Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 29 AGO 2018 - 11H41

O papel secular do livro na formação de pessoas

Presente em nosso dia a dia, o livro é uma das principais formas de promover a educação. Porém, incentivar a leitura ainda é um desafio para a sociedade

A educação é a principal forma de transformar o mundo para melhor. Por meio dela, é possível formar cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios da vida em sociedade. Neste panorama, o livro ganha um destaque especial, pois através das inúmeras histórias e conteúdos presentes nos milhares de exemplares espalhados pelo mundo é que se torna possível informar e educar a população.

A importância do livro é tamanha que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril. A data é bastante significativa, pois também é uma homenagem aos três maiores escritores de todos os tempos: William Shakespeare, que nasceu nesta data em 1564 e também morreu no mesmo dia, em 1616; Miguel de Cervantes, que faleceu nesta data em 1616 e Vladimir Nabokov, que nasceu em 1899.

Além da homenagem aos grandes escritores, o Dia Mundial do Livro celebra a imensa contribuição que as obras literárias trazem para a educação e desenvolvimento do imaginário de crianças, jovens e adultos. A data também foi criada para que as ações de incentivo à leitura sejam difundidas nos quatro cantos do mundo, permitindo que todos tenham acesso à leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Na sequência deste artigo, mostraremos um pouco mais sobre o papel secular dos livros na formação dos cidadãos. Confira!

Surgimento dos primeiros livros

Em pleno século XXI, fica difícil imaginarmos um mundo sem os livros. Mas, há muitos e muitos anos, os livros não existiam, o que impedia o repasse de conhecimentos entre as gerações, pois muitas informações eram perdidas.

O desenvolvimento das primeiras obras está diretamente relacionado a contextos políticos, econômicos e religiosos. Tudo começou na Antiguidade por conta do surgimento da escrita e, posteriormente, do papiro, que originou o termo livro, do pergaminho e do códice, momento em que se começou a pensar no livro como objeto. O primeiro livro impresso foi feito no ano de 1455, por Johannes Gutenberg, que imprimiu uma bíblia de 641 páginas. 

A criação do livro foi possível graças a inovações técnicas que permitiram o aprimoramento da conservação das obras, do acesso à informação e da facilidade em manusear e produzir os livros.

Durante toda a história, o livro teve grande representatividade, passando por momentos de grande reconhecimento e outros bastante complicados. Uma das fases mais complexas para o livro foi durante a Idade Média na Europa. Neste período, o fervor religioso tornou o livro como um objeto de salvação. Também foi na Idade Média que surgiram os livros com foco didático para a formação de novos religiosos.

A leitura como ferramenta para o desenvolvimento da educação

Como mencionado anteriormente, o livro é um grande aliado para a educação das crianças e dos jovens, por isso ele está tão presente no dia a dia das escolas de todo o mundo. O hábito da leitura é essencial para a formação integral dos alunos, já que os livros são responsáveis por enriquecer as experiências acadêmicas dos estudantes, ajudando no desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros cidadãos.

O livro é fundamental para o processo de alfabetização das crianças, para o desenvolvimento do imaginário, para a formulação do vocabulário e para aquisição contínua de novos conhecimentos. Sendo assim, podemos dizer que as bibliotecas são as moradas dos livros, assim como o corpo é para a alma.

Por isso, para que o processo de educação transcorra bem, é muito importante que as bibliotecas escolares se tornem uma extensão da sala de aula, incentivando o gosto pela leitura e pela busca de novos aprendizados desde a Educação Infantil.

Os desafios para inserir o livro no dia a dia dos estudantes

O incentivo à leitura não é um processo tão simples quanto parece, pois é preciso que as instituições de ensino assumam o desafio de tornar as bibliotecas mais atraentes para os estudantes de diferentes faixas etárias.

Organizar o acervo de forma mais simples e prática, desenvolver atividades em consonância com o trabalho realizado em sala de aula e trazer os recursos tecnológicos para dentro das bibliotecas são formas eficazes de inserir o livro no dia a dia dos alunos.

Um bom software de gestão de bibliotecas auxilia as instituições de ensino neste processo, pois com eles é possível otimizar serviços importantes que dão aos bibliotecários mais tempo disponível para focarem nas ações de incentivo à leitura, como: 

Gestão simplificada, com painel completo de todas as operações da biblioteca;

Otimização da catalogação, sendo possível importar os dados bibliográficos de uma obra apenas digitando o seu ISBN.

Interatividade para os alunos fazerem reservas, buscas e renovações de livros em uma plataforma online super prática e acessível.

Neste artigo, abordamos a trajetória secular do livro e a sua importância para a educação das pessoas. Também apresentamos alguns desafios para o incentivo à leitura no século XXI e mostramos como os recursos tecnológicos podem contribuir para aproximar os alunos dos livros.

Para continuar acessando notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita. Caso tenha alguma dúvida sobre o uso do software de gestão de bibliotecas, deixe a sua mensagem nos comentários que retornaremos o mais rápido possível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.