Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Doação de livros: uma forma de atrair público para a biblioteca

Atrair público para a biblioteca pode ser um desafio - mas algumas ações simples, como a doação de livros, podem ajudar a estimular e criar novos leitores.

Um dos maiores desafios na hora de atrair público para a biblioteca é a falta de interesse pelo hábito da leitura nos dias de hoje.

Com tanta tecnologia disponível, muitas pessoas acabaram esquecendo do prazer – e das vantagens – de ler com frequência.

A leitura é fundamental: todas as pessoas, de todas as idades, precisam adotá-la se quiserem ter mais repertório em suas vidas. Ler desenvolve o vocabulário, aumenta o tempo de atenção e promove um pensamento analítico mais forte.

Por isso, estimular esse hábito é um dos grandes passos para atrair público para a biblioteca – e nós vamos explicar nesse artigo porque isso é tão importante e como colocar em prática.

A importância do hábito da leitura

Como nós já falamos no início deste artigo, ler é uma das habilidades mais importantes para quem quer adquirir mais conhecimento.

Desenvolver o hábito de ler é vital, não apenas academicamente, mas também na vida cotidiana. Aqui estão cinco razões pelas quais devemos desenvolver o hábito desde cedo e porquê isso é tão importante:

1 Desenvolvimento do vocabulário: quanto mais lemos, mais palavras novas entrarão em nosso vocabulário. A leitura permite a exposição a palavras e frases que as pessoas podem não usar normalmente;

2 Ampliação dos níveis de atenção: incentivar hábitos de boa leitura desde cedo desenvolve a atenção das crianças e permite que elas se concentrem melhor e por períodos de tempo mais longos. Mas isso não é uma exclusividade do universo infantil: ler combate a epidemia de falta de atenção das pessoas, muito observada nos dias de hoje;

3 Preparo para as atividades acadêmicas e profissionais: crianças que adquirem o hábito de ler terão mais facilidade em adaptar-se ao ambiente de aprendizagem focado na leitura em suas futuras salas de aula e salas de reunião;

4 Amor pelos livros: quem começa a ler regularmente desde cedo tende a gostar de ler sempre, desenvolvendo um verdadeiro amor por esse hábito, o que é ótimo para todos os âmbitos, seja acadêmico, profissional ou pessoal;

5 Sede de conhecimento: os bons hábitos de leitura fazem com que as pessoas queiram aprender mais sobre o mundo ao seu redor e desenvolvam o interesse em outras culturas. Isso leva a perguntas e busca por respostas, o que significa que é possível sempre aprender mais a cada dia.

O papel das bibliotecas no incentivo à leitura

Como você pode ver, incentivar as pessoas a lerem desde cedo é um dos melhores caminhos para criar bons leitores e atrair público para a biblioteca.

Falando nisso, a responsabilidade de estimular o hábito de ler e garantir que as pessoas mantenham um interesse saudável e vivo também é dos bibliotecários.

É importante que esses profissionais consigam perceber quais livros as pessoas mais gostam e indicar obras que ajudem a ampliar o interesse pela leitura e pelo conhecimento.

É nesse ponto que um bibliotecário, que apresenta aos frequentadores um mundo que alguém pode passar a amar, desempenha um papel fundamental na hora de atrair público para a biblioteca.

É importante mostrar para a comunidade local, onde sua biblioteca se situa, que lá é o lugar certo para ter acesso a uma série de títulos – especialmente quando consideramos que atualmente muitas pessoas não conseguem ter acesso a livros de um modo geral ou a títulos específicos.

Como muitas pessoas não possuem o hábito de frequentar uma biblioteca, este tipo de incentivo pode mudar esse cenário e ajudar a atrair mais frequentadores para o local.

Contar com um bom acervo é muito interessante nesse momento – e a doação de livros pode ajudar nisso. Saiba mais no tópico a seguir.

Doação de livros ajuda a atrair público para a biblioteca

Um dos maiores estímulos na hora de trazer novos frequentadores é contar com recursos bastante diversificados e robustos. Para isso, vale apostar em uma campanha de doação de livros junto à comunidade local.

Como muitas vezes a biblioteca recebe mais de um exemplar de um determinado livro (o que costuma acontecer nos casos de doações vindas de editoras e outras bibliotecas), é possível criar um ambiente de troca de livros.

Como isso pode funcionar? É possível trocar um livro repetido do acervo por um novo – e atrelar a troca a algum benefício: tempo extra para o acesso à rede wi-fi, anistia de multas por um período determinado, entre outros.

Para a iniciativa dar certo, é preciso fazer uma boa divulgação. Explore as redes sociais, distribua folhetos ou cartazes nas proximidades – especialmente no comércio local.  

Incentive a comunidade local a doar os livros que estão só acumulando poeira nas estantes. Isso vai ajudar a atrair público para a biblioteca e tornar o local mais dinâmico e atrativo, além de dar um belo incentivo à leitura.

Esperamos que essa dica possa ajudar a trazer novos frequentadores para o seu espaço. Continue acompanhando nosso blog para receber ainda mais dicas como essa!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.