Bibliotecas e Acervos

Adolescentes na biblioteca escolar - ideias que funcionam

Conheça estratégias testadas e aprovadas que ajudarão a aumentar o interesse e a frequência de adolescentes na biblioteca escolar!

Escrito por SophiA

14 ABR 2022 - 13H07 (Atualizada em 14 ABR 2022 - 14H46)

adolescentes-na-biblioteca-escolar-ideias-que-funcionam


Encontrar adolescentes na biblioteca escolar, considerando que essa é uma geração muito alinhada com a tecnologia, é uma tarefa bem desafiadora.

Entretanto, isso não quer dizer que seja impossível incluir o hábito da leitura na rotina dos mais jovens.

Contudo, além de bons títulos no acervo, é preciso criar estratégias que mudem a ideia de que livros são uma obrigação chata, transformando-os em uma companhia agradável e importante.

E é exatamente isso que uma boa obra representa: uma excelente oportunidade de: 

- Ampliar conhecimento sobre os mais variados temas;

- Melhorar a escrita e aumentar o vocabulário;

- Refletir sobre assuntos diversos, melhorando a capacidade de interação com outras pessoas;

- Ter maior flexibilidade para lidar com situações do dia a dia;

- Se divertir com uma boa história que desperta emoções variadas, proporcionando momentos de lazer incríveis.


Buscamos algumas ideias bem bacanas que estão sendo aplicadas com sucesso em bibliotecas.

Elas podem servir de inspiração para você elaborar ações que conquistem de vez leitores mais novos, despertando o hábito da leitura. 


Adolescentes na Biblioteca Escolar - 3 ideias testadas e aprovadas 

Todo bibliotecário comemora a formação de leitores, mas para isso é preciso superar desafios como a baixa procura pelo acervo.

Mas, que bom, existem diversas formas de aumentar a frequência de adolescentes na biblioteca escolar. Como, por exemplo, os três projetos que listamos a seguir.

Eles foram colocados em prática com sucesso por bibliotecas de Madri, Rio de Janeiro e Votuporanga, no interior paulista.

Acompanhe e se inspire! 


1) Bibliotubers – essa ideia para ter mais adolescentes na biblioteca escolar vem de Madri 

Em um universo repleto de tecnologias atrativas, esperar que os mais novos larguem os eletrônicos e procurem a biblioteca escolar por si só, não costuma ser o melhor caminho.

Nesse sentido, unir tecnologia e livros foi a ideia implantada em 2017 pela Biblioteca Pública Municipal de Portazgo, em Madri.

O projeto, intitulado Bibliotubers, fomenta a leitura e tem a capacidade de aumentar o número de adolescentes na biblioteca escolar.

Atualmente, nove meninas e meninos, entre 13 e 15 anos, fazem parte de um clube de leitura especial.

Após terminarem de ler as obras, apropriadas para a idade, eles protagonizam vídeos com a sinopse e crítica do livro.

Ao adotar um recurso muito apreciado por esse público (o vídeo), o projeto estimula o hábito de leitura e atrai mais leitores dessa faixa etária.

Sem contar que promove maior engajamento entre os usuários e o acervo


2) Hora do Conto e Oficinas de Jogos Dramáticos 

Da Cidade Maravilhosa vem a ideia de criar a hora do conto, com oficina de jogos dramáticos - em um projeto com os profissionais da Biblioteca Infantojuvenil – BIJU em parceria com as Escolas de Artes Cênicas e Biblioteconomia da UNIRIO.

As atividades elaboradas pelos acadêmicos envolvem tanto a contação de história, como planejamento, manutenção e organização de oficinas de espetáculos.

Uma excelente maneira de ter mais adolescentes na biblioteca escolar - ou mesmo na pública. Além de ampliar os conhecimentos em teatro e estimular a sensibilidade crítica, elementos muito importantes nesta fase do desenvolvimento.

Dessa forma, os participantes de oficinas realizam leitura de diversos materiais e obras para ter referências e poder atuar.

Assim, o resultado final dessa estratégia é despertar a curiosidade, fornecer novas experiências de estudo e transformar a leitura em lazer.  


3) Multimídia e jogos interativos 

Como já citamos, é possível utilizar a tecnologia como uma grande aliada, para ter e manter adolescentes na biblioteca escolar, colaborando com seu desenvolvimento.

Por esse motivo, espaços especiais foram implantados em Votuporanga (SP). Combinando livros com música, teatro e recursos multimídia, os alunos sentem-se mais atraídos pela leitura.

Os espaços, encontrados em bibliotecas escolares e públicas da cidade, têm sido criados com brinquedos pedagógicos, móveis coloridos, jogos educativos e aparelhos multimídia.

Esse ambiente lúdico recebeu a aprovação dos usuários que afirmam ter mais vontade de visitar as bibliotecas agora que outras atrações foram criadas para destacar ainda mais os livros! 


Use a tecnologia a favor da biblioteca escolar 

Existem diversas maneiras de aumentar o número de adolescentes na biblioteca escolar.

Mostramos aqui 3 ideias de grande sucesso que, além de práticas, podem ser implementadas em qualquer biblioteca.

E a mesma tecnologia que se mostra importante para cativar o leitor mais jovem, também assume papel essencial na gestão do acervo e para otimizar a rotina dos profissionais.

As soluções SophiA permitem que reservas, renovações, empréstimos e pesquisas de acervo sejam feitas de modo online. Até mesmo a catalogação torna-se muito mais fácil, bastando usar o número de ISBN para importar todos os dados da obra.

Relatórios diversos, como obras mais procuradas ou títulos procurados pelos usuários, mas que não constam no acervo, também são obtidos com poucos cliques.

Assim, sobra mais tempo para os bibliotecários se dedicarem a ações que ajudam a formar leitores.

Esperamos que tenha gostado de conhecer essas ideias incríveis para ter mais adolescentes na biblioteca escolar, continue acompanhando o blog do SophiA para acessar dicas e novidades.

Nele você encontra, entre outros conteúdos, os artigos: 

Quadrinhos na biblioteca escolar. Porque apostar nessa ideia!

Livros que viraram filme: uma forma de fazer seus alunos se apaixonarem pela leitura 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.