Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos Atualizada em 09 MAI 2019 - 12H05

Quais clássicos mundiais da Literatura sua biblioteca escolar deve ter?

Um acervo amplo, variado e com uma ótima gestão é fundamental para que a biblioteca escolar contribua para a formação integral dos alunos

Uma biblioteca escolar completa precisa ter em seu acervo obras que marcaram a Literatura nacional e também os grandes clássicos mundiais, que há anos fazem parte da formação de crianças e jovens. 

Para criar essa estrutura e garantir que os alunos da sua instituição de ensino tenham acesso ao que há de mais interessante na Literatura, é importante que os bibliotecários e gestores façam uma seleção minuciosa dos clássicos que irão compor a biblioteca escolar.

Se você está montando ou revendo o seu acervo e quer conhecer os clássicos mundiais da Literatura que não podem faltar na sua biblioteca, confira na sequência deste artigo as nossas indicações de grandes obras internacionais.

6 clássicos da literatura mundial que sua biblioteca escolar deve ter 

Para ter um desenvolvimento integral, os alunos precisam ter acesso a conteúdos diversos, que passam pelas grandes obras da Literatura nacional até os clássicos mundiais. É por meio desse conhecimento amplo e diverso que as crianças e os jovens terão a chance de se aproximar de culturas e costumes diferentes, aspecto que contribui tanto para a formação acadêmica quanto pessoal. 

A biblioteca escolar deve ser o local onde os estudantes encontram essa variedade de obras. Por isso, listamos abaixo 6 clássicos mundiais da Literatura que você deve ter em seu acervo. 

1. Os Lusíadas

Escrito em 1572 por Luís Vaz de Camões, o poema histórico "Os Lusíadas" é um dos grandes clássicos que não podem faltar na sua biblioteca escolar. O texto exalta a força e a coragem do povo lusitano, com dez cantos que contam a história da viagem do navegador Vasco da Gama rumo às Índias.

2. Cem Anos de Solidão 

Os clássicos da Literatura internacional contam também com obras mais recentes, como "Cem Anos de Solidão", livro do autor Gabriel García Marquez, vencedor do Prêmio Nobel.

No livro, os alunos terão a oportunidade de conhecer as desventuras das gerações da família Buendía de uma forma muito própria, já que o escritor expande os limites da linguagem e discorre, também, sobre aspectos da História da América do Sul. O grande tema da obra é a solidão humana, que atua como plano de fundo das histórias apresentadas na trama.

3. Romeu e Julieta

Outro livro que não pode faltar na biblioteca escolar é o grande clássico "Romeu e Julieta", do escritor inglês William Shakespeare. A obra, dividida em cinco atos, aborda o conflito entre a família Capuleto e a família Montecchio, que interfere no romance dos apaixonados Romeu e Julieta.

O término triste da história é um dos grandes marcos de Shakespeare.

4. Crime e Castigo

Ainda no gênero romance, o livro "Crime e Castigo", do russo Fiódor Dostoiévski, é um grande clássico da Literatura mundial.

A obra conta a trajetória de Ródion Ramanovich Raskolnikov, um estudante residente em Pitsburgo, de origem humilde e sem perspectivas de futuro. Diante dessa realidade o personagem acaba cometendo um grave crime, levando a obra a mostrar de forma única as consequências das ações humanas.

5. A Divina Comédia 

"A Divina Comédia", de Dante Alighieri, apresenta uma trilogia de poemas: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Representando o Renascimento, a obra costuma ser bastante utilizada nos colégios para que os estudantes compreendam os valores do mundo medieval. Além da beleza poética, "A Divina Comédia" deve compor o acervo da biblioteca escolar por ter um grande valor histórico, pois é considerado o primeiro texto escrito em italiano numa época em que o idioma usual era o latim.

6.  O Pequeno Príncipe

"O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, é um livro voltado para o público infantil e que traz reflexões importantes. Na obra de sucesso mundial, é contada a história de um príncipe que toma conta de um planeta cujos únicos habitantes são ele próprio e uma flor.

O príncipe viaja pelo universo de carona em um cometa e, nessas viagens, ele encontra outros personagens com quem aprende lições filosóficas. 

Não deixe de lado o cuidado com esse acervo

Nos tópicos acima, apresentamos alguns dos clássicos mundiais que sua biblioteca escolar deve ter. Essas obras, assim como grandes títulos da Literatura nacional, são fundamentais para garantir a formação integral dos estudantes. Mas, tão importante quanto adquirir esse acervo é cuidar bem dele, garantindo que todos os livros estejam organizados e à disposição dos interessados.

Realizar o controle e a gestão do acervo da biblioteca escolar manualmente é, nos dias de hoje, uma tarefa quase que impossível. Ter um sistema como aliado, portanto, é essencial para que os bibliotecários e gestores da instituição de ensino tenham tempo para se dedicar a outras áreas importantes, como a pedagógica. 

O Philos, software desenvolvido pela Prima, empresa especializada na criação de tecnologias para área educacional, é um grande parceiro das escolas nessa tarefa. Com ele, os bibliotecários terão acesso a ferramentas que ajudarão a dinamizar uma série de tarefas importantes, como:

  • Gestão de acervos híbridos, o que significa que a biblioteca poderá, na mesma ferramenta, ter seu acervo físico e digital;
  • Funcionalidade de importar os registros via ISBN, digitando ou fazendo a leitura do código de barras, tornando a catalogação mais rápida e prática;
  • Configuração de perfis de acessos dos operadores, melhorando o controle de quem pode fazer cada tipo de atividade na biblioteca;
  • Acesso às estatísticas do acervo e da circulação de forma rápida e bem simples.

Se gostou das dicas dos clássicos mundiais que a sua biblioteca escolar deve ter e quer conhecer um pouco mais sobre as funcionalidade do Philos para gestão de biblioteca, entre em contato conosco e solicite uma demonstração do sistema em sua instituição de ensino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.