Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Fundação Biblioteca Nacional, usuária do SophiA, passa a integrar o consórcio VIAF – Virtual International Authority File

Com a integração sempre que alguma autoridade brasileira for consultada nesta plataforma, a FBN será uma referência às demais instituições.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), usuária do software SophiA, é uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. No Brasil esta é a entidade responsável pelo depósito legal, pelo controle bibliográfico nacional e o estabelecimento de autoridades de autores brasileiros. Dada esta relevância os dados da FBN passaram a integrar o VIAF (Virtual International Authority File), um consórcio de cooperação formalizado em 2003 e coordenado pela OCLC (Online Computer Library Center).

O VIAF foi estabelecido entre bibliotecas e agências nacionais com o intuito de centralizar e disponibilizar registros de autoridades de Pessoas, Entidades, Nomes geográficos, Obras (títulos uniformes) etc., em âmbito internacional. Ou seja, sempre que alguma autoridade brasileira for consultada nesta plataforma, a FBN será uma referência às demais instituições.

O SophiA Biblioteca ajudou na viabilização deste projeto, a partir do desenvolvimento de um mecanismo no software para exportação de autoridades, fazendo a intermediação da FBN com o VIAF para o envio dos dados. Esta ferramenta auxiliará também outros usuários do sistema além da FBN, pois será possível gerar também backups de registros de autoridade, e não somente dos registros bibliográficos aumentando a segurança no armazenamento de dados.

A integração com o VIAF representa um marco na história da Biblioteca Nacional, pois este projeto cooperativo de relevância internacional contribui para o compartilhamento de dados de autoridades e com o estabelecimento de descrição de nomes em língua portuguesa, possibilitando também a divulgação do controle bibliográfico brasileiro e o posicionamento da instituição de modo internacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.