Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 18 NOV 2021 - 10H58

6 livros sobre consciência negra imperdíveis para sua Biblioteca




Livros sobre consciência negra são bem-vindos o ano todo, mas ganham um aspecto especial durante novembro.

Isso porque no dia 20 do referido mês é celebrado o dia da consciência negra, uma data marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de luta e resistência dos negros escravizados, em 1965.

Por esse motivo, separamos 6 livros sobre consciência negra, para todas as idades, que não podem faltar no acervo de uma boa biblioteca.

A importância da representatividade negra nas escolas

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, mais da metade da população brasileira é composta por pessoas negras.

Consequentemente, essas pessoas representam a maior parte dos estudantes. E muitas vezes não se sentem representadas.

Isso ocorre, também, porque grande parte da literatura disponível não traz personagens e protagonistas que possam representar essas crianças e adolescentes.

No entanto, livros sobre consciência negra, e que trazem uma abordagem mais inclusiva, existem e são indispensáveis em uma biblioteca – assim como obras que tratam de outras temáticas importantes.

Além disso, disponibilizar livros sobre consciência negra não alcançará apenas crianças e jovens que se identificam com a narrativa.

Mas, sim, a todos os alunos da escola, que passarão a refletir e entender desde cedo, sobre igualdade, respeito e diversidade.

Incluindo diversidade nas instituições de ensino

Ofertar livros sobre consciência negra em instituições de ensino é uma excelente forma de promover a diversidade, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é verificar o conteúdo do livro. Afinal, como sugere o ditado, não é possível julgar um livro apenas pela capa.

Dessa forma, é necessário analisar como os personagens negros são representados e de que forma aquele conteúdo irá agregar em sua biblioteca – o mesmo vale para o uso de filmes em sala de aula.

A seguir, deve-se avaliar as imagens, livros que trazem uma visão marginalizada de negros não são uma boa opção para leitura.

Por fim, é preciso alimentar a biblioteca com conteúdo de qualidade para crianças e adolescentes, tendo sempre em mente que a inclusão deve estar tanto nos textos, como nas ilustrações.

6 livros sobre consciência negra que não podem faltar na biblioteca

A seguir, nós separamos 6 livros sobre consciência negra para ler neste mês de novembro, e também em outras épocas do ano. Confira:

1. Negritude: usos e sentidos - Kabengele Munanga

Esta primeira indicação é um conteúdo para alunos um pouco mais velhos.

Pois, em sua obra, Kabengele, que é professor e antropólogo brasileiro, traz questionamentos que trabalham uma análise mais avançada.

Com este livro, o professor poderá discutir junto com os alunos o significado da negritude e identidade para pessoas negras.

Além de trazer tópicos importantes sobre cultura e consciência da pessoa oprimida.

2. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil - Sueli Carneiro

O livro de Sueli Carneiro também é indicado para alunos mais velhos, do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.

Neste livro, a autora conduz o leitor a uma série de reflexões sobre a sociedade brasileira, e sobre como o negro está inserido neste contexto.

O livro, que merece um lugar nas bibliotecas, também aborda temas muito relevantes, como o Estatuto da Igualdade Racial, cotas em universidades e os movimentos negros atuais.

3. O movimento negro educador - Nilma Lino Gomes

Dando continuidade à lista de livros sobre consciência negra, essa é uma ótima obra de Nilma Lino, que é ideal para alunos do Ensino Médio.

A autora busca mostrar em seu livro, uma visão diferente para o Movimento Negro Brasileiro, relacionando-o a um ator político e educador.

Nilma também explora sua perspectiva educacional, trazendo conceitos que podem ser ressignificados para favorecer a educação.

4. Amoras - Emicida

Passando para a indicação de livros sobre consciência negra para crianças, é indispensável falar de Amoras, um livro escrito pelo cantor e compositor Emicida.

O livro traz uma abordagem muito atual e representativa, por meio de poesias e ilustrações, de autoria de Aldo Fabrini.

A obra retrata a importância de crianças se reconhecerem e se orgulharem de quem são, em trechos leves e simples de serem lidos e refletidos.

5. Betina - Nilma Lino Gomes

Betina é outro livro escrito por Nilma, agora voltado para o público infantil, explorando a importância e o significado das tranças.

No livro, a protagonista é uma criança que ama as tranças que são feitas por sua avó, que a ensinou o significado e a arte envolvida no processo.

Com essa leitura, tanto crianças negras podem se sentir representadas, quanto outros alunos podem entender a história e a diversidade no ambiente escolar.

6. As tranças de Bintou - Sylviane Diuof

Por fim, nossa última recomendação de livros sobre consciência negra foi escrita por Sylviane Diuof, que possui outros livros que valem a pena conferir.

Nesta história infantil, a autora apresenta a história de Bintou, uma menina negra que não quer mais usar birotes no cabelo, mas sim tranças lindas, como as de sua irmã mais velha.

Esse é um livro muito interessante, pois mostra a importância do relacionamento familiar e trata delicadamente os dilemas da passagem da infância para a adolescência.

Agora que chegamos ao fim da lista, é importante destacar que, além de grandes livros sobre consciência negra, as escolas, universidades e centros culturais também devem contar com um bom sistema de gestão para Biblioteca.

O software SophiA Biblioteca, desenvolvido pela Prima, é ideal para garantir maior eficiência no controle e organização de livros em bibliotecas.

Gostou dos livros sobre consciência negra indicados? Então, acompanhe nosso blog, sempre com conteúdos relevantes para a gestão de educação e bibliotecas. Entre eles, sugerimos a leitura de:

14 livros de folclore para ter em sua biblioteca escolar

Obras gratuitas e de domínio público para o seu acervo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.