Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 21 NOV 2019 - 13H45

Como tornar a sua biblioteca mais atrativa e participativa?

Confira dicas especiais para transformar a sua biblioteca escolar em um espaço digital e atraente para todas as pessoas

Os avanços tecnológicos das últimas décadas transformaram diversas áreas, e com a educação não foi diferente. A inclusão de recursos tecnológicos no planejamento e na execução de atividades pedagógicas já está presente há alguns anos nas instituições de ensino, sendo uma forma bastante válida de aproximar os alunos - conhecidos como nativos digitais - do processo de ensino-aprendizagem.

Apesar dessas mudanças significativas, que trouxeram computadores, tablets, internet e jogos para a sala de aula, ainda há outros setores da educação que precisam evoluir para se tornarem mais atrativos e inclusivos, como a biblioteca escolar.

Esse é um ambiente importantíssimo para a formação dos estudantes, porém, é comum a biblioteca escolar seguir uma estrutura bastante tradicional, que acaba tornando o local pouco atrativo para os alunos do século XXI.

Há alguns desafios que tornam um pouco complexa a caminhada para transformar a biblioteca escolar em uma das diversas bibliotecas participativas que fazem sucesso pelo mundo. Isso acontece porque as mudanças precisam ser aplicadas desde a base da organização, otimizando atividades tradicionais, como a catalogação de livros.

Daí em diante, há outros aspectos que precisam evoluir, como a organização do local, os recursos utilizados para tornar a biblioteca escolar mais interativa, a utilização do espaço para promover ações originárias de uma biblioteca cultural, entre outros pontos.

Na sequência, fizemos uma breve lista com dicas de como tornar a sua biblioteca escolar mais atrativa e participativa. Confira!

Bibliotecas participativas: saiba como transformar a sua

Como mencionado no início, a biblioteca escolar tem um papel extremamente importante na formação dos jovens brasileiros. Mas, para ser uma das bibliotecas participativas que transformam a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, é preciso que o local esteja realmente aberto à comunidade, isto é, se torne parte operante do seu bairro ou cidade, com ações para todas as faixas etárias.

Assim, é possível atrair as pessoas e tornar o espaço uma biblioteca cultural, que amplia e desenvolve o repertório intelectual de todos. Para chegar ao patamar das bibliotecas participativas, é importante que algumas ações sejam realizadas, conforme apresentaremos a seguir:

Promoção de eventos nas bibliotecas participativas

Para se tornar uma biblioteca cultural, é importante que o espaço se apresente para os estudantes e membros da comunidade como um lugar para se adquirir conhecimento de diversas formas. Por isso, é comum as bibliotecas participativas utilizarem o local para promover eventos de cunho cultural e educacional.

Feira do livro, sessões de cinema, apresentações de teatro e celebração de datas comemorativas, como o Dia do Folclore, são alguns dos eventos que devem fazer parte do planejamento das bibliotecas participativas. Essas ocasiões são excelentes para atrair o público, aproximar as pessoas do universo enriquecedor da biblioteca escolar e promover a inclusão social.

Ações nas redes sociais ajudam a transformar o espaço em uma biblioteca cultural

Nos dias de hoje, é difícil encontrar pessoas que não utilizam as redes sociais, principalmente entre os jovens. De acordo com a pesquisa da agência eMarketer, o Brasil é o país da América Latina que mais utiliza as redes sociais. Diante disso, para a biblioteca escolar ser um espaço cultural e atrativo, é interessante que os gestores e bibliotecários comecem a utilizar as redes sociais como aliadas.

Esses canais conversam diretamente com as pessoas, proporcionando a elas o acesso a dicas e informações rápidas e efetivas. Ao adentrar neste universo, é dado um passo importante para se tornar uma das bibliotecas digitais, isto é, que permitem que todo o conhecimento organizado no local ultrapasse os muros e chegue a milhares de pessoas. 

Software de gestão auxilia na projeção das bibliotecas digitais

Para se tornar de fato uma das inúmeras bibliotecas digitais, é importante que todos os processos realizados no local estejam de acordo com essa evolução. Por conta disso, há no mercado bons softwares de gestão de bibliotecas que ajudam os bibliotecários a gerenciar atividades como catalogação de livros e controle de entrada e saída de materiais por meio de gráficos que apontam toda a movimentação da biblioteca escolar.

Com os softwares, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, também é possível:

- Fazer uma gestão integrada das bibliotecas digitais, com vinculação de mídias diversas, além da integração com provedores de conteúdo digital, como o Minha Biblioteca e a Pearson.

- Promover a disseminação seletiva da informação, possibilitando que o usuário seja avisado quando algo de determinado tema selecionado estiver disponível na biblioteca.

- Terminal Web e aplicativo móvel customizado para que os usuários da biblioteca escolar tenham acesso às principais operações de forma online, como renovação e reservas.

- Utilização da Rede de Bibliotecas SophiA, que permite importar registros e realizar empréstimos entre as bibliotecas.

Vimos neste artigo que há muitos ganhos em ter uma biblioteca participativa e digital, oferecendo um leque de oportunidades para o avanço da educação como um todo. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, assine a nossa newsletter para conferir mais notícias como esta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.