Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Nome para biblioteca: inspire-se nas bibliotecas mais famosas para criar o seu

A construção do nome para biblioteca pode ser feita, por exemplo, com base em alguma temática específica ou mesmo para homenagear alguém

Não é de hoje que usamos o que já existe para inspirar a criação de coisas novas. Basta pesquisar um pouco e ser criativo que isso funciona para as mais diversas áreas de atuação. O nosso post de hoje tem, justamente, esse objetivo — inspirar você, que trabalha com bibliotecas, que é dono ou gerente de uma, e que precisa de um nome para biblioteca, mas está com dificuldades nesse quesito.   

Cinco bibliotecas famosas para inspirar você na hora de pensar em um nome para biblioteca

É comum escolher o melhor nome para biblioteca levando em consideração os nomes dos escritores mais aclamados da Literatura Brasileira.

Vale salientar, no entanto, que existem outras opções. A construção desse nome pode ser feita, por exemplo, com base na localidade da biblioteca em questão; em alguma temática específica; ou, mesmo, para homenagear alguém que não seja, necessariamente, um nome da Literatura.   

A seguir, confira uma lista de cinco bibliotecas com ótimos nomes para inspirar você: 

Biblioteca Mário de Andrade — São Paulo (SP)

Localizada no centro de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade foi a primeira e é a principal biblioteca pública da cidade. Ela foi fundada em 1925, como Biblioteca Municipal de São Paulo. O seu atual nome, entretanto, faz referência a um dos principais nomes do movimento Modernista brasileiro.

Mario de Andrade (1893-1945) nasceu na cidade de São Paulo, e é o autor de obras como "Amar, Verbo Intransitivo", "Macunaíma" e "Paulicéia Desvairada". 

Biblioteca da Floresta — Rio Branco (AC)

Lembra que destacamos a possibilidade de abordar uma temática específica no nome? Pois bem, esse é um exemplo perfeito.

A Biblioteca da Floresta fica na cidade de Rio Branco, capital acreana. Ela foi inaugurada em 2007 e é um edifício moderno ligado à temática da floresta amazônica. A intenção, com a biblioteca, é oferecer ao público um acervo relevante a respeito da cultura do estado do Acre. 

Biblioteca-Parque de Manguinhos — Rio de Janeiro (RJ)

A Biblioteca Parque de Manguinhos é a primeira biblioteca-parque do Brasil.

Ela foi inaugurada em 2010, no bairro Benfica da cidade do Rio de Janeiro, seguindo os preceitos da Biblioteca-Parque da Colômbia. 

Real Gabinete Português de Leitura— Rio de Janeiro (RJ)

Mencionado em uma matéria sobre as dez bibliotecas mais bonitas do Brasil, o Real Gabinete Português de Leitura, localizado na cidade do Rio de Janeiro, existe desde 1837, quando foi fundado por imigrantes portugueses.

O prédio atual, cuja pedra fundamentada foi colocada na construção pelo imperador D. Pedro II, porém, foi inaugurado em 1887 pelas mãos da própria Princesa Isabel. Idealizado por Rafael da Silva e Castro, arquiteto português, foi construído em estilo neomanuelino, com traços do estilo Gótico Renascentista

Além de possuir grande peso histórico, é de fato uma das bibliotecas mais belas do país.

Leia também: Bibliotecas culturais: como otimizar processos?

Biblioteca George Peabody — Baltimore (Estados Unidos)

A Biblioteca George Peabody fica em Baltimore — uma cidade americana localizada no estado de Maryland, no nordeste dos Estados Unidos. A biblioteca homenageia o financista e filantropo americano George Peabody, considerado o pai da filantropia moderna. 

E, então, qual tipo de nome para biblioteca combina mais com a sua? Aquele com o intuito de homenagear alguém, como a Biblioteca Mário de Andrade e a Biblioteca George Peabody, ou aquele baseado em uma temática, como a Biblioteca da Floresta e a Biblioteca-Parque de Manguinhos

Independente da sua escolha, não esqueça que além de ter um bom nome, as bibliotecas também precisam de uma boa gestão para sobreviver. A nossa sugestão para isso? Buscar uma ferramenta parceira, que possua funcionalidades capazes de auxiliá-lo de forma eficiente no processo de administração, bem como facilitar a vida dos visitantes da sua biblioteca. É o caso do software SophiA Biblioteca, por exemplo. 

Quer saber mais sobre a ferramenta? Acesse www.sophia.com.br ou entre em contato diretamente com a nossa equipe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.