Bons equipamentos de trabalho são essenciais na hora de montar a sua escola de idiomas!
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 10 DEZ 2019 - 16H49

Conheça alguns pontos importantes e a melhor ferramenta para quem quer montar uma escola de idiomas

Bons equipamentos de trabalho são essenciais na hora de montar a sua escola de idiomas!

Trabalhar com o ensino de línguas estrangeiras — ou seja, capacitar os alunos para  leitura, interpretação, escrita e, principalmente, conversação em outros idiomas — está na lista das boas opções de empreendimento no ramo da educação, sendo um dos ramos mais promissores para investir, como mostrado nessa página do Sebrae

De acordo com a entidade, é o contínuo processo de globalização, vivenciado pela  sociedade nos últimos tempos, que torna a capacidade de dominar outros idiomas — em especial, os dois mais utilizados no mundo, que são o inglês e o espanhol — cada vez mais importante. “Essa necessidade traduz em exigências do mercado de trabalho ou mesmo para acumular conhecimento, o que sempre será bastante útil em diversos momentos, incluindo viagens a turismo, serviços, estudos, dentre outros”, acrescenta o documento do serviço de apoio às empresas.

Pensando como empreendedor, e levando em conta as considerações do Sebrae, você já cogitou montar uma escola de idiomas? Quer saber mais sobre como fazer isso? Confira, a seguir, alguns pontos importantes sobre o assunto!

Aspectos importantes a planejar na hora de montar uma escola de idiomas 

Quem está pensando em montar uma escola de idiomas, precisa considerar alguns pontos na hora de planejar o negócio. São eles: 

Localização

Escolher bem a localização é fundamental na hora de montar uma escola de idiomas. Para isso, deve-se ter conhecimento, especialmente a respeito de quem serão os seus clientes/alunos — assim, é possível saber onde encontrá-los (onde moram e que locais costumam frequentar).

Em geral, localidades próximas a escolas, faculdades, Centros Comerciais e de Negócios são boas opções. Também se deve considerar questões como facilidade de acesso, facilidade de estacionamento ou proximidade de estações e pontos de transporte coletivo.

Divulgação 

"A divulgação de uma empresa de curso de idiomas, como em qualquer outro empreendimento, irá requerer sua inserção na mídia, visando atingir o seu público-alvo", ressalta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

As redes sociais são uma ótima ferramenta para isso, desde que sejam bem trabalhadas. Nesse sentido, não deixe de:

  • Criar perfis profissionais nas principais redes sociais;
  • Mantê-las atualizadas com informações úteis para os seus seguidores;
  • Interagir com esses seguidores, inclusive respondendo os comentários que julgar negativos de forma profissional;
  • Criar anúncios pagos para alcançar mais pessoas, além de conteúdos que gerem compartilhamento. 

Estrutura e equipamentos 

Para montar uma escola de idiomas, também é essencial oferecer boa estrutura aos clientes, bem como contar com bons equipamentos de trabalho. Já o tamanho da estrutura física necessária vai depender muito da quantidade de clientes/alunos que se espera captar. Alguns espaços importantes são:      

  • Recepção/secretaria;
  • Banheiros;
  • Salas de aula;     
  • Sala de professores;
  • Área administrativa;
  • Espaço de convivência para os alunos.

É preciso, ainda, pensar em equipamentos básicos para o conforto e a eficiência do negócio, além dos materiais necessários para o processo de ensino/aprendizagem.

Um eficiente software de gestão é outra ferramenta fundamental. Assim, todo o processo administrativo torna-se mais rápido e prático. Nossa sugestão nesse sentido é um dos produtos SophiA — o SophiA Cursos Livres — desenvolvido pela empresa Prima. 

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Como abrir uma escola de cursos livres e geri-la corretamente

Educação Infantil: como trabalhar a inclusão na escola

Atividade para Educação Infantil: dicas de como trabalhá-la

Conheça as vantagens do audiolivro para quem frequenta sua biblioteca

Sobre o SophiA Cursos Livres

Como o próprio nome diz, o SophiA Cursos Livres é um produto criado, especificamente, para gestão de escolas de cursos livres — como é o caso de uma escola de idiomas. Com ele, pode-se executar as funções administrativas de forma simples. Dentre elas, estão: 

  • O controle de processos administrativos: Como emitir o contrato de matrícula direto do sistema; acompanhar os principais indicadores financeiros, de matrículas, captação e retenção de alunos por meio de gráfico e relatórios do Painel de Gestão; contar com o recurso Gestor de Vendas; e até mesmo gerenciar múltiplas unidades (se houverem) no mesmo sistema;  
  • O controle financeiro: Em que é possível acompanhar as contas a pagar e receber; emitir boletos com praticidade; oferecer a opção de pagamento recorrente com cartão de crédito; ter uma visão geral por meio de relatórios; além de Notas Fiscais de Serviços e Produtos integradas ao sistema.

Confira a opinião de quem já utiliza o SophiA Cursos Livres 

Nas palavras de Tony Franceschi, gestor de Inteligência Administrativa da Escola Teddy Bear —  especializada no ensino de inglês para crianças e adolescentes:

"O sistema SophiA auxilia na integração entre as unidades e a matriz. Os processos agora estão integrados, as informações são disponibilizadas em ‘real time’ para a controladoria e para a tomada de decisão. Os principais benefícios foram a organização e a disponibilidade imediata das informações estratégicas, a possibilidade de customização a partir de necessidades específicas. Nestes 15 anos que operamos o software já desenvolvemos em parceria com a Prima inúmeras ferramentas que incrementaram nosso CRM. Estamos muito satisfeitos, especialmente a partir do momento que migramos do servidor local para a hospedagem da Prima, pois não temos que nos preocupar com hardware e software e o suporte é ágil para uma operação segura e sem sobressaltos. Informação disponível e confiável é o principal ingrediente para a tomada de decisão com qualidade. Neste sentido ter um software desenvolvido para nossas necessidades é crucial".

Saiba mais sobre a ferramenta que pode ajudá-lo a montar uma escola de idiomas, e confira outros depoimentos, em www.sophia.com.br. Você também pode entrar em contato com a empresa e solicitar uma demonstração voltada diretamente para o seu negócio!

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.