As vantagens dos livros digitais

Você já leu ou comprou um e-book? Que tal conhecer as vantagens dos livros digitais e atualizar o acervo da sua escola
vantagens dos livros digitais

Por Joyce Querubino, cursando Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP. Na Prima, é Designer Instrucional e trabalha nas ações de experiências de aprendizagens e engajamento do cliente.

Um acervo infinito em mãos

Com os livros digitais, é possível armazenar uma enorme quantidade de exemplares em apenas um dispositivo, sem acumular ou ocupar espaço em prateleiras. Diversos títulos e temas ficam disponíveis em suas mãos para a leitura em qualquer lugar.

Encontrar um livro nunca foi tão fácil, por meio de plataformas de vendas de e-books, como a Odilo, é simples e rápido encontrar a obra desejada, com uma sinopse e o resumo detalhados, e com poucos cliques já iniciar a leitura.

Praticidade

Uma das vantagens dos livros digitais é a facilidade de transporte, você pode levar a qualquer lugar, porque os dispositivos eletrônicos não ocupam muito espaço e armazenam milhares de livros.

Além disso, não é preciso emprestar os livros fisicamente, o que muitas vezes pode ocasionar perdas ou danos às obras, basta compartilhar um link e enviar para quem quiser adquirir ou emprestar. Você tem a certeza de que os livros irão durar para sempre, porque estarão armazenados online. Sem preocupações com folhas perdidas ou amareladas!

Economia, compra e entrega

A economia é um diferencial e o benefício mais atrativo dos livros digitais, já que não demandam gastos com transporte e impressão, o que torna os custos de fabricação menores e resulta em um preço reduzido do exemplar.

Problemas como indisponibilidade, esgotamento, frete e necessidade de tempo e locomoção para ir até uma loja adquirir um exemplar, também não fazem parte da venda de livros digitais. A compra é simples, rápida e instantânea, o livro estará sempre disponível online, com poucos cliques, o e-book já estará em suas mãos, pronto para leitura.

Interatividade adulta e infantil

A interatividade é uma das grandes vantagens dos livros digitais, durante a leitura é possível personalizar o e-book, aumentando o tamanho da fonte, trocando as cores das páginas e efetuando marcações e observações editáveis. Além da possibilidade de encontrar com facilidade os capítulos por meio do índice eletrônico, que com apenas um clique, leva rapidamente a qualquer capítulo.

Na área infantil, os e-books também ganham destaque pela interatividade, já que prendem totalmente a atenção das crianças que se divertem lendo e fazendo parte da história de seus personagens favoritos, interagindo com animações que só um livro digital pode proporcionar. Esse pode ser um importante aliado no processo de alfabetização, por exemplo.

Alguns exemplos de histórias infantis interativas são: “Dragoberto” (Nara Vidal), “Karen, a velha tartaruga de Pedro” (Filomena Livros Independentes), entre muitas outras.

Já para os adultos, alguns exemplos de livros são: “The Magic of Reality” (Richard Dawkins), “Alice in Wonderland”, disponível para iPad , o livro de receitas “Martha Stewart Cookies”,  também disponível para iPad, o guia de viagens “Paris: DK Eyewitness”, e outros.

Acessibilidade e educação inclusiva

Os livros digitais têm como vantagem a educação inclusiva, porque trouxeram a acessibilidade a crianças com deficiência, enriquecendo os textos com áudios, narrativas e gamificações. Além disso, houve o surgimento dos audiobooks, que são livros narrados com ou sem efeitos sonoros, permitindo a educação inclusiva de deficientes visuais e conforto aos leitores que desejam apenas ouvir as narrativas de seus livros favoritos.

Conforto e privacidade

Ler na cama pode parecer uma tarefa complicada com um livro normal, mas com livros digitais, é muito mais prático. O conforto é notável, já que com um tablet, kindle ou até mesmo um smartphone, é possível segurar com apenas uma mão, por seu tamanho menor e design fino, fica mais simples ler em qualquer posição, sem preocupação em segurar páginas ou se perder na leitura.

Os livros digitais também apresentam uma vantagem interessante para a leitura em locais públicos, que é a privacidade. Visto que curiosos não poderão ver a capa do livro, tornando a leitura mais privada e fugindo do ditado popular daqueles que julgam um livro pela capa.

Gostou de saber mais sobre os livros digitais?

Agora você pode atualizar seu acervo com essas vantagens. A plataforma Odilo, associada ao Philos ou ao SophiA Biblioteca, é a melhor opção para gerenciar as obras físicas e digitais da biblioteca e facilitar o dia a dia dos profissionais que ali atuam. Entre em contato pelo e-mail vendas@Sophia.com.br e saiba mais sobre essa solução!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.