Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

O que é museografia: entenda mais sobre o assunto

A museografia é uma espécie de disciplina da museologia — visto que se refere ao conjunto de procedimentos e mecanismos necessários para se "fazer o museu".

Você já ouviu falar na palavra "museografia"? Sabe qual a diferença dessa expressão para "museologia"? Está confuso em relação aos dois termos? Calma! Esse conteúdo é justamente para esclarecer cada um dos vocábulos e tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe a seguir!  

O que é museografia e qual a sua relação com a museologia

Vamos começar pelo termo "museologia": ele se refere à ciência que trata e que estuda os museus. Essa ciência, considerada como um campo científico de investigação, "pensa o museu"  envolvendo, especialmente, a tríade objeto-coleção-exposição em um contexto social e cultural.

A museografia, por sua vez, estuda os aspectos técnicos e práticos de um museu. Ela é uma espécie de disciplina da museologia — visto que se refere ao conjunto de procedimentos e mecanismos necessários para se "fazer o museu". Isso inclui as práticas administrativas;  as atividades necessárias de conservação, restauração e documentação dos materiais; e as práticas de comunicação, como a própria exposição de objetos e coleções.

A museografia envolve, por exemplo, técnicas de instalação das coleções e de apresentação de objetos e de conceitos — utilizando cores, sons, imagens, mobiliário e ambientação (com recursos como música, odores, iluminação e temperatura) — tudo para enriquecer a exposição.

Vale ressaltar, entretanto, que a museografia envolve, também, aspectos administrativos e demais atividades que fazem parte da rotina e do universo dos museus. 

Em outras palavras, a museografia é quem decide como tudo será apresentado. Ela constrói uma narrativa, conceitual e contextual, para que a experiência de ir ao museu seja aproveitada da melhor maneira possível pelo público visitante do espaço. 

Um projeto museográfico tem como finalidade, por exemplo, pensar os espaços do museu e a melhor forma de utilização destes, tudo conforme o propósito da instituição. Nesse projeto, devem ser planejadas e estabelecidas as áreas administrativas e expositivas do museu; bem como as técnicas mais apropriadas para organizar, catalogar, apresentar e conservar acervos, e para manter o bom funcionamento geral do espaço. 

Dito isso — e depois de entender melhor o que é museografia — vale ponderar que cuidar de um museu não é tarefa fácil, não é mesmo? Mas, em termos de gestão desses espaços culturais, existem formas de facilitar todo o processo. Umas delas é aproveitando as ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para a gestão de museus — é o caso do chamado SophiA Acervo.

O que é o SophiA Acervo ?

O SophiA Acervo é um software de gestão de museus, desenvolvido pela empresa Prima, capaz de facilitar os processo de organização, de catalogação e de pesquisa dos materiais e informações no local — isso por meio de parâmetros como título, assunto, palavra-chave, intervalo de tempo, dentre outros. Com a ferramenta, também é possível criar fichas de catalogação de acordo com o interesse de cada instituição ou pessoa.  

Para a chefe do Arquivo Múcio Leão da Academia Brasileira de Letras (ABL), Maria de Oliveira, "a rápida recuperação da informação" foi, justamente, o principal benefício da implantação SophiA Acervo na instituição. "Para nós, o principal problema em não ter um software era a limitação na difusão do acervo e na otimização do tratamento arquivístico", conta ela. Maria de Oliveira ainda pontua o fato de que, além do acesso presencial aos arquivos, o produto da Prima possibilita consultas online por meio do Terminal Web. 

O SophiA Acervo foi o primeiro software a ser utilizado pela ABL para fins de gestão.

Quer saber mais sobre o software desenvolvido pela empresa Prima, focado na gestão de museus? Então, confira o material que preparamos especificamente sobre o assunto:

Para mais informações, você também pode acessar a página online da ferramenta ou entrar em contato diretamente com a equipe responsável pelo SophiA Acervo. Tire suas dúvidas e peça uma demonstração, sem compromisso, dos serviços oferecidos pelo produto Prima!

Sobre a Prima

A empresa foi fundada em 1993 como desenvolvedora da linha de softwares SophiA, que apresenta ao mercado educacional soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não-bibliográficos.

Em 2018,  passou a fazer parte da Volaris, uma organização de softwares multinacional que opera como uma divisão da Constellation Software. Esta, por sua vez, é uma das companhias de tecnologia de maior sucesso no Canadá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.