Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Meditação na escola: conheça os benefícios para os seus alunos

Cada vez mais a meditação na escola ganha espaço entre as metodologias pedagógicas - não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Cada vez mais a meditação na escola ganha espaço entre as metodologias pedagógicas disponíveis no setor.

Como essa prática antiga acalma a mente e o corpo, alivia o estresse e aumenta a função cerebral, ela pode contribuir para que os alunos possam ter um melhor desempenho na escola e lidar com o estresse acadêmico com mais facilidade.

Além disso, a meditação pode ser benéfica também para educadores e demais membros da equipe pedagógica de sua instituição.

Saiba mais a seguir.

Como os alunos podem se beneficiar com a meditação na escola?

No mundo agitado de hoje, os estudantes estão lutando com as demandas em sala de aula e na vida pessoal.

Muitas vezes, eles acabam se sentindo sobrecarregados: e os fatores externos – como mídias sociais, pressão dos colegas e problemas familiares – apenas pioram as coisas.

A meditação na escola pode ajudar a reduzir os efeitos desta pressão, auxiliando no controle da depressão e da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.

Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como:

Melhora no foco e no desempenho

Umas das principais vantagens de praticar a meditação na escola é que ela melhora o foco.

Os estudantes que realizam exercícios a ela ligados tendem a permanecer mais concentrados em todas as tarefas que realizam.

Mais calma e paciência

À medida em que os alunos crescem, a paciência se torna uma ferramenta muito essencial no desenvolvimento de sua personalidade e autoestima, e praticar meditação desde cedo ajuda estes futuros cidadãos nesse processo. É ela que irá possibilitar que reflitam até mesmo sobre suas vidas de maneira mais calma.

Vale salientar que outro exercício útil neste sentido é a leitura: esta é uma das melhores maneiras de manter os alunos mais calmos e, ao mesmo tempo, produtivos, criativos e atuantes.

Redução do estresse e da ansiedade

A meditação melhora a eficiência e o desempenho do cérebro, tornando-o mais eficaz na análise, raciocínio e solução de problemas.

Como resultado, os alunos se sentirão mais seguros em suas práticas e decisões. Isso se reflete em mais positividade e motivação nos desafios no dia a dia, dentro e fora da escola.

Criatividade e inovação

Os benefícios da mediação na escola também levam os alunos a trazerem inovação e criatividade para a sala de aula e para o mundo – uma excelente forma de torná-lo um lugar melhor para se viver.

O cérebro humano é ilimitado quando se trata de inovação e criatividade, e a meditação acelera seu desempenho, liberando-o para inúmeras possibilidades nas quais uma ideia simples pode ser transformar em algo muito maior, quando executada.

Exemplos reais dos benefícios da meditação na escola

O Brasil já aplica a prática em sala de aula e colhe bons frutos. Exemplos não faltam:

  • A Escola Estadual Princesa Isabel, em São Paulo, possui o projeto Meditar na Escola há 5 anos, com sessões semanais de meditação para os alunos do ensino fundamental e para os professores;
  • Já o CMEB Camilo Alves – localizada em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, desenvolve - para alunos e educadores - exercícios de respiração por 10 minutos, em uma prática conhecida como mindfulness, ou atenção plena;
  • Em Salvador (BA), a Ananda Escola e Centro de Estudos aplica há 20 anos uma metodologia que une filosofia, ciência e espiritualidade em diversas atividades - como exercícios de conectividade e meditação.

Dicas para colocar a meditação em prática na sua escola

Separamos três sugestões de exercícios baseados em mindfulness que podem ser praticados de forma rápida e prática, sem grandes recursos:

Respiração consciente

Incentive os alunos a pensar em como é a respiração, respondendo silenciosamente às seguintes perguntas:

  • Você consegue sentir o ar passando pelo nariz?
  • Você consegue sentir o ar saindo pelo nariz?
  • O ar parece um pouco mais frio ao entrar e mais quente ao sair?
  • Você consegue ouvir a sua respiração?
  • Como é o som?

Body Scan para crianças

Incentive os alunos a prestarem atenção aos pés por 5 ou 10 segundos. A partir daí, faça as seguintes perguntas:

  • Como essa parte do corpo se sente? Está frio ou quente?
  • Parece desconfortável ou relaxado?
  • Toda essa parte do corpo está tocando o chão, ou apenas parte dela?
  • Ela está coberta ou descoberta? Que tipo de roupas ela veste?

Continue trabalhando parte a parte do corpo até chegar à cabeça. Se houver tensão ou estresse, peça que os alunos imaginem respirar ele para fora da parte em questão a cada expiração.

Ritmo dos batimentos cardíacos

Essa prática pode ser iniciada com três respirações profundas, e os alunos devem colocar os dedos ou as mãos sobre a parte do corpo onde podem sentir melhor seus batimentos:

  • No lado do pescoço, debaixo da mandíbula;
  • No pulso;
  • Sobre o coração.

Peça a eles que fechem os olhos e observe com que rapidez ou lentidão o coração está batendo.

Incentive-os a pensar em seu estado atual de emoção e considerar se isso pode estar relacionado à velocidade com que o coração está batendo, rápido ou devagar.

A gestão eficaz ajuda a promover iniciativas como a meditação na escola

A grande tendência é que escolas de todos os níveis encarem em breve as práticas de meditação como uma parte importante de qualquer currículo – tanto para o benefício dos alunos como para toda a comunidade de ensino.

Para isso acontecer, é importante que as instituições contem com uma boa gestão escolar, voltada para a otimização dos processos – e o software Sophia Gestão Escolar pode auxiliar nessa tarefa, com seus mais diversos recursos.

Ele permite à equipe pedagógica usar seu tempo de forma mais estratégica, estruturando a prática da meditação e de uma série de outras iniciativas que podem gerar bons frutos para os alunos, professores, pais e responsáveis.

Com o Sophia Gestão Escolar, sua escola ganha um poderoso aliado para tornar tarefas e processos mais ágeis e produtivos.

Fale com um especialista e descubra como o SophiA Gestão Escolar pode transformar sua instituição!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.