilidade, autonomia e praticidade são desejos do público em geral, incluindo o usuário da biblioteca.

Nesse sentido, as soluções SophiA atuam como facilitadoras no atendimento ao usuário, permitindo reservas, empréstimos, renovação e consulta do acervo, de maneira totalmente online.

Também ajuda a preparar o espaço para um atendimento híbrido, onde o acervo digital e físico se unem para atender as prioridades desse novo perfil de leitor/pesquisador.

E, claro, usuários satisfeitos reconhecem o empenho dos profissionais e ajudam a ampliar a valorização do Bibliotecário.

3) Mais tempo para ações de incentivo à leitura que colaboram com a valorização do Bibliotecário

Outra questão muito importante é a transformação da biblioteca de um ambiente de leitura para um centro de informação e cultura.

Para isso, o espaço precisa ser atrativo e ter, além de um bom acervo, uma programação que esteja alinhada com os interesses do público.

Dessa forma, é possível criar oficinas, mostras artísticas em geral, exibir filmes, peças de teatro, promover debates, entre outras atrações para alcançar ainda mais pessoas.

Assim, é possível fazer tanto a divulgação do acervo, quanto fomentar o incentivo à leitura e à cultura, por meio de outras expressões artísticas.

É interessante destacar, que essa também é uma forma de aumentar a valorização do Bibliotecário, em sua rotina do dia a dia.

Mas, para isso, o profissional precisa acessar informações confiáveis que permitam identificar o perfil de seu público e garantir maior assertividade nas ações. Precisa, também, de tempo para criar, implementar e avaliar essas iniciativas.

Como conseguir isso? Uma vez mais a resposta está na inovação!

A inclusão da tecnologia em bibliotecas, na prática!

Não é de hoje que as bibliotecas e os profissionais do setor vêm se reinventando para atender novas demandas e colaborar ativamente com a disseminação do conhecimento.

Mas com a revolução digital, surgiram ferramentas que contribuem para uma rotina mais eficiente e para a valorização do Bibliotecário.

É o caso das soluções SophiA, grandes aliadas na gestão de bibliotecas, sejam elas escolares, universitárias ou públicas, bem como para gerenciar outros tipos de acervo.

Nosso objetivo é colaborar para uma rotina mais prática e eficiente que evidencie, ainda mais, o valor do trabalho executado pelos profissionais de biblioteca.

Para saber mais sobre nossos recursos, solicite agora mesmo uma demonstração!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.