Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 25 OUT 2017 - 16H43

A importância das bibliotecas nas escolas no processo de alfabetização

Conheça a importância das bibliotecas nas escolas durante a alfabetização e veja também como um software de Gestão de Bibliotecas pode contribuir nesse processo.

A criança que tem o hábito da leitura internalizado e mantém contato com a literatura desde os primeiros anos de vida é beneficiada em diversos aspectos importantes para a sua formação integral, como o aprimoramento do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e também a comunicação com as pessoas ao seu redor.

Entretanto, para usufruir de todos esses benefícios, é preciso que o intenso e complexo processo de alfabetização transcorra bem. Nesta desafiadora etapa da educação básica, o estímulo, o acompanhamento e a utilização de recursos adequados é fundamental para a formação de leitores críticos e engajados.

Um dos pontos imprescindíveis para o processo de alfabetização das crianças são as bibliotecas nas escolas. É fácil notar a animação dos alunos ao saber que farão uma visita ao local. Principalmente na Educação Infantil, quando tudo é descoberta, a mudança do ambiente físico e a aproximação com o universo mágico dos livros acaba despertando no estudante um interesse diferenciado pela cultura letrada. Por isso, as bibliotecas nas escolas são de extrema importância antes, durante e após a alfabetização do aluno.

Na sequência deste post, vamos mostrar outros pontos em que alfabetização e biblioteca se complementam, e também vamos destacar estratégias que ajudam a gerenciar os acervos de instituições de ensino de todos os portes. Não perca!

Biblioteca: um espaço repleto de descobertas


Como vimos, ter biblioteca na escola desde a Educação Infantil é fundamental para que o processo de alfabetização, iniciado nesta etapa, siga conforme o planejado nas séries subsequentes do Ensino Fundamental. Isso porque a literatura é parte importante para o desenvolvimento e acesso dos alunos à cultura.

Mas as bibliotecas nas escolas são mais que um espaço destinado à leitura; esses locais representam uma aproximação real do aluno com a literatura, isto é, com as histórias orais, as cantigas de roda e as parlendas - versinhos com temática infantil tão difundidos em nossa cultura.

Nesses ambientes, os educadores podem utilizar a literatura não somente como uma estratégia para ensinar determinados conteúdos, mas, sim, como uma forma de estimular a imaginação da criança, permitindo que ela amplie as suas referências e use a fantasia para compreender e se relacionar com o mundo.

Estímulo a leitura e a liberdade de escolha


Todas as atividades escolares que são realizadas fora da sala de aula, como em laboratórios ou na quadra, costumam despertar ainda mais o interesse dos alunos. O mesmo acontece com as visitas às bibliotecas nas escolas. Durante a fase de alfabetização, esse espaço pode ser utilizado para elevar o interesse dos estudantes pela leitura.

É importante tornar a atividade agradável e sem tantas imposições. Por mais que o educador tenha que direcionar os conteúdos adequados à faixa etária e à etapa de alfabetização que a criança se encontra, é interessante dar aos pequenos a liberdade de manusear os livros na biblioteca e escolher os que mais chamaram a sua atenção.

Essa estratégia faz parte do processo de incentivo à leitura, então, vale deixar o aluno escolher um livro por ele ter poucas páginas, ter imagens legais ou mesmo por tratar de um tema que ele goste.

Assim, aos poucos, o ato de ler se tornará um hábito na vida do estudante, pois quanto mais ele avança no processo de alfabetização, mais descobertas e novos aprendizados ele conquistará. Por isso, a biblioteca é o espaço ideal para fomentar o gosto pela leitura e complementar o trabalho de alfabetização na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Veja como a gestão assertiva da biblioteca é importante para as escolas no processo de alfabetização

Vimos que ter biblioteca na escola é fundamental para que a alfabetização dos alunos seja completa e enriquecedora. Além disso, as bibliotecas nas escolas seguem sendo de suma importância em todos os ciclos, pois é neste ambiente que os estudantes terão acesso aos mais diversos conteúdos relacionados às diferentes disciplinas.

Por isso, para que tudo se mantenha organizado, permitindo que os alunos e também os docentes interajam bem no espaço, é fundamental contar com uma gestão assertiva da biblioteca. Além de toda a expertise do educador responsável pelo local, atualmente, é essencial contar com recursos tecnológicos que otimizam a gestão do acervo da biblioteca, como veremos a seguir.

Praticidade no gerenciamento

Bons softwares de gestão de bibliotecas são fáceis de usar, não é preciso ter um conhecimento avançado em tecnologia para explorar os recursos oferecidos. Na página inicial, por exemplo, o bibliotecário consegue acessar as principais estatísticas da biblioteca, como tamanho do acervo e circulações. Além disso, informações sobre empréstimo e devolução também são facilmente visualizadas na plataforma de gestão.

A agilidade na catalogação de livros também é outro ponto de destaque de um bom software de Gestão de Bibliotecas. A ferramenta permite, por exemplo, importar os dados bibliográficos apenas digitando o ISBN da obra.

Benefícios para alunos e professores


Com uma gestão mais assertiva, os alunos também saem ganhando. Isso porque os softwares facilitam a busca, a renovação e as reservas realizadas pelos estudantes e também pelo corpo docente, tornando as bibliotecas nas escolas mais dinâmicas e interativas, acompanhando a evolução da educação do século XXI.

Neste artigo, mostramos a importância das bibliotecas nas escolas durante o processo de alfabetização do aluno. Aproveitamos para enfatizar que contar com uma solução tecnológica para gerir a biblioteca da sua escola é uma escolha vantajosa e prática, pois evita problemas recorrentes nas bibliotecas, ajudando a tornar o espaço ainda mais propício para o desenvolvimento da leitura.

Se você se interessou e quer conhecer mais sobre bons softwares de gestão, clique aqui e veja como o Philos pode aprimorar o gerenciamento da sua biblioteca!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.