Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Gestores de biblioteca comemoram aumento na venda de livros




Os gestores de biblioteca, bem como todos os amantes da leitura, comemoram uma excelente notícia.

Apesar de ter sido um ano ainda em cenário de pandemia, 2021 registrou aumento na venda de livros, algo muito estimulante em um país onde, infelizmente, ainda se lê pouco.

Além disso, a novidade mostrou uma série de novas possibilidades para otimizar e potencializar o incentivo à leitura. Confira tudo sobre o tema neste artigo!

O aumento da venda de livros durante a pandemia

De acordo com dados do 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil, levantados em conjunto com a Nielsen BookScan e com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, a venda de livros aumentou 48,5%.

Esse aumento ocorreu quando comparamos os números de exemplares vendidos em 2020, que totalizou 18,9 milhões. Enquanto em 2021 as vendas foram registradas em 28 milhões!

Segundo especialistas, o principal motivo para esse boom foi a pandemia provocada pela Covid-19. Afinal, com mais tempo livre e com o distanciamento social, os livros comprovaram (uma vez mais) sua vocação para serem boa companhia!

O cenário positivo funciona como um incentivo extra aos gestores de bibliotecas, sempre dedicados a despertar o hábito da leitura.

Isso acontece porque, como sempre repetimos, a leitura é capaz de trazer novas possibilidades, conhecimentos e estimular o desenvolvimento – independentemente da idade do leitor.

E muitas pessoas tiveram a chance de descobrir, ou redescobrir, esses e outros benefícios durante a pandemia.

A importância da leitura no desenvolvimento

A leitura é importante, independente da fase em que estamos vivendo, isso porque, seus benefícios são inúmeros.

O hábito de ler pode contribuir muito para o desenvolvimento da cognição humana, do intelecto e da imaginação, além de agregar conhecimento.

Com as diversas ligações que ocorrem em nosso cérebro no ato da leitura, desenvolvemos o raciocínio.

Outro ponto interessante é a capacidade de interpretação de textos, aprimorada com a leitura – o que tem uma importância enorme no dia a dia.

Dessa forma, é natural que os gestores de biblioteca trabalhem para aumentar o incentivo e o interesse pela leitura.

Claro que essa tarefa não deve ser restrita a bibliotecários, mas ser preocupação de todos os que entendem a importância da leitura.

No entanto, para isso, o primeiro passo é aprender o que o seu público gosta de ler para ter sucesso na biblioteca.

Não há nada melhor para incentivar o gosto pelos livros, do que um repertório, uma história, um conteúdo que prenda o leitor e faça com que ele queira ler cada vez mais.

Como os gestores de biblioteca podem incentivar a leitura em seus espaços?

Essa questão é um dos maiores desafios para os gestores de bibliotecas que desejam ver o acervo ser consumido pelos usuários. Então, como proceder?

Já citamos que um dos principais fatores para estimular o hábito de ler é ter um acervo com conteúdos para todos os tipos de público.

Mesmo porque esse é um processo que deve ser feito desde a infância, passando pelas demais fases da vida do leitor – em todas elas, um bom livro pode ser o companheiro certo para entender melhor o mundo que o cerca.

Além disso, é importante ressaltar que um bom acervo possui variedade e, também, atualização. Afinal, lançamentos ocorrem continuamente e entre essas novidades podem estar, exatamente, as obras que vão despertar o espírito leitor.

Associar os livros como um momento de lazer e de prazer deve ser uma preocupação constante a todos os gestores de biblioteca que buscam promover a leitura.

Assim, além de obras exigidas pelo programa escolar, é essencial ter outros livros que ajudem a despertar essa sensação prazerosa (não obrigatória) e conectem leitor-história!

Outra ideia bastante eficiente é ter no acervo livros que viraram filmes e caíram no gosto do público. Um bom exemplo é a série Harry Potter!

O ambiente também faz toda a diferença para o leitor. Por isso, é essencial que a biblioteca seja um espaço agradável para todos.

Há muitas formas de potencializar o hábito de leitura, mas começando com essas ações, os gestores de biblioteca conseguirão bons resultados.

Solução ágil para gestores de biblioteca aumentarem o incentivo à leitura!

Os bibliotecários têm uma rotina repleta de trabalhos importantes, o que consome grande parte do tempo desses profissionais.

Catalogar obras, adquirir novos itens, controlar empréstimo, cuidar do acervo físico e digital, bem como demais tarefas para manter a organização de todos os processos.

Afinal, não adianta ter um espaço excelente e um acervo incrível. É preciso ter uma gestão prática e eficiente do setor.

Para trazer mais facilidades e otimização de tempo para os gestores de bibliotecas, a Prima desenvolveu a linha de softwares SophiA para a gestão de acervos bibliográficos.

Além de atender a demanda de diferentes tipos de bibliotecas, sejam escolares ou institucionais, por exemplo, o software traz recursos facilitadores.

Com o SophiA para Gestão de Biblioteca, é possível registrar novas obras com mais facilidade, disponibilizar exemplares para usuários, controlar o acervo e ter acesso a registros e relatórios com agilidade.

Como vemos, além de cuidar do espaço (físico/digital) e das obras, os gestores de biblioteca também podem contribuir com o incentivo à leitura.

Para isso, precisam de tempo para focar nesse importante trabalho e o SophiA está aqui para ajudar!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre outras novidades. Entre elas, confira:

6 livros sobre consciência negra imperdíveis para sua biblioteca 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.