Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Bibliotecas e Acervos

Séries baseadas em livros: uma estratégia para movimentar a biblioteca

Encontrar uma estratégia para movimentar a biblioteca é um dos grandes desafios dessas instituições, e as séries baseadas em livros podem ser um caminho.

Bibliotecas são recursos voltados para o benefício da comunidade – mas isso não significa que as pessoas sabem usufruir disso. Às vezes, é preciso colocar em prática uma estratégia para movimentar a biblioteca.

Afinal, nem todo mundo entende que este espaço pode proporcionar os melhores conteúdos, programas e experiências possíveis – para si e para toda a família.

Por isso, vale investir em iniciativas que ajudem a gerar fluxo e atrair cada vez mais frequentadores. Mas como fazer isso quando perdemos espaço para a tecnologia dos tablets e smartphones?

A resposta pode estar na união de suas forças: que tal promover ações sobre séries baseadas em livros? Essa pode ser uma excelente estratégia para movimentar a biblioteca e atrair mais pessoas – mesmo aquelas que não largam seus tablets para manter as séries sempre em dia.

Conheça alguns sucessos que estão em destaque por aí e como aproveitar cada um em uma estratégia para movimentar a biblioteca.

Outlander

Viagem no tempo, romance e aventura formam o grande enredo dos livros de Diana Gabaldon, que viraram uma bela série de ficção histórica e estão atraindo muitos fãs em todo o mundo.

A série de TV mostra Claire Randall, que em plena lua de mel com seu marido, em 1946, é transportada de volta para a Escócia de 1743, onde ela deve usar sua inteligência para sobreviver, enquanto se apaixona por Jamie Fraser e tenta escapar do maligno ancestral do marido, Black Jack Randall.

-Onde assistir: as temporadas estão disponíveis no NOW, no Netflix e na Amazon Prime.

-Como explorar: que tal convidar fãs para debater sobre os cenários históricos abordados na série?

The Good Omens

A obra de Terry Pratchett e Neil Gaiman mostra a humanidade se preparando para um apocalipse iminente – onde um anjo e um demônio se unem para sabotar o fim do mundo.

A adaptação do livro acabou tornando-se uma das séries de TV mais esperadas e o elenco, com David Tennant, Michael Sheen e Jon Hamm, é um show à parte.

-Onde assistir: atualmente a série está disponível exclusivamente na Amazon Prime - embora algumas pessoas tenham achado que a série era da Netflix.

-Como explorar: experimente convidar um especialista em teologia, com um perfil mais moderno, para traçar paralelos entre fatos da série e do livro e o ponto de vista teológico destas questões.

The Handmaid’s Tale

Sucesso de público desde a primeira temporada, a série baseada no livro de Margaret Atwood apresenta uma América distópica, conhecida como Gilead.

Lá, um governo totalitário transformou todas as mulheres que podem ter filhos em servas – que são designadas para as casas da elite dominante, para engravidar e ter filhos para esses homens e suas esposas.

A série de TV ganhou inúmeros prêmios, incluindo um Emmy, sendo aclamada pela crítica, e foi além do romance original a partir de sua terceira temporada.

-Onde assistir: na Amazon Prime, no Hulu, no NOW e no canal de TV por assinatura Paramount Channel.

-Como explorar: abra espaço para palestras e debates sobre os direitos da mulher nos dias de hoje, traçando paralelos com alguns pontos-chaves da série e do livro.

Game of Thrones 

Game of Thrones, série baseada nas obras de George R. Martin, traz um envolvente enredo sobre as batalhas para controlar os Sete Reinos de Westeros – e ninguém tira os olhos da tela querendo saber quem será vitorioso e se sentará no Trono de Ferro.

A parte interessante é que tudo que o espectador vê na tela é oficial e aprovado pelo criador.

-Onde assistir: Game of Thrones foi exibida pelo no canal de TV por assinatura HBO até sua última temporada e e hoje está disponível no NOW.

-Como explorar: a série movimenta um grande mercado, com produtos de uso pessoal, decoração, roupas e muito mais, além de fóruns por toda a internet. Mas sua última temporada foi cercada de polêmica e deixou muitos fãs descontentes com o desfecho. Promova um evento com os membros locais destes fóruns, para discutir possíveis finais para a série e para o livro que ainda está por vir – essa promete ser uma ótima estratégia para movimentar a biblioteca. 

Objetos afiados

"A Garota Exemplar" foi um título de grande sucesso – que até virou filme – de Gillian Flynn. Outra obra, com o título original de Sharp Objects, também foi adaptada, desta vez para uma série de TV.

Interpretada pela atriz Amy Adams, a jornalista Camille Preaker retorna à sua cidade natal para fazer uma cobertura sobre o sequestro e assassinato de duas garotas. Em casa, ela se reencontra com sua mãe distante e sua meia-irmã, descobrindo que precisa confrontar seus próprios demônios para chegar ao fundo do que aconteceu com as duas garotas.

-Onde assistir: no no canal de TV por assinatura HBO, no NOW e na Amazon Prime.

-Como explorar: o filme que foi baseado no outro título da autora, “Garota Exemplar”, foi bastante fiel ao livro. Convide fãs da série para debater sobre pontos em comum e pontos destoantes entre as duas obras.

Recursos importantes em uma estratégia para movimentar a biblioteca

Tão importante quanto aplicar uma estratégia para movimentar a biblioteca é contar com recursos tecnológicos que ajudem na gestão e simplifiquem as tarefas do dia a dia, controlando seu acervo e até mesmo expandindo-o.

O Odilo é um bom exemplo deste tipo de ferramenta: através dele, seus frequentadores poderão ter acesso a centenas de títulos digitais em diversos idiomas, assim como revistas e jornais diversos, permitindo à sua biblioteca manter um rico acervo híbrido à disposição de todos.

Entre em contato para conhecer a ferramenta e descobrir tudo o que o Odilo pode fazer por sua biblioteca!

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando nosso blog para ler outras!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Bibliotecas e Acervos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.