Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 07 DEZ 2017 - 14H42

O papel da Biblioteca no ensino a distância

Sendo um importante local para o aprendizado, a biblioteca assume um papel ainda mais relevante quando se fala de ensino a distância.



A Educação a Distancia (EaD), continua trazendo vantagens com a evolução da educação ao longo dos anos. Sendo assim, permite atingir os pontos mais distantes do país e aos mais diferentes perfis de estudantes, criando novas oportunidades de estudo e conhecimento para esses alunos.

A partir disso, temos também uma mudança no perfil e no papel da biblioteca perante toda essa nova era da educação e da inovação tecnológica, transcendendo o seu papel para atender a comunidade acadêmica com qualidade e provendo o acesso informacional para esses alunos. 

O MEC, por meio do documento "Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância", discorre dos itens necessários para uma boa prática do Ensino a Distância e enfatiza a existência de bibliotecas nos pólos de apoio presencial, com um acervo mínimo que possibilite o acesso à bibliografia utilizada no curso, além de um sistema de empréstimos de livros e periódicos conectado com a sede da instituição de ensino superior, permitindo um acesso completo a outras bibliografias importantes no desenvolvimento do aprendizado.  

Assim, o uso da tecnologia através de um sistema de gestão das bibliotecas é essencial para o sucesso da biblioteca no ensino a distância. 

Características essenciais para uma biblioteca no ensino a distância

A estrutura física da biblioteca ainda é o melhor e o mais utilizado meio para busca de informação e conhecimento pelos estudantes, promovendo assim o seu importante papel. Restringir os alunos do ensino a distância a utilização somente de apostilas e dos materiais previamente disponibilizados pelos professores prejudica a sua aprendizagem. 

Surgindo a figura dos polos de ensino, que são considerados como "a extensão da universidade", faz-se a necessidade de existir bibliotecas também presentes nesses locais.

Conforme já foi dito acima, o documento que guia a qualidade no Ensino Superior a Distância, disponibilizado pelo MEC, elenca diversos fatores e pontos importantes, como um acervo mínimo e a possibilidade de intercâmbio de livros entre as bibliotecas dos polos de ensino e das sedes da instituição de Ensino Superior.

Além de dispor desse importante local, com a infraestrutura mínima necessária para o bom aprendizado, o MEC institui, por meio do decreto nº5.622 de 19 de dezembro de 2005, art12, que os polos devem possuir “bibliotecas adequadas, inclusive com acervo eletrônico remoto e acesso por meio de redes de comunicação e sistemas de informação, com regime de funcionamento e atendimento adequados aos estudantes da educação a distância.” 

A importância da tecnologia auxiliando a biblioteca no ensino a distância 

Como a base do ensino a distância é a utilização de diferentes tecnologias na educação, nada mais esperado do que a utilização da tecnologia também nas suas bibliotecas. Assim, a utilização de sistemas de gerenciamento dessas "bibliotecas híbridas" é essencial para as instituições de ensino, pois, desta forma, o usuário tem acesso a todos os materiais disponíveis em um só local, independentemente da plataforma ser física ou digital.

Um bom software de gerenciamento de bibliotecas híbridas é o SophiA Biblioteca, que possui diversas funcionalidades importantes que merecem destaque, como uma função específica para gestão de bibliotecas digitais e integração com alguns provedores digitais de conteúdo. Outro ponto importante é a preocupação com as normas do MEC, oferecendo assim aos seus gestores relatórios e uma visão geral de toda a biblioteca. 

O SophiA também permite a conexão entre diversas bibliotecas de uma mesma instituição de ensino com a capacidade de realizar empréstimos entre essas bibliotecas, favorecendo a utilização também pelas instituições de ensino a distância.

Para os estudantes, a comunicação e navegação por meio do Terminal Web possibilita várias vantagens, visto que oferece toda a plataforma de comunicação entre os alunos e o acervo disponível, com consultas a referências bibliográficas, reservas e renovações. 

A biblioteca sempre é um importante local, seja para alunos do Ensino Superior a Distância quanto para alunos do Ensino Superior Regular. A busca por material e informação para os seus estudos em uma biblioteca de qualidade e bem gerenciada é imprescindível entre todos estes alunos. 

Conheça um pouco mais sobre o software de gestão da biblioteca universitária SophiA e todas as suas funcionalidades e vantagens!

Entre em contato com o nosso time para mais informações e dúvidas sobre como o SophiA pode ajudar na gestão da biblioteca da sua instituição de Ensino Superior a distância.  

VEJA TAMBÉM:
Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

BAIXAR PLANILHA >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.