Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Conheça o movimento Eu Amo Biblioteca e como ele pode ajudar você

O Movimento Eu Amo Biblioteca surgiu para mostrar que estes espaços podem ser muito mais que um ponto de encontro entre leitores e livros - saiba mais.

Bibliotecas têm um grande papel como agentes transformadores: elas mudam vidas e comunidades, defendendo a educação e a cultura de seus frequentadores - e é nisso que o movimento Eu Amo Biblioteca quer que o mundo preste mais atenção.

Por meio deste movimento é possível divulgar o impacto que bibliotecas e o trabalho incansável dos bibliotecários têm no dia a dia, nas vidas e nas carreiras de seus frequentadores - transformando comunidades e reinventando seu papel junto à sociedade.

Conheça melhor o movimento e descubra como é possível colocá-lo em prática com dicas simples - mas de grande efeito!

Saiba mais sobre o movimento Eu Amo Biblioteca

O movimento “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero” foi criado em 2013 pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários – FEBAB.

Seu objetivo é engajar toda a sociedade de forma a mostrar que as bibliotecas podem ser verdadeiros espaços multiculturais e que devem ser utilizados pela comunidade como uma ferramenta de acesso e promoção da cultura, da educação e do lazer.

Uma biblioteca vai além do armazenamento e empréstimos de livros – e o incentivo à leitura é apenas o começo. Saiba mais no tópico a seguir.

Como o movimento Eu Amo Biblioteca pode transformar o cenário em sua região

O movimento Eu Amo Biblioteca acredita que este espaço pode ser uma ferramenta cultural completa, oferecendo para seus frequentadores e para toda a comunidade do entorno:

  • Atmosfera e estrutura inclusiva;
  • Agenda cultural diversificada;
  • Programação musical;
  • Acesso ao cinema e a todo o universo audiovisual;
  • Ambiente para cursos, palestras e oficinas;
  • Incentivo à arte, à dança e às demais manifestações culturais.

Iniciativas deste tipo ajudam a revolucionar o papel das bibliotecas junto às suas comunidades, ajudando a atrair mais fluxo – e também mais incentivos financeiros, o que é vital, por exemplo, em tempos de orçamentos enxutos.

A soma destes fatores pode levar sua biblioteca a um novo padrão de qualidade em serviços e também incentivar a abertura de novas bibliotecas em toda a região – ampliando cada vez mais o número de pessoas com acesso à informação, cultura e educação.

Dicas para colocar o movimento Eu Amo Biblioteca em prática no seu espaço

Para se transformar nesse instrumento de cultura e educação, que foi abordado neste último tópico, toda biblioteca precisa contar com bons recursos.

Isso inclui a disponibilização de um acervo completo, atualizado e diversificado, assim como ter um time de profissionais preparados para administrar a rotina e contar com o suporte da tecnologia para agilizar os processos diários e suas demais operações.

Projetos voltados para o fortalecimento da comunidade – outra bandeira do movimento Eu Amo Biblioteca – também desempenham seu papel transformador no local. Para isso, sua biblioteca pode oferecer serviços como:

  • Auxílio para a elaboração de currículos;
  • Facilitar o acesso, com a disponibilização de informações completas, sobre programas sociais da região;
  • Promover oficinas voltadas para a inclusão digital, como ensinar os frequentadores a navegar na internet;
  • Estrutura para frequentadores que buscam cursos online para a obter ou ampliar sua formação, entre outros.

É muito importante salientar que serviços deste tipo não devem se restringir às bibliotecas públicas. O movimento acredita que todos os tipos de biblioteca – públicas, escolares, acadêmicas e especializadas – estão aptos a oferecer diversos caminhos para quem busca mais educação, cultura, entretenimento e conhecimento.

Um recurso bastante útil na hora de colocar o movimento Eu Amo Biblioteca em prática na sua biblioteca é a tecnologia. Softwares de gestão ajudam a otimizar processos e o tempo dos profissionais envolvidos, permitindo que eles atuem de forma estratégica junto aos frequentadores. Explicaremos melhor a seguir.

Tecnologia: uma das aliadas do movimento Eu Amo Biblioteca

A transformação digital mudou a forma como nos comunicamos, consumimos produtos e informações – e o ambiente da biblioteca faz parte deste novo cenário.

A adoção de ferramentas tecnológicas, como o SophiA, faz parte desta transição, oferecendo uma série de vantagens para a gestão de bibliotecas. Com o suporte deste software de gestão, sua biblioteca pode avisar quando um determinado título está disponível, permitir reservas e renovações no ambiente online - e muito mais.

Além disso, ela pode expandir seu acervo com a vinculação de mídias diversas e a integração com provedores de conteúdo digital – como o Minha Biblioteca.

Entre em contato para saber mais e descubra como as soluções SophiA podem transformar sua biblioteca, auxiliando a fazer parte desse grande movimento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.