Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar. Comemore!




A comemoração da Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar é um evento muito importante.

Para os alunos significa contato com todas as inovações que surgiram naquela ocasião, importantíssimas para a arte brasileira. Já para os gestores da biblioteca, é uma forma de reafirmar seu status de espaço cultural.

O evento, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, é um divisor de águas na cultura brasileira.

Ele provocou profundas mudanças na arte do país, rompendo com a cultura europeizante e propondo o abrasileiramento das artes plásticas, música e literatura.

Por ser um evento tão importante para a cultura nacional e ser a data do seu centenário, a Semana de 22 merece ser comemorada durante o ano todo.

Pensando nisso, listamos 8 ideias para a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna na biblioteca de sua escola ser um sucesso!

1) Disponibilize livros dos autores que participaram do evento

Uma das principais formas de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar e fomentar a leitura é disponibilizando os livros dos autores que participaram do evento.

Os modernistas da literatura foram:

  • Mário de Andrade
  • Oswald de Andrade
  • Graça Aranha
  • Ronald de Carvalho
  • Menotti Del Picchia
  • Guilherme de Almeida
  • Sérgio Milliet


2) Monte uma exposição digital com trabalhos dos artistas plásticos

Outra forma de chamar a atenção dos alunos é montar uma exposição com trabalho dos artistas plásticos que estavam no evento.

Tivemos os escultores Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel. Já na pintura, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Santa Rosa.

Tarsila do Amaral só se juntou ao grupo depois porque estava em Paris à época do evento. Mas por ser uma das maiores expoentes do modernismo merece espaço no evento, não acha?

Prepare uma exposição virtual para ser hospedada no site da biblioteca ou da escola. E divulgue bem para que, além dos alunos, os pais e outros interessados possam ter acesso!

3) Crie uma playlist com produções dos músicos que participaram do evento para comemorar

A comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar deve incluir a música. Muito bem representada pelo Maestro Villa-Lobos e pelo pianista Guiomar Novaes.

Assim, criar uma playlist com as composições/apresentações desses grandes artistas é uma forma de colocar os alunos em contato com um gênero musical menos difundido.

4) Comemore a Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar expondo a biografia dos artistas envolvidos

Conhecer a vida dos envolvidos no movimento pode auxiliar na compreensão do modernismo. E ajudar os alunos a perceberem como a vida de cada artista influenciou sua arte.

5) Ofereça oficinas literárias sobre o Modernismo

Ter uma imersão em algumas das formas de arte presentes no evento é excelente para despertar o interesse para a Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar. E para mostrar o lado social do espaço.

Assim, promover oficinas literárias (prosa, verso) permitirá aos participantes produzir suas próprias obras inspiradas nesse movimento tão disruptivo.

6) Leitura e debate dos principais livros modernistas

Promover leituras e debates dos principais livros modernistas permite uma reflexão sobre nossa sociedade. E até debater meios de melhorá-la.

Macunaíma, de Mário de Andrade, é um bom exemplo de obra que propõe reflexões importantes sobre o que somos e o que desejamos ser!

Mas, claro, existem outros clássicos da literatura modernista que merecem ser discutidos.

7) Elabore um Quiz com curiosidades da Semana de Arte Moderna

Um Quiz é uma ótima forma de despertar o interesse dos alunos para o evento. Além do mais, eles podem ajudar a elaborar o conteúdo.

Adicionar essa ferramenta às ações da Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar pode ser uma forma muito eficiente de levar os mais novos para o espaço. Afinal, a moçadinha adora jogos!

8) Semana de Arte Moderna na Biblioteca Escola? Disponibilize obras que ajudem a entender o movimento

Disponibilize obras que falam do evento na comemoração da Semana de Arte Moderna na biblioteca se sua escola.

Veja 3 delas – tem para os menores e para os jovens:

  • O Mário que não é de Andrade, de Luciana Sandroni - um garoto chamado Mário encontra Mário de Andrade e o autor modernista conta tudo sobre o modernismo e a Semana de Arte Moderna;
  • Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia, de Marisa Lajolo e Lilia Moritz: mostra a opinião de Monteiro Lobato, autor contemporâneo ao movimento modernista, mas contra o conceito;
  • 1922: a Semana que não terminou, de Marcos Augusto Gonçalves: relata os bastidores dos acontecimentos que culminaram nesse evento.


Otimize a gestão de sua biblioteca e tenha mais tempo para atrair leitores

Sabemos bem como a gestão da biblioteca pode ser desgastante. Mas também entendemos a importância de ações que possam dar maior visibilidade ao espaço e atrair o público.

Organizar a comemoração da Semana de Arte Moderna na biblioteca escolar é uma dessas tarefas essenciais.

E para você manter as tarefas cotidianas sob controle e, ainda, dedicar-se ao trabalho de movimentar o espaço com atividades de qualidade, nada melhor do que contar com a tecnologia.

O Philos é um Software de Gestão de Bibliotecas escolares, com a chancela do SophiA, que garante um gerenciamento muito mais prático e assertivo de toda a rotina do setor. Incluindo catalogação ágil dos livros, controle de empréstimo, etc.

Assim, você otimiza seu tempo e pode se dedicar às tarefas estratégicas e deliciosas. Como organizar as comemorações da Semana de Arte Moderna na biblioteca de sua escola.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o Blog do SophiA para acessar conteúdos relevantes para o seu dia a dia. Entre eles, sugerimos:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.