As trilhas de aprendizagem como alternativa para integrar seus clientes e sua equipe

Sua instituição de ensino pode fazer uso das trilhas de aprendizagem para colocar todos na mesma página, estudantes e colaboradores, por meio de um processo dinâmico e agradável
trilhas de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento de pessoas. Isso significa que, ao adotá-las, sua escola irá usar novos meios, que não colocar todos dentro de uma sala com uma apresentação de slides para fazer uma integração. Isso pode incluir, inclusive, o processo de gamificação, do qual já falamos aqui no blog (leia mais abaixo). Portanto, seguir trilhas de aprendizagem é colocar o conhecimento à disposição de novos estudantes e colaboradores de maneira organizada e bem estruturada. É dar a eles um “siga por aqui para chegar às suas conquistas”.

LEIA MAIS > A gamificação no ensino remoto

Para colocar em prática as trilhas de aprendizagem em sua instituição de ensino será necessário integrar uma série de ferramentas, como vídeos, livros, palestras, desafios, entre outras atividades, de maneira a sequenciar um caminho a ser percorrido para que o usuário da trilha atinja o conhecimento esperado. Além das ferramentas, o conteúdo é de extrema importância, já que não há espaço para exposições longas e maçantes, as etapas da trilha devem ser breves e dinâmicas – devem atrair o interesse do público. O uso de humor também pode ser um bom caminho, principalmente quando se trata do público jovem.

Trilha de aprendizagem geral ou específica

Você pode utilizar os dois tipos de trilha de aprendizagem em sua escola, depende do seu objetivo final. Caso queira abordar um tipo de habilidade ou conhecimento muito particular, deve usar a trilha específica, normalmente focada em uma parcela do grupo como um todo. Caso o conhecimento adquirido seja em prol de propósitos mais amplos da instituição, para conhecer o seu manual de normas e regras, por exemplo, pode-se usar uma trilha geral, que será aplicada a um público mais amplo, sem prejuízo da compreensão dos dados e da sequência das tarefas.

Como decidir quais trilhas criar para sua escola

Com os dados da sua instituição organizados em um software de gestão e analisando os gráficos e relatórios gerados por este ERP, será possível ter insights sobre quais trilhas criar para desenvolver o seu público, de acordo com as demandas específicas da sua escola. Cada empresa tem uma realidade e vai caber a você, com base nas informações da sua escola e da sua realidade, criar estas trilhas. Infelizmente, não há uma receita de bolo, mas há ferramentas, como o SophiA Gestão Escolar, que podem facilitar – e muito – estas tomadas de decisão.

Para saber mais, fale com a nossa equipe.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.