Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Como organizar uma biblioteca escolar de forma rápida e simples?

Saiba como organizar uma biblioteca escolar e otimizar processos para que os bibliotecários tenham mais tempo para atuar na área pedagógica

Quem atua como bibliotecário sabe que um dos grandes desafios encontrados na profissão é o de organizar uma biblioteca escolar de forma rápida, simples e intuitiva para os usuários. Isso porque as bibliotecas escolares contam com uma série de processos que devem ser realizados praticamente todos os dias pelos profissionais responsáveis, como a catalogação de livros, empréstimo e devolução de materiais, além, é claro, da interação diária com os estudantes, já que a biblioteca escolar faz parte do processo de formação dos alunos.

O que torna o objetivo de organizar biblioteca ainda mais complexo é a execução manual de alguns processos importantes. Por exemplo, utilizar planilhas para manter o acervo bibliográfico organizado não é uma das formas mais rápidas e simples de promover essa tarefa. Além disso, esse acúmulo de funções também impede que o bibliotecário participe mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Entretanto, o bom desempenho do profissional em ambas as funções é cobrado pela coordenação, o que torna a otimização dos processos da biblioteca escolar algo ainda mais importante nos dias de hoje. 

Para ajudar os bibliotecários que passam por esse momento, reunimos na sequência dicas de como organizar uma biblioteca escolar de forma efetiva, permitindo que os profissionais tenham tempo disponível para atuar em parceria com os educadores do colégio. Confira!

Organização do espaço físico

Vamos começar apresentando uma dica importante e que, na correria diária, pode acabar ficando em segundo plano: a organização do espaço físico da biblioteca escolar. A movimentação nesse local costuma ser contínua, pois há atividades projetadas pelos professores que são realizadas nas bibliotecas escolares, além das visitas dos estudantes nos intervalos das aulas.

Se o espaço físico não estiver organizado para receber toda essa movimentação, a biblioteca escolar pode acabar se tornando uma verdadeira bagunça. Para não ter esse problema, é interessante que os bibliotecários fiquem atentos aos seguintes pontos:

Prateleiras organizadas

Muitas instituições de ensino incentivam os alunos a interagirem diretamente com a biblioteca escolar, permitindo que eles explorem o local e encontrem de forma autônoma as obras que procuram, guiados sempre por uma catalogação eficiente. Mas, para que essa interação seja efetiva é preciso que as prateleiras estejam sempre organizadas.

Para que tudo fique em ordem, é interessante que o bibliotecário separe alguns minutos do seu dia para caminhar pela biblioteca escolar e verificar se há livros ou outros materiais fora ou desorganizados nas prateleiras. Essa é uma atitude simples, mas que garantirá que o acervo se mantenha organizado, aprimorando a experiência dos estudantes.

Decoração atraente

Outra dica de como organizar uma biblioteca escolar tem a ver com a decoração do local. Para ser atrativa, a biblioteca do século XXI precisa ter uma boa iluminação, se possível valorizando a luz natural. Esse ponto deixará o espaço mais aconchegante e convidativo para a leitura ou realização de tarefas em grupo. Além disso, a localização dos livros também se torna mais rápida e fácil quando o local é bem iluminado.

Investir em puffs, cadeiras confortáveis e mesas com espaço para pesquisas é importante para organizar as bibliotecas escolares de acordo com o perfil dos alunos atuais. As crianças também precisam ser contempladas nesta organização, por isso, é interessante ter prateleiras e mobílias adaptadas ao tamanho dos pequenos estudantes.

Veja como organizar uma biblioteca com o suporte de softwares de gestão

Depois de cuidar da estrutura física da biblioteca escolar, é importante otimizar os processos que fazem parte do dia a dia do bibliotecário. Como mencionado no início, é comum os profissionais realizarem algumas tarefas de forma manual ou com recursos que não são tão práticos. Mas, é possível acabar com esses impasses adotando um software de gestão de bibliotecas escolares, que ajudará em pontos importantes da organização, como veremos a seguir.

Catalogação de livros simples e eficaz

Ao ter um bom software de gestão de bibliotecas, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, o bibliotecário conseguirá organizar biblioteca com muito mais facilidade. Por exemplo, na catalogação de livros, um dos serviços mais importantes desta área, o profissional poderá importar os dados bibliográficos da obra apenas digitando o seu ISBN na plataforma.

Gestão descomplicada da biblioteca escolar

Outro papel importante do bibliotecário que almeja organizar a biblioteca escolar tem a ver com a gestão das ações que envolvem o acervo. Dar conta da catalogação até a devolução dos livros sem o suporte de um software de gestão de bibliotecas é algo bastante difícil, já que são muitos pontos a serem contemplados nesta gestão.

Com a adoção de uma boa plataforma, o bibliotecário terá à sua disposição um painel com dados estatísticos representados por gráficos, que permitem controlar os processos de renovação, reservas e entregas de materiais. Além disso, existe a possibilidade de aplicar filtros que facilitam ainda mais a rotina do bibliotecário na gestão do acervo e na produção dos inventários.

Neste artigo, apresentamos dicas que ajudam a organizar biblioteca de forma simples e rápida, otimizando o tempo e as tarefas dos bibliotecários.

Se você quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a gestão das bibliotecas escolares, assine nossa newsletter para conferir mais notícias como esta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.