Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

SophiA Biblioteca lança recurso de Identificadores de autoridades

Por Liliana Giusti Serra – bibliotecária do SophiA

A Web possui diversas fontes de informação que reúnem dados sobre pessoas. Estas fontes são chamadas de identificadores e muitas delas foram criadas com a estrutura de web semântica, possibilitando a conexão com outros sites.

Os identificadores proporcionam fontes confiáveis de dados sobre autores. O ISNI , VIAF e o IMDB são alguns exemplos. No ambiente universitário é exigido de pesquisadores o cadastro em plataformas como o Curriculum Lattes, iniciativa brasileira, ou ORCID , ResearcherID, Scopus e demais projetos internacionais, proporcionando mais informações como remissivas ver, datas, afiliação, relação de trabalhos realizados etc. Nem sempre a biblioteca possui todos as produções dos autores no acervo, porém proporcionar esta informação aos usuários é importante.

Para atender esta demanda foi desenvolvido no SophiA a possibilidade de cadastro de identificadores nas autoridades do tipo Pessoa. Ao informar o link do autor nas fontes desejadas (Lattes, ORCID etc.) é possível criar um vínculo do catálogo da biblioteca (OPAC) com estes sites, permitindo que o usuário obtenha mais informações sobre um autor.

Pela ferramenta o operador tem autonomia para cadastrar as fontes desejadas podendo, inclusive, incluir um ícone representando esta fonte, imagem que é apresentada no Terminal Web. Os identificadores como links podem ser observados nas pesquisas por registros de autoridades e bibliográficos.

Além de melhorar a experiência do usuário e ampliar as possibilidades de buscas no catálogo e além dele, os identificadores também favorecem o trabalho dos profissionais de bibliotecários, facilitando a pesquisa de autoridades. No caso de bibliotecas universitárias, o vínculo com identificadores permite a descoberta de recursos que não estão cadastrados no acervo, contribuindo com o aumento da produção institucional.

Com a disponibilização desta funcionalidade o SophiA Biblioteca confirma sua preocupação em manter-se atualizado e alinhado com as tendências e melhores práticas na ciência da informação, preparando o caminho para a exploração da tecnologia de linked data no futuro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.