Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Bibliotecas corporativas: como escolher os livros para o acervo?

Confira as dicas para montar um acervo completo para as bibliotecas corporativas, ajudando a despertar o interesse dos colaboradores pelo espaço

Muitas empresas investem fortemente em ações que visam potencializar a formação dos funcionários, facilitando o acesso à educação e à cultura, e as bibliotecas corporativas são um ótimo exemplo disso. Além de fomentar o gosto pela leitura, esse espaço é essencial para a expansão do repertório de cada colaborador e para as ações focadas na educação continuada da equipe. 

Mas, para que as bibliotecas corporativas alcancem esses objetivos importantíssimos, é fundamental que a escolha dos livros que irão compor o acervo seja realizada de forma estratégica. Do contrário, o espaço não se tornará atrativo para os funcionários, ficando ocioso boa parte do tempo.

Se a sua empresa está pensando em investir nas bibliotecas corporativas, mas não sabe como montar um bom acervo, confira na sequência deste artigo dicas de como tornar o espaço agradável e repleto de aprendizado. 

3 dicas de como escolher livros para bibliotecas corporativas

Uma empresa é composta por colaboradores que possuem perfis totalmente distintos, sendo essa pluralidade muito valiosa por contribuir para o desenvolvimento de todos. Por isso, para fazer sucesso, as bibliotecas corporativas precisam ter obras que abordam temas variados e que possam agradar o maior número possível de pessoas.

Mas, como definir quais livros devem ser adquiridos? Como selecionar os gêneros? De quanto em quanto tempo o acervo precisa ser atualizado? Há um número mínimo de obras para as bibliotecas corporativas?

Essas e outras dúvidas são comuns quando as bibliotecas corporativas começam a ser planejadas. Para ajudar os profissionais responsáveis por essa tarefa dentro das empresas, listamos a seguir 3 dicas que ajudarão a escolher os melhores títulos para o projeto:

1. Fique atento aos livros mais vendidos

De tempos em tempos surgem livros que fazem bastante sucesso e se tornam verdadeiros best-sellers, certamente despertando o interesse dos funcionários, que podem inclusive procurá-los na biblioteca da empresa. 

A dica para quem irá gerenciar esse projeto é sempre acompanhar os lançamentos e também os livros que estão liderando a lista dos mais vendidos no país. Adquirir essas obras é uma forma de manter as bibliotecas corporativas sempre atualizadas, o que irá despertar ainda mais o interesse dos colaboradores pelo espaço.

2. Promova uma votação com os funcionários para escolher os novos títulos da biblioteca corporativa

Outra forma interessante de montar o acervo das bibliotecas corporativas é envolvendo os funcionários neste processo de escolha.

Geralmente, o espaço deve conter ao menos um livro por colaborador. Sendo assim, o profissional responsável pela gestão do projeto pode preparar uma lista com os novos livros que a empresa pretende adquirir e disponibilizá-la para os colaboradores, que terão que votar nas obras de seu interesse. Os títulos mais votados podem ser adquiridos para compor o acervo.

Outra forma de fazer uma votação é pedindo indicações de títulos diretamente para os funcionários. Depois, todos irão votar nas obras dessa nova lista que mais despertaram o seu interesse, e as mais votadas farão parte das bibliotecas. 

3. Transforme esse espaço com um acervo colaborativo

A participação dos colaboradores na escolha do acervo das bibliotecas corporativas é algo bastante positivo, e que contribui significativamente para o engajamento.

Por isso, uma outra forma de manter esse espaço sempre interessante é recebendo doações dos próprios colaboradores que queiram compartilhar com os colegas de trabalho conhecimentos que foram adquiridos por meio dos livros. Além disso, podem ser realizadas trocas com outras empresas que também possuem bibliotecas corporativas, mantendo o acervo sempre com novidades.

Cuidando da gestão desses livros 

Depois de conhecer as dicas para montar um acervo completo nas bibliotecas corporativas, é fundamental que o profissional responsável por esse projeto saiba realizar uma boa gestão. Claro que um trabalho tão importante como este não deve ser feito de forma manual e sem nenhum planejamento, por isso a dica é contar com recursos que foram desenvolvidos especialmente para a gestão desses espaços, como o SophiA Biblioteca, software criado pela Prima.

O software disponibiliza para os gestores das bibliotecas corporativas uma série de funcionalidades que irão otimizar o tempo e tornar a gestão do acervo muito mais assertiva. Abaixo, listamos alguns dos seus benefícios:

  • Gestão de biblioteca digital: vinculação de mídias diversas, além da integração com provedores de conteúdo digital, como Minha Biblioteca e Pearson. 

  • Painel administrativo: este recurso permite a visualização de dados estatísticos por meio de gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina do bibliotecário.

  • Legislação: cadastro e controle de normas nas esferas municipal, estadual, federal e internacional, tendo as alterações sofridas por elas durante sua vigência.

  • Disseminação seletiva da informação: o usuário pode ser avisado quando algo de determinado tema selecionado estiver disponível na biblioteca corporativa. 

  • Integração: o SophiA é integrado com outros sistemas usados na empresa, desta forma não é necessário cadastrar colaboradores em dois canais distintos.

  • Comunicação: aplique enquetes e saiba a opinião dos usuários da biblioteca corporativa sobre os mais variados temas.

Agora que você já sabe como projetar um acervo de sucesso para bibliotecas corporativas, que tal conferir na prática todos os recursos do SophiA Biblioteca? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita do software.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.