Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

8 clássicos brasileiros que sua biblioteca escolar deve ter

Para garantir que os alunos tenham acesso a uma formação integral, as instituições de ensino devem montar uma biblioteca escolar ampla e diversa, com títulos que ajudam no desenvolvimento das crianças e jovens em suas diferentes fases de aprendizagem.

Os clássicos brasileiros também  merecem um destaque especial nesse contexto, pois além de aproximarem os estudantes da literatura nacional desde a infância, são obras fundamentais para a preparação para os principais vestibulares do país. 

Se você quer verificar se a sua biblioteca escolar tem os principais clássicos brasileiros no acervo, confira na sequência deste artigo algumas sugestões que certamente irão fazer sucesso com os seus alunos.

Clássicos brasileiros que não podem faltar em sua biblioteca escolar 

É importante que uma biblioteca escolar conte com os clássicos brasileiros que têm a responsabilidade de eternizar grandes autores da literatura nacional. Principalmente na fase pré-vestibular, os jovens intensificam a leitura dessas obras, já que boa parte das universidades as colocam como leitura obrigatória. 

Por isso, a seguir listamos 8 clássicos brasileiros que são fundamentais para o aprendizado dos alunos nesse e em outros momentos da trajetória escolar

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

1. Pé de Pilão

Um dos livros queridinhos do público infantil e que é considerado um clássico da literatura brasileira é o livro Pé de Pilão, escrito por Mário Quintana. A história traz uma combinação de cultura popular, religião e imaginação, contando a trajetória de um menino transformado em pato que está em busca de sua avó enfeitiçada por uma fada. 

2. A arca de Noé

Outro clássico da literatura infantil é a obra de Vinícius de Moraes intitulada de A arca de Noé. Famoso pelas suas composições de MPB e Bossa Nova, o músico escreveu esse livro, voltado para crianças, que traz 32 poemas que estimulam a imaginação dos pequenos, além de despertar o gosto pela leitura. Um dos poemas mais famosos do livro é “O Pato e a Casa e a Foca”.

3. O Menino Maluquinho

Uma biblioteca escolar que tenha um espaço destinado para livros infantis não pode deixar de ter esse clássico brasileiro, O Menino Maluquinho, do Ziraldo. As aventuras do garoto esperto e atrapalhado que não tira a panela da cabeça já fez parte da infância de milhares de pessoas. Além do livro, a história também foi transformada em filme e peça de teatro.

4. A Bruxinha Atrapalhada

Para finalizar as indicações de clássicos infantis brasileiros para sua biblioteca escolar, apresentamos o livro A Bruxinha Atrapalhada, da autora Eva Furnari. A história estimula a  imaginação infantil e é ideal para crianças que estão na fase de alfabetização, pois não há palavras, somente ilustrações. 

O livro conta com dez historinhas em que a bruxinha faz coisas incríveis com sua varinha mágica, muitas vezes ela consegue o sucesso, mas em outras não, e acaba em situações atrapalhadas e divertidas.

Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

5. O Cortiço 

A obra de Aluísio Azevedo, O Cortiço, não pode faltar na biblioteca escolar que tenha alunos em fase de preparação para o vestibular. O livro aponta as desigualdades existentes nos cortiços do Rio de Janeiro durante o século XIX, mostrando ideologias e relações sociais presentes na sociedade da época. Ao todo, esse clássico nacional conta com 23 capítulos, em que os aspectos de romance e crítica estão presentes.

6. Vidas Secas 

Outro romance de destaque, que foi publicado pela primeira vez em 1938, é Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O livro narra a saga de uma família nordestina do sertão em busca de uma vida melhor, abordando questões sociais que ainda hoje estão presentes, principalmente na região Norte e Nordeste do país.

7. Capitães de Areia

O grande autor Jorge Amado também entra na lista dos clássicos brasileiros que não podem faltar na sua biblioteca escolar com a obra Capitães da Areia. No livro, é narrada a  vida de um grupo de meninos que ganham as ruas de Salvador e formam uma gangue que pratica diversas infrações nos bairros nobres da capital baiana. Escrito em terceira pessoa, o livro apresenta as atitudes erradas dos menores, assim como as aspirações e desejos de infância. 

8. Memórias Póstumas de Brás Cubas

O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é um dos mais requisitados nos vestibulares de todo o país. A narrativa irreverente conta as histórias do defunto Brás Cubas, que decide contar as suas aventuras depois de morto. Baseado na ironia, a obra aborda o luxo e os exageros da elite da época.

O interessante é que a trajetória de Brás Cubas é narrada desde a sua infância até a sua morte, sem seguir uma ordem cronológica. 

Reunimos no artigo de hoje 8 clássicos brasileiros que sua biblioteca escolar deve ter para montar um acervo diverso.  Porém, é preciso ir além e gerenciar esse espaço e todas as obras, tornando a biblioteca um local realmente convidativo e que incentive a leitura, e nessa tarefa nada melhor do que contar com um bom sistema de gestão, como o Philos, desenvolvido pela Prima. 

Para conhecer mais sobre o sistema, clique aqui e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.