Biblioteca digital: tudo que você precisa saber antes de escolher uma plataforma de conteúdo licenciado

Saiba mais sobre a Odilo, plataforma de conteúdo digital integrada ao SophiA Biblioteca e Philos, com mais de 3 milhões de títulos
plataforma de conteúdo digital

Com um acervo de conteúdo digital amplo, a plataforma Odilo é usada em todo o mundo por escolas públicas e privadas, bibliotecas escolares, culturais e universitárias, além de empresas, para a composição de seus acervos digitais de educação corporativa. São mais de 3 milhões de títulos disponíveis em 40 diferentes idiomas, que podem ser selecionados e personalizados para a sua biblioteca, pensando no perfil e o que consome o seu público. A Odilo possui mais de 5,9 mil provedores de conteúdo à disposição para facilitar esse processo de seleção do acervo digital da sua instituição.

CONTEÚDO EXCLUSIVO: baixe nosso e-book gratuito. Basta clicar no botão abaixo:

Baixe agora o e-book “Biblioteca Digital ao seu alcance

Já são 149 milhões de usuários ativos, em quase 8 mil instituições e 50 países, utilizando a plataforma para criar experiências digitais de aprendizagem personalizadas, que permitem a inclusão de conteúdo licenciado e próprio. As mídias disponíveis incluem e-books, mas não só eles, ofertando também audiobooks, vídeos, cursos, revistas, jornais, podcasts e quadrinhos.

Veja matéria sobre a Odilo no Bom Dia SP, da Globo. As Bibliotecas São Paulo e Parque Villa Lobos utilizam a plataforma.

Assista aqui

Outro recurso muito interessante da Odilo é a aprendizagem por meio das soluções de Inteligência Artificial, que inclui painéis acionáveis durante a leitura e insigths ou estatísticas orientados pelos dados de navegação do usuário. É possível, por exemplo, durante a leitura, adicionar comentários, fazer desenhos e responder perguntas. Odilo entrega colaboração e interatividade para incentivar o hábito da leitura em todas as idades e todos os contextos de aprendizado.

Para entender como fazer a gestão do acervo híbrido ou digital da sua biblioteca, assista ao vídeo abaixo, apresentado pela bibliotecária Liliana Giusti Serra:

Integração com os softwares de gestão SophiA Biblioteca e Philos

Quando falamos sobre conteúdo digital, existem duas possibilidades para veiculá-lo em sua biblioteca: de forma aberta ou licenciada. A primeira opção diz respeito a domínio público, publicações acadêmicas e institucionais (com autorização) e publicações gratuitas. Dentro do sistema, fica registrado como “repositório digital”.

Já o conteúdo licenciado, está associado a uma plataforma fornecedora de conteúdo e não fica armazenado em repositório. Isso significa que a biblioteca não recebe os arquivos, ela tem um período de licenciamento para ofertá-los ao usuário. Neste caso, dentro do sistema, o conteúdo fica disponível em “arquivos e sites”.

Nos dois casos, o acesso dos usuários ao conteúdo do catálogo digital pode ser feito diretamente pelo Terminal Web da biblioteca. Mas mesmo sem ter o SophiA Biblioteca, o Philos ou outro software de gestão da biblioteca, você pode contratar uma plataforma de conteúdo digital. Ela poderá ser acessada pelos usuários diretamente pelo endereço na web da empresa fornecedora de conteúdo.

Além da Odilo, o SophiA Biblioteca é integrado a diversos outros fornecedores de conteúdo digital, como Pearson, Saraiva, Minha Biblioteca, VLex, Toca Livros, entre outros.

Fale com nossa equipe para saber mais sobre a Odilo e as soluções do SophiA para acervo digital.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.