Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Biblioteca escolar é lugar de criança: como incentivar a leitura

Veja como a biblioteca escolar pode ajudar a incentivar o gosto pela leitura ainda na infância, transformando o Brasil em uma nação de leitores ativos

A leitura é um hábito fundamental para a formação integral dos estudantes, pois ela é responsável por enriquecer as experiências acadêmicas dos alunos, sendo importante também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros cidadãos.

Mas, infelizmente, a leitura não recebe atualmente a atenção necessária. O Brasil, por exemplo, possui um índice baixíssimo de leitores ativos. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope a pedido do Instituto Pró-Livro, cerca de 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Esses são dados preocupantes e que precisam mudar o quanto antes. Mas, para que o cenário se torne diferente, é necessário alterar a forma como a leitura e os livros são apresentados aos alunos ainda na infância, quando os hábitos são criados e consolidados pelos pequenos.

Nesse panorama, a biblioteca escolar tem um papel fundamental para despertar nas crianças o prazer de ler. O ambiente, além de ser destinado à leitura e ao letramento, pode oferecer experiências lúdicas que incentivam o interesse dos alunos pelo universo dos livros. A participação dos pais nesse processo é muito importante, mas, em alguns casos, a própria família pode não ter o hábito de ler enraizado, o que torna ainda mais essencial a participação dos bibliotecários e educadores.

Na sequência, iremos apresentar algumas formas de incentivar a leitura dentro das escolas, aproximando as crianças da biblioteca escolar e da cultura letrada. Veja!

Novos olhares para a biblioteca escolar

O primeiro passo para incentivar o hábito da leitura nas crianças é mudando o modo como elas enxergam a biblioteca escolar e as atividades propostas. Em muitas situações, a biblioteca é vista pelos alunos como um ambiente de “castigo”. Isso acontece porque quando o estudante tem um comportamento inadequado, ele é encaminhado para pensar em sua atitude na biblioteca escolar.

Além disso, o ambiente também é pouco frequentado pelos estudantes devido a conotação de lugar “chato” que foi atribuída ao longo do tempo. Para mudar essas percepções ruins da biblioteca escolar, é preciso que os bibliotecários promovam ações que possam aproximar os alunos do local, fazendo com que a biblioteca se torne uma extensão da sala de aula e também um ambiente para viajar no mundo da imaginação.

Vamos apresentar a seguir algumas atividades interessantes que podem ser realizadas na biblioteca escolar para incentivar a leitura e mudar o modo como as crianças enxergam o ambiente.

Biblioteca parceira do planejamento da instituição de ensino

Para que haja uma transformação na forma como os estudantes interagem com a biblioteca escolar, ação que impacta diretamente no incentivo à leitura, é fundamental que os bibliotecários participem ativamente do planejamento escolar e apresentem ideias de atividades que possam ser realizadas no local conforme o calendário da instituição de ensino.

As datas comemorativas, por exemplo, podem ser amplamente exploradas na biblioteca escolar, mostrando aos alunos novas vertentes do local. Para celebrar o Dia das Crianças, uma ação interessante que pode complementar os estudos sobre a data é a realização de um sarau na biblioteca somente com cantigas infantis. Além de ser uma atividade rica em aprendizados, ela ajudará a apresentar a biblioteca de uma maneira mais divertida para as crianças.

Eventos especiais na biblioteca escolar ajudam a incentivar o gosto pela leitura

A participação ativa da biblioteca escolar no planejamento pedagógico do colégio é importante para aproximar os alunos dos livros. Mas, também é interessante utilizar o local para promover eventos especiais, que ajudam a incentivar o interesse pela leitura e pelo conhecimento que ela proporciona a todos.

Bate-papo com autores da literatura infantil

Encontros com autores de obras voltadas ao universo infantil, por exemplo, costumam animar bastante as crianças, pois elas podem descobrir de onde surgiu determinado personagem, porque ele teve aquele desfecho na obra, além de esclarecer possíveis dúvidas e conhecer as curiosidades da história.

Leitura em grupo

Sessões de leitura em grupo na biblioteca, com os alunos sentados em rodas ou nas almofadas e pufes espalhados pelo local, contribuem para o estímulo à imaginação durante a leitura, tornando o espaço mais agradável e atrativo para os pequenos.

Feira do livro com a participação das crianças

As famosas feiras do livro também devem continuar sendo realizadas nas escolas. Mas, para engajar os pequenos e incentivar o prazer pela leitura dentro da instituição, é interessante convidar os alunos para ajudarem na preparação da feira. Vale todo tipo de ajuda/sugestão, como:

  • Organização dos estandes;
  • Planejamento das atividades culturais;
  • Sugestões de títulos que eles gostariam de ver na feira;
  • Produção de recitais ou peças teatrais para serem apresentadas durante o evento;
  • Alunos voluntários para participar da contação de histórias para outras turmas.

Todas essas ações ajudam a aproximar a criança da biblioteca escolar, além de mostrarem que a leitura é divertida e enriquecedora. Caso a sua instituição de ensino precise de uma parceria para tornar a biblioteca escolar mais interativa e interessante para as crianças e jovens, ajudando também no trabalho dos bibliotecários, veja como o Philos, software de gestão de bibliotecas desenvolvido pela Prima, pode te ajudar.


VEJA TAMBÉM:
Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

BAIXAR PLANILHA >>


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.