Atividade para Educação Infantil: dicas de como trabalhá-la

Para oferecer uma formação integral para as crianças, é fundamental elaborar a atividade para Educação Infantil unindo o lúdico com os novos aprendizados
Atividade para Educação Infantil

A infância representa a fase em que o ser humano está mais aberto a novos aprendizados e consegue internalizá-los de uma forma muito mais rápida do que na vida adulta. De acordo com o americano James Heckman, estudioso da educação voltada para crianças, até os 5 e 6 anos de idade, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Por isso, traçar estrategicamente a atividade para Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos.

Muitas vezes, essa etapa da educação é vista apenas como um momento de brincadeiras e diversão para os pequenos. No entanto, a atividade para Educação Infantil é focada no aprendizado lúdico, que desenvolve uma série de aspectos importantes para a formação das crianças.

Os educadores e gestores escolares conhecem muito bem a importância da atividade para Educação Infantil, por isso, estão sempre em busca de novidades e inspirações que possam potencializar ainda mais o aprendizado dos seus alunos. Para auxiliá-los neste processo, reunimos na sequência deste artigo dicas de como trabalhá-la de forma eficaz.

Confira!

A importância da atividade para Educação Infantil

Como mencionado no início, a atividade para Educação Infantil, quando bem planejada, ajuda no desenvolvimento integral das crianças. Na escola, os pequenos estão inseridos em um ambiente em que novos aprendizados são apresentados a todo o momento. Como são “mini esponjas”, os alunos conseguem absorver de forma rápida todos esses conhecimentos.

Por meio de brincadeiras e desafios lúdicos, a criança trabalha o desenvolvimento cognitivo e corporal, aprimorando a imaginação, a fala, a coordenação motora (grossa e fina), a criatividade, entre outros pontos fundamentais para a sua formação.

Além disso, a atividade para Educação Infantil realizada em grupo é essencial para a promoção de vínculos e socialização entre os pequenos, pois eles aprendem a lidar com perfis diferentes, fazem novas amizades e desenvolvem sentimentos positivos por pessoas fora do seu círculo familiar, como pelos professores, colegas e assistentes de classe.

Dicas de atividades para Educação Infantil

As atividades para Educação Infantil são essenciais para trabalhar todo o potencial apresentado pelas crianças nesta fase escolar. Por isso, o desafio dos educadores e gestores é planejar e executar tarefas que proporcionam aprendizados significativos para elas.

Reunimos algumas atividades para Educação Infantil que podem fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições de ensino. São elas:

Pintura utilizando as mãos

Em um mundo conectado e com uma série de recursos tecnológicos voltados para o público infantil, atividades como pintura podem parecer pouco interessantes para as crianças do século XXI. Mas a realidade é bem diferente: os pequenos adoram as descobertas proporcionadas por esse tipo de tarefa.

Para elaborar essa atividade para Educação Infantil, é preciso oferecer para os alunos telas, cartolinas e tintas de várias cores. Depois, convidá-los para utilizar as mãos como pincéis, unindo criatividade, diversão e desenvolvimento motor.

Peça com fantoches

Outra atividade para Educação Infantil que pode ser incorporada ao PPP da sua escola é a peça com fantoches.

Ao participar do “Clube de Teatro”, os pequenos desenvolvem a imaginação ao simular as vozes e os comportamentos dos personagens. A atividade também ajuda a criança a construir a sua identidade, já que terá a oportunidade de desempenhar diversos papéis sociais e experimentar diferentes sensações e emoções durante os ensaios e apresentações.

Jogos de adivinhação 

Por meio dos jogos de adivinhação, as crianças aprendem novas formas de se expressar além da fala, sendo que há várias estruturas que os educadores podem seguir nessa atividade para Educação Infantil. Geralmente, o jogo funciona da seguinte forma: o professor seleciona um estudante e pede para ele representar um objeto, sentimento (como a alegria) ou uma situação para os colegas. 

Depois, o pequeno tem alguns minutos para ajudar os amigos a adivinharem o que ele está representando por meio de mímicas.  O aluno que acertar será o próximo a realizar outra representação, dando sequência ao jogo.

Há muitas possibilidades de trabalhar a atividade para Educação Infantil de forma efetiva. Porém, com a correria do dia a dia, é até difícil para os educadores terem tempo para planejar essas ações.

Para ajudá-los, os gestores podem adotar softwares como o SophiA Educação Infantil, que irá auxiliar os professores na gestão, permitindo que eles  tenham mais liberdade para pensar nessas e em outras atividades para Educação Infantil.

Para conhecer mais detalhes sobre as funcionalidades do SophiA Educação Infantil, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. 

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.