Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 18 JUL 2019 - 13H47

Gestão de biblioteca cultural: como deixar esse espaço mais atrativo

Uma gestão eficaz da biblioteca cultural é fundamental, por isso, aproveite as dicas e incremente seu espaço.

A importância da boa gestão da biblioteca cultural não pode ser negligenciada. Esse espaço é uma verdadeira fonte de conhecimento para os mais diversos públicos, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do hábito de ler.

Então, como garantir uma gestão de biblioteca cultural que seja eficaz e torne o espaço mais eficiente e envolvente? Encontre boas respostas nos tópicos a seguir.

A importância de uma boa gestão da biblioteca cultural

A biblioteca cultural desempenha um papel vital como disseminadora de conhecimento e entretenimento para toda a população, e quando sua gestão é realizada de uma forma eficiente, isso traz inúmeros benefícios, como:

Mais oportunidades para o trabalho de professores: uma biblioteca que ofereça acesso facilitado aos mais diversos títulos dá mais suporte para estes profissionais, que muitas vezes, contam com recursos reduzidos dentro das instituições onde atuam;

Acesso irrestrito à educação: a gestão de biblioteca cultural adequada garante que todas as pessoas tenham acesso equitativo aos recursos educacionais, independentemente das oportunidades ou restrições financeiras para isso;

Preparação dos jovens em um nível global: os recursos de uma biblioteca cultural ajudam a equipar os jovens com as habilidades necessárias para terem sucesso em um mercado de trabalho tecnológico, social e econômico em constante mudança;

Mais inclusão: uma biblioteca cultural conta com recursos que atendem pessoas que respondem a diferentes estilos de aprendizagem, necessidades, faixas etárias e classes sociais, por meio da provisão e igualdade de acesso a uma ampla gama de títulos.

5 dicas para tornar a sua biblioteca mais atrativa para o público em geral

Hoje em dia, levar as pessoas a usar os serviços de uma biblioteca pode ser um verdadeiro desafio – existem inúmeras alternativas para as pessoas passarem seu tempo livre e também é possível encontrar muita informação na internet.

Para vencer esse cenário, é preciso contar com uma boa gestão de biblioteca cultural, voltada para oferecer valor aos frequentadores – além de um acervo completo e diversificado.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas de ações práticas, que podem ajudar a gerar mais fluxo de visitas para sua biblioteca cultural – confira:

1) Promova cursos e eventos em sua biblioteca

Transforme sua biblioteca em um espaço onde as pessoas possam se reunir para encontrar informações, aprender mais, aproveitar o tempo em família ou relaxar lendo um livro.

Para isso, crie uma agenda de cursos, palestras e exposições – vale abordar temas relacionados a um título específico, uma tarde de bate-papo com autores, exposições, contação de histórias para crianças com personagens, entre outros.

2) Crie novos espaços

Além dos recursos habituais, as bibliotecas podem ser mais atrativas pelo tipo de experiências que proporcionam para a comunidade.

Isso pode ser garantido adicionando um café nas proximidades, zonas com wi-fi gratuito e outras comodidades por meio das quais as pessoas possam interagir abertamente e trocar conhecimentos, trabalhar ou estudar de uma forma tranquila e confortável.

3) Descubra quem são os não usuários e leve-os à biblioteca

Um grande número de pessoas nunca esteve em uma biblioteca ou, se estiveram, não usaram a maioria dos serviços.

Crie atrativos para este novo público: acesso exclusivo aos novos títulos, mais tempo para os empréstimos, convites exclusivos para eventos, entre outros.

4) Facilite o acesso à biblioteca

Um dos detalhes da gestão de biblioteca cultural está em buscar formas de facilitar o acesso aos títulos e serviços. Isso pode ser feito com algumas ações:

-Ampliação do horário de funcionamento;

-Soluções para autoatendimento – seja em totens ou software para diferentes processos;

-Disponibilidade de ferramentas como leitores de estoque, impressão e cópia, pagamento de multas, recepção de materiais devolvidos, entre outros.

Apostar na tecnologia como aliada é a melhor solução para garantir a disponibilidade fora do horário normal de funcionamento e também que os usuários possam usar os recursos da biblioteca normalmente.

5) Pratique a gestão de biblioteca cultural em parceria com a tecnologia

Como falamos no tópico anterior, a tecnologia pode ajudar a agilizar processos e facilitar o acesso dos frequentadores à biblioteca.

Isso é essencial – afinal, de nada adianta investir em ações que atraiam mais fluxo e conquistem novos usuários sem a aplicação de ferramentas que facilitem o acesso ao acervo e otimizem o tempo de todos.

O Odilo é uma excelente solução para isso. Com ele, sua biblioteca cultural proporciona aos usuários o acesso a centenas de títulos, além de revistas, jornais e até publicações disponibilizadas por instituições de renome no setor do ensino. Tudo de uma forma prática, descomplicada e acessível para os mais diversos públicos.

Trata-se de uma plataforma online que agora faz parte do portfólio SophiA, podendo ser associada aos softwares de gestão de biblioteca da marca, o SophiA Biblioteca e o Philos. Você pode saber muito mais sobre ela  entrando em contato para uma conversa com a nossa equipe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.