Aspectos positivos do ensino em casa e das aulas online

Ensino em casa

Ensino doméstico, ensino híbrido e vídeoaulas: pelo jeito, esses são só alguns dos aspectos da vida durante a pandemia que vão continuar sendo realidade durante um tempo. O Brasil vive hoje um momento crítico de disseminação do novo coronavírus e ainda é difícil enxergar um cenário no qual as escolas tenham voltado a operar normalmente, com 100% da capacidade. Certamente, vamos precisar adotar, por mais alguns meses, as ferramentas online para realizar atividades escolares. Respire fundo!

Se por um lado pode estar muito difícil para toda a comunidade escolar permanecer realizando aulas remotamente, por outro, existem os aspetos positivos destas mudanças que foram forçadas pelo distanciamento social. O texto de hoje é um convite à reflexão sobre esses aspectos positivos do ensino doméstico (homeschooling). Nem tudo tem sido ruim.

Ensino híbrido: o tradicional e o tecnológico juntos pelo melhor da sua escola

A tecnologia como uma importante aliada na Educação

Se até 2020 ainda existiam algumas pessoas avessas ao binômio tecnologia + Educação, agora, é impossível vê-los separados. Sem a internet, sem as ferramentas de encontro e compartilhamento de informações e sem o apoio de uma estrutura de TI, não seria possível continuar as atividades escolares de modo algum.

Foi a tecnologia que possibilitou esse encontro virtual, não tão adequado, mas que salvou o ano letivo de milhares de alunos em 2020 – e continua para muitos em 2021. As escolas que não tinham os processos de informatização bem estruturados foram as que mais sofreram e, hoje, podem ver com mais clareza a importância de ter estrutura digital.

Todas essas adequações incluíram, dentre outros aspectos, a definição da melhor plataforma para a realização das aulas, como Zoom Meetings ou Google Hangouts, a escolha de um caderno ou agenda digital, como Agenda Edu ou QMágico, que contenha atividades a serem realizadas e recados aos pais/responsáveis, e o uso de um software de gestão escolar que centralize informações relevantes para a análise e manutenção dos indicadores de sucesso da instituição de ensino.

Ferramentas online ajudam na dinâmica escolar

Até a biblioteca precisou se digitalizar

Até mesmo a biblioteca das escolas precisou passar a oferecer opções digitais, obras que pudessem ser consultadas online, indo além do acervo físico. Foram necessárias mudanças rápidas, adaptações, mas é notável a contribuição que estas ações terão para a evolução da Educação como conhecíamos anos atrás.

Conteúdo digital e pandemia

Curso online Conteúdo Digital para bibliotecas

Não há dúvidas de que precisamos retomar as atividades de contato social, que são de extrema importância para o desenvolvimento infanto-juvenil. Mas, enquanto isto ainda não é 100% seguro, que tal olhar pelo lado bom das mudanças? Esperamos que tenha gostado de pensar um pouco sobre o lado positivo das aulas online e do ensino em casa. Compartilhe com a gente como tem sido esta realidade em sua escola!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.