Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

O que você precisa saber sobre gestão de museus

Bons recursos tecnológicos ajudam os administradores a traçarem uma gestão de museus eficaz, simples e muito mais ágil

Para ser considerado de excelência, um museu precisa reunir em um só lugar um acervo amplo e de qualidade, exposições e atividades que atraiam o público, uma comunicação clara e objetiva com os visitantes e bons projetos de financiamento. Mas, para que todos esses pontos caminhem conforme o planejado, é fundamental ter uma gestão de museus que seja eficaz.

Por se tratar de processos diversos, todos de extrema importância, muitos profissionais que atuam na administração desses locais acabam adotando sistemas para gestão de museus. Utilizar a tecnologia como aliada de fato é uma das formas mais eficazes de transformar os museus em espaços ainda mais atraentes para o público, além de outros pontos.

Na sequência deste artigo, listamos algumas dicas fundamentais que você precisa conhecer sobre a gestão de museus. 

Confira a seguir.

O que considerar ao cuidar da gestão de museus? 

A gestão de museus envolve uma série de trabalhos que, juntos, garantem o bom funcionamento do local, fazendo com que ele cumpra seu importante papel na formação cultural de diversos públicos. 

Mas dar conta de tudo é um grande desafio para os profissionais que trabalham na administração dessas instituições. Por isso, pensando em ajudá-los, reunimos a seguir os principais pontos que você precisa saber para promover uma gestão de museus eficaz:

Métodos de catalogação

Para traçar uma boa gestão de museus é preciso conhecer todos os processos adotados pela instituição, por isso, levantar os métodos de catalogação usados para as coleções e objetos no museu é um passo importante. É interessante descrever os diferentes métodos utilizados e as suas terminologias, como identificação, pesquisa, registro e inventário. 

Palavras-chaves e classificação são importantes para a gestão de museus

Outro passo importante para organizar os museus tem a ver com os índices de palavras-chaves, ontologias e sistemas de classificação utilizados. Quanto mais didáticos e organizados forem esses pontos, mais simples e assertiva será a gestão de museus. 

Documentação do acervo

Assim como em outras áreas, para ter uma boa gestão de museus é preciso acompanhar de perto a documentação do acervo para que seja possível ampliar a circulação e disseminação das informações armazenadas. 

Por isso, realizar inventários periódicos do museu e de suas ações, documentando as movimentações do acervo, é fundamental para que a administração identifique pontos a melhorar e potencialize serviços que estão apresentando um desempenho satisfatório. 

Esses pontos são importantes para a manutenção e organização dos acervos, mas realizar esse trabalho de forma manual está longe de ser a melhor decisão. Hoje, como os softwares de gestão de museus, é possível realizar esses e outros importantes serviços corretamente, de forma simples e bastante rápida. 

A seguir, falaremos mais sobre o uso da tecnologia na gestão de museus e mostraremos como bons recursos podem potencializar o trabalho dos gestores no dia a dia.

Utilizando um software de gestão de museus como aliado

Como mencionado acima, atualmente os gestores podem contar com os softwares de gestão de museus como aliados, graças aos avanços da tecnologia. O SophiA Acervo, desenvolvido pela Prima, é exemplo disso.

Ideal para acervos de memória, fotografias, atas de reunião, moda, documentos diversos, objetos pessoais, dentre outros, o sistema foi projetado para dinamizar uma série de tarefas ligadas a gestão, como:

•Acesso protegido por meio de identificação e senha pessoal, com níveis de permissão personalizados de acordo com perfis de usuários definidos pelo cliente;

•Emissão e impressão de relatórios, gráficos e outros documentos personalizados, facilitando  a circulação e disseminação das informações armazenadas;

•Módulo Terminal Web que permite a consulta remota à base de dados, com segurança e possibilidade de edição personalizada de campos de busca;

•Pesquisas simples e avançadas, como por autor, título, assunto, palavra-chave, intervalo de tempo, entre outros parâmetros;

•Criação de todas as fichas de catalogação de acordo com o interesse do gestor

A eficácia do SophiA Acervo para a gestão de museus é comprovada por meio do uso em renomadas instituições do país, como o Museu Mazzaropi e o Museu Afro Brasil, que usufruem dos benefícios oferecidos por esse software considerado um dos melhores do mercado, se não o mais importante.

Se você gostou das dicas e também quer aprimorar a sua gestão de museus, entre em contato conosco para agendar uma conversa sem compromisso com nossos especialistas, ou solicitar diretamente uma demonstração gratuita do SophiA Acervo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.