Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Biblioteca digital escolar: o que é?

Para despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais próximo de suas vivências, a biblioteca digital escolar é uma ótima opção!

Para promover a formação integral dos alunos, as instituições de ensino devem contar com um amplo e variado acervo físico, com obras que atuam como complementos do que é ensinado em sala de aula, além de serem essenciais para que as crianças e os jovens possam “mergulhar” em um universo repleto de descobertas. Mas, ter uma biblioteca digital escolar também é importante, já que essa modalidade facilita o acesso e a manutenção dos materiais.

Muitas universidades e centros de pesquisa já optaram por criar e gerir um acervo virtual, tornando o acesso à informação mais democrático. Para os colégios, essa é uma modalidade ainda recente, porém, muito importante. 

Hoje, tanto o acervo físico quanto a biblioteca digital escolar são complementares e tornam o processo de ensino-aprendizagem mais alinhado à realidade dos estudantes, que passam boa parte do dia conectados e têm facilidade em utilizar recursos online.

Se você atua em uma instituição de ensino e quer entender como funciona e quais os benefícios de ter uma biblioteca digital escolar, não deixe de conferir as informações que reunimos na sequência deste artigo.

O que é a biblioteca digital escolar?

Nos últimos anos, vivenciamos uma série de avanços tecnológicos que transformaram a vida e os hábitos da população. As crianças e os jovens hoje em fase escolar foram os mais impactados por essa evolução, já que eles conheceram o mundo na chamada “Era Digital”. Por conta disso, os hábitos dos alunos atuais são diferentes dos vivenciados há 10 ou 15 anos, pois com a tecnologia na palma das mãos, esse público vem dinamizando a forma de estudar.

Neste cenário de transformação, a biblioteca digital escolar ganha um destaque especial. De uma forma simplificada, esse tipo de acervo reúne virtualmente diversos livros, arquivos digitalizados, fotos, vídeos e áudios que são importantíssimos para o processo de ensino-aprendizagem.

Com a adoção da biblioteca digital escolar, complementar ao acervo físico, a instituição de ensino dará aos alunos a chance de acessar inúmeras obras sem precisar necessariamente estar no colégio. Além de móvel, o acervo virtual aproxima os jovens da busca pelo conhecimento, já que o mundo online faz parte do dia a dia.

Diferentemente dos mecanismos de busca disponíveis na internet, que apresentam conteúdos diversos sem nenhum filtro, a biblioteca digital escolar disponibiliza para os alunos um conteúdo mais dirigido, de acordo com a faixa etária e com temas científicos e literários que são relevantes para a formação.

A gestão é fundamental

A biblioteca digital escolar merece a mesma atenção que o acervo físico, pois possui uma função bem semelhante em relação à formação dos alunos. Entretanto, para desempenhar esse papel estratégico dentro das instituições de ensino, é fundamental que as mesmas contem com boas ferramentas para a gestão do acervo virtual.

Uma excelente opção para os colégios que estão implantando ou querem ampliar a atuação da biblioteca digital escolar é o Philos, software desenvolvido pela Prima, empresa especializada em tecnologia para o mercado educacional. Com o objetivo de facilitar a catalogação e outros processos da área, essa é a solução perfeita para gerir acervos híbridos.

Conheça algumas funcionalidades do software que irão aprimorar a gestão da sua biblioteca digital escolar:

- Acesso ao portal que permite fazer pesquisas no acervo, realizar reservas e renovações de empréstimos, visualizar quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca e também quais as obras mais emprestadas;

- Gestão descomplicada em uma plataforma única para acervos híbridos (digital e físico);

- Praticidade na catalogação de livros com a importação de registros via ISBN;

- Estatísticas do acervo e de circulação facilmente acessadas, permitindo que a equipe da biblioteca digital escolar realize ações de incentivo à leitura;

- Fácil instalação do sistema;

- Suporte técnico total para que o bibliotecário se dedique a outras áreas importantes.

Com o Philos, as instituições de ensino conseguem ter uma biblioteca digital escolar e um acervo físico eficientes, pois a gestão é realizada de forma prática e com dados estratégicos, que ajudam a dinamizar a rotina dos bibliotecários que podem se dedicar mais à área pedagógica, além de facilitar o acesso e a interação dos estudantes com as obras e documentos disponíveis.

Gostou das informações apresentadas neste artigo e quer conhecer um pouco mais sobre o Philos e suas funcionalidades? Entre em contato com a nossa equipe e agende um bate-papo sem compromisso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.