Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Conheça o conceito Library Helper para bibliotecas escolares

Saiba como o Library Helper – aluno que atua como auxiliar de biblioteca – ajuda a ampliar o interesse dos estudantes pelos livros, tornando a leitura um hábito

Desenvolver o hábito da leitura em um mundo no qual os recursos tecnológicos deixam pouco para a imaginação é um desafio compartilhado por educadores e pais. Mas, apesar de todas as transformações tecnológicas, os livros continuam fazendo parte da rotina das crianças e dos jovens em todo o mundo.

Alguns estudantes, ainda na Educação Infantil, demonstram um interesse maior pelo universo dos livros. Há também os alunos que apresentam uma certa resistência, principalmente quando encontram dificuldades no processo de alfabetização.

No entanto, com um trabalho em conjunto, isto é, envolvendo escola, família e até os alunos mais engajados, é possível fazer com que os estudantes despertem o interesse pela leitura e comecem a frequentar com mais regularidade o ambiente mais propício para essa atividade: a biblioteca escolar.

O aluno que pode selar essa parceria com os educadores e bibliotecários da instituição de ensino é conhecido como Library Helper, ou seja, leitores que ajudam a incentivar a ida de outros estudantes a biblioteca do colégio, estimulando o hábito da leitura entre crianças e jovens.

A seguir, iremos conhecer um pouco mais sobre o conceito Library Helper e os impactos dessa ação nas bibliotecas escolares. Confira!

Saiba o que é Library Helper

Como mencionado, o conceito Library Helper se refere aos estudantes, sejam eles de Educação Básica ou Ensino Superior, que se engajam nas ações promovidas pelas bibliotecas. Esse é um trabalho que acontece por conta da vontade do aluno de atuar como auxiliar da biblioteca, não sendo uma atividade imposta pelos bibliotecários ou professores.

O Library Helper é uma forma muito valiosa de multiplicar nas instituições de ensino o prazer da leitura, fazendo com que as crianças e os jovens comecem a enxergar a biblioteca escolar com outros olhos. Isso acontece porque o engajamento do Library Helper desperta o interesse de seus colegas, aumentando a participação deles nas ações propostas.

Veja o que faz um Library Helper na biblioteca escolar

Como o próprio nome já diz, o Library Helper exerce a função de auxiliar da biblioteca escolar. Mas, isso não quer dizer que o aluno passa a ser um funcionário da instituição. Por ser uma atividade que surge por conta do prazer do aluno em participar da rotina da biblioteca, é fundamental que o trabalho realizado pelo Library Helper vá ao encontro de suas preferências e habilidades.

Por exemplo, há alunos que gostam de interagir com outros estudantes e as atividades como guia da biblioteca, sugerindo títulos para os visitantes, podem ser as mais interessantes para eles. Outros já preferem ajudar os alunos na busca pelas obras literárias, seja no sistema de gestão da biblioteca escolar ou nas estantes do acervo.

O Library Helper pode atuar em diversas áreas da biblioteca escolar, sendo um chamariz importante para que cada vez mais alunos desenvolvam o hábito da leitura dentro e fora da escola.

Conheça as atividades que podem ser desenvolvidas em parceria com o Library Helper

Depois de conhecer o papel importante que o Library Helper tem dentro das bibliotecas escolares, é interessante saber quais atividades podem ser desenvolvidas em parceria com esses auxiliares para que haja um crescimento na frequência das visitas à biblioteca.

Ações que geram bastante engajamento são as voltadas ao incentivo à leitura. Reunir um grupo de estudantes e solicitar que o Library Helper guie a atividade de indicação de livros entre os colegas é uma forma interativa de estimular a leitura. Nos próximos encontros, o Library Helper também pode ajudar esses alunos a compartilharem os seus relatos sobre o livro com toda a turma.

Outra atividade interessante e que a participação do Library Helper é fundamental é escolha do leitor do mês. Basicamente, essa ação visa homenagear o aluno que mais visitou a biblioteca durante o mês para a retirada de livros. O propósito não é fazer com que o aluno pegue os livros apenas por pegar, mas sim que ele pratique uma leitura prazerosa, reconhecendo a importância desse ato para sua formação integral. O Library Helper pode apresentar esse projeto aos alunos e incentiva-los para participarem ativamente.

Como engajar mais alunos na atividade de Library Helper?

Agora que já apresentamos a importância do Library Helper para o engajamento dos alunos nas bibliotecas escolares, uma dúvida surge: como fazer com que a minha instituição de ensino tenha um número maior de Library Helpers?

O primeiro passo é abrir as portas da biblioteca escolar para esses alunos. Alguns colégios acabam distanciando os estudantes da rotina da biblioteca. Muitas vezes, o principal receio é que os alunos desorganizem o acervo ou danifiquem as obras. É importante conscientizá-los sobre a importância de preservar os livros e a organização do acervo, permitindo que eles explorem o local e façam as suas próprias descobertas.

Essa aproximação desperta o interesse dos alunos em atuarem como Library Helper em sua biblioteca escolar. Lembrando que quanto mais parceiros a sua escola tiver, melhores serão as ações de incentivo à leitura.

No artigo de hoje, apresentamos o conceito Library Helper e a sua importância para a formação de leitores ativos e que utilizam a biblioteca escolar como parte imprescindível para o seu aprendizado.

Se você gostou do post e quer tornar a sua biblioteca escolar ainda mais atrativa para os alunos, clique aqui e veja como o software de gestão Philos, desenvolvido pela Prima, pode te ajudar nessa missão. Caso tenha alguma dúvida sobre a plataforma, entre em contato conosco pelas centrais de atendimento ou por meio do formulário online.

VEJA TAMBÉM:
Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

BAIXAR PLANILHA >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.